segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Criança de dois anos é pessoa mais jovem a fazer cirurgia bariátrica

Menino apresentava quadro de obesidade mórbida e apneia do sono; dietas não funcionavam e a cirurgia foi autorizada

 Foto: Telegraph / Reprodução Foto: Telegraph / Reprodução
Um menino de apenas 2 anos e meio e pesando 33 kg se tornou a pessoa mais jovem a ser submetida a uma cirurgia bariátrica, segundo a publicação especializada International Journal of Surgery. A origem e o nome da criança não foram divulgados, e o procedimento foi feito há 2 anos, mas somente documentado agora.
 Foto: Telegraph / Reprodução Foto: Telegraph / Reprodução
Ele apresentava obesidade mórbida e apneia obstrutiva do sono, que é quando se para de respirar por um certo intervalo de tempo enquanto dorme. As dietas não funcionavam e, após exames, observou-se que a obesidade não tinha raízes genéticas ou hereditárias, ou origem em doenças como tumor no cérebro. O procedimento foi, então, autorizado.

Não houve complicações, segundo o relatório, e após 2 meses a apneia havia diminuído consideravelmente.

O colunista Philip Sherwell, do Telegraph, contou um pouco a história do menino. Aos 14 meses de idade, com mais de 21 kg, ele foi a um endocrinologista e começou uma dieta, mas 4 meses depois seu peso havia aumentado em 8 kg.
O menino foi então encaminhado a uma clínica de obesidade, mas continuou ganhando peso. Foi somente nessa época que os cirurgiões decidiram operá-lo, apesar da pouca idade.
Dois anos após o procedimento, seu peso chegou aos 24 kg.

Antes do caso, a criança mais jovem a ser submetida a uma gastrectomia tubular laparoscópica, em que aproximadamente 85% do estômago é retirado, de acordo com o centro médico da Universidade de Maryland, foi uma criança de 5 anos da Arábia Saudita.

http://saude.terra.com.br/crianca-de-dois-anos-e-pessoa-mais-jovem-a-fazer-cirurgia-bariatrica,352d86b6a4241410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa!!
Acho essa cirurgia tão arriscada... é muito problema pra alguém tão pequeno.

bj Luciana!! e ótima semana...