terça-feira, 14 de maio de 2013

Mães adolescentes têm maior probabilidade de se tornarem obesas no futuro



De acordo com dados do National Health and Nutrition Examination Survey, os pesquisadores observaram que mães adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver obesidade mais tarde na vida. Os pesquisadores procuraram examinar a diferença na prevalência de obesidade ou sobrepeso em mulheres que deram à luz entre as idades de 13 e 19 anos contra aquelas que deu à luz aos 20 anos ou mais tarde. Eles descobriram que as mulheres que deram à luz durante a adolescência tiveram 32% mais chances de serem obesas em comparação às mulheres que deram à luz depois dos 20 anos de idade.

"Pela primeira vez, identificamos mães mais jovens como um grupo de alto risco para a obesidade, que sabemos ser um dos mais debilitantes problemas de saúde de longo prazo", afirma Tammy Chang, MD, MPH, MS, professor da Michigan Medical School University, em comunicado à imprensa.

Chang e seus colegas usaram os dados da NHANES 2001-2010 para investigar a associação entre excesso de peso e obesidade e partos na adolescência entre mulheres de 20 a 59 anos. Foram incluídas pacientes com pelo pelo menos um filho nascido vivo, que não estavam grávidas no momento da pesquisa ou no início da gravidez.

Após a realização de análises, os pesquisadores descobriram que as mulheres com um nascimento na fase da adolescência eram significativamente mais propensas a se tornarem obesas em comparação com as mulheres que não tiveram parto na adolescência. Dados ajustados indicam que as mulheres com um nascimento quando adolescente continuaram a ser mais suscetíveis a se tornarem obesas em comparação com as demais mulheres que tiveram filho mais tarde.

"Sabemos que a gravidez na adolescência está ligada a certos riscos imediatos, como bebês com baixo peso ao nascer. Agora sabemos que ter filho quando adolescente também é associado com maus resultados para a saúde em longo prazo", disse Chang. "A obesidade é um problema de saúde caro, prevalente, com conseqüências prejudiciais à saúde e difícil de reverter. Por isso é extremamente importante identificar os grupos de risco mais cedo, para que possamos intervir."

Os estudiosos sugerem mais estudos sobre fatores modificáveis, razões fisiológicas e sociais por trás da gravidez precoce e subsequente risco para a obesidade.

Os pesquisadores procuraram examinar a diferença na prevalência de obesidade ou sobrepeso em mulheres que deram à luz entre as idades de 13 e 19 anos contra aqueles que deu à luz aos 20 anos ou mais tarde. Eles descobriram que as mulheres que deram à luz durante seus anos de adolescência foram 32% mais chances de serem obesas em comparação com as mulheres que deram à luz em ou depois de 20 anos de idade

Claramente, este estudo estabelece a gravidez na adolescência como fator de risco para a obesidade na vida adulta. No entanto, temos de reconhecer que este é um estudo de associação e não necessariamente sugerir relação de causa-e-efeito entre a gravidez na adolescência eo desenvolvimento de obesidade na vida adulta.

Os resultados não são necessariamente surpreendente, porque há fatores sociográficas comuns que predispõem os pacientes a gravidez na adolescência, assim como a obesidade (ou seja, os ambientes de menor nível socioeconômico, escola e casa com acesso limitado aos saudáveis para alimentos saudáveis, lugares limitados para o exercício, má compreensão de saúde em geral, ou falta de acesso a cuidados de saúde).

Os pesquisadores também apontam que evitar a gravidez na adolescência pode ser uma das maneiras que podem diminuir o desenvolvimento de obesidade em adultos. Muitas vezes pensamos sobre gravidez na adolescência e as conseqüências de curto prazo, como a interrupção na educação da mãe e falta de acesso a cuidados de saúde e resourcesbut adequada neste estudo destaca uma gravidez de risco a longo prazo da saúde adolescente pode ter tem sobre esses adolescentes mais tarde na vida.

Saiba mais: http://migre.me/encID

Um comentário:

Suzana disse...

Lu,

Muito interessante o seu post. Vou passar para algumas pessoas que eu conheço. Achei muito válida a informação.

Parabéns.

Bjs

Suzana