segunda-feira, 20 de maio de 2013

10 lições que podemos aprender com nossos filhos



Mesmo as atitudes mais singelas dos pequenos podem trazer uma grande aprendizagem para a vida dos adultos que os cercam


por Luciana Kotaka

10 licoes que podemos aprender com nossos filhos 10 lições que podemos aprender com nossos filhos
Foto: Thinkstock

Já ouvimos muitas vezes a frase: “Ter filhos é padecer no paraíso” e apesar de em muitas situações nos colocarmos a pensar realmente na veracidade dessa frase, em momentos em que eles nos colocam à prova com suas birras, confrontos, dificuldades na escola, mas a grande verdade é que é maravihoso poder compartilhar da companhia deles, dar risadas, rolar no chão, brincar de bola. 

A criança tem uma inocência maravilhosa, são seres de uma pureza extrema, dão gargalhadas por qualquer coisa, tudo é engraçado, tudo é motivo de brincadeira.

Nós adultos perdemos com o tempo muitas das qualidades que tínhamos quando criança, poucos são os que conservam algum aspecto dessa época tão recheada de fantasias e alegrias. 

A grande questão é: o que podemos aprender com elas?
Será que é possível recuperar um pouco dessa época maravihosa? Será que eles mesmo sendo mais novos e com menos vivência de vida tem algo a nos ensinar? A boa notícia é que é possível sim. 

Veja a seguir 10 coisas que podemos aprender com os filhos e entenda como eles colaboram com a evolução dos pais:
  1. As crianças enxergam as pessoas com o coração puro, e nós adultos acabamos endurecendo essa visão até em função das situações que vivenciamos em nossas vidas, mas será que podemos deixar de generalizar e nos colocar mais verdadeiramente para o outro e permitir um olhar mais doce? Vamos tentar? Enxergar a vida sob outras perspectivas.
  2. A criança aprende na escola as regras de trânsito e quando estão no carro com os pais apontam o sinal e mostram que agora eles também tem conhecimento. E o que acontece se os pais desrespeitarem o sinal, que mensagem nossos filhos aprenderão? Então, vamos respeitar o sinal, o outro, com a mesma certeza e determinação que uma criança faz quando aprende as leis. Eles as levam a sério.
  3. O amor incondicional é um aspecto que só aprendemos quando geramos um filho, um amor que supera tudo, onde nos doamos de forma total e genuína.
  4. Mágoa é um sentimento que a criança definitivamente não carrega, ela briga em um dia com um amiguinho e no dia seguinte é o melhor amigo de novo, uma prova que devemos aprender a respeitar o outro e a perdoar.
  5. Eles são como CDs virgem, aprendem o tempo todo, curiosos, estão sempre em busca de novidades, explorando ao máximo o mundo ao seu redor. Não devemos perder nunca o estímulo de aprender, de estudar, eles são nossos melhores exemplos.
  6. O sonho é algo que nos motiva a viver o dia a dia e com nossos filhos percebemos o quanto sonhar é algo fantástico, um estímulo sempre positivo.
  7. Acordam todos os dias sorrindo, enfrentam o dia com leveza e bom humor, vale a pena seguir o exemplo deles.
  8. O respeito aos animais é algo que fica claro na relações que estabelecem com eles, o carinho, a troca do afeto.
  9. Crianças são simples, não complicam as situações, querem fazer ou não, suas respostas são pontuais, a indecisão não se faz presente.
  10. Nossos filhos crescem e caminham em direção à vida, não poderemos mais decidir o que farão, aonde vão, nem escolher seus parceiros. Com eles aprendemos que não podemos controlar as pessoas e nem as situações.
 http://www.dicasdemulher.com.br/10-licoes-que-podemos-aprender-com-nossos-filhos/

Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Oi Luciana, os nossos filhos nos trazem aprendizados lindos mesmo.
Adorei os 10 ensinamentos. O último tem sido o mais difícil pra mim. kkkk
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/