sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Extrato de café verde é novo aliado na perda de peso; conheça

Especialistas listam e diferenciam os produtos naturais que ajudam a emagrecer

Extrato de café verde deve ser evitado por pessoas sensíveis à cafeína e com hipertensão Foto: Getty Images
Extrato de café verde deve ser evitado por pessoas sensíveis à cafeína e com hipertensão
Foto: Getty Images
Na hora de emagrecer, uma ajudinha sempre vai bem. Por isso, vira e mexe novos recursos surgem no mercado de produtos naturais para complementarem o processo de perda de peso. A cápsula feita do extrato do grão de café verde é mais uma destas novidades.

Em alta entre os antenados do mundo fitness, o grão tem efeito termogênico e antioxidante sendo um efetivo coadjuvante no emagrecimento. “O grão do café verde tem mais cafeína que o grão torrado comum, por essa razão o efeito termogênico é maior, além de uma concentração maior de antioxidantes”, explica Alexsander Whitaker, nutricionista Esportivo da Academia Edge Life Sports.
O efeito aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e o gasto calórico, enquanto os oxidantes agem sobre os radicais livres combatendo o envelhecimento.

Outra propriedade do grão é a redução da liberação de glicose no sangue. “O café verde tem duas vezes mais clorogênico, que diminui a absorção de glicose no intestino, inibindo a enzima glicose-6-fosfatase, que é responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea”, explica a endocrinologista Dra. Tatiana Cunha.

No entanto, vale a ressalva de que o café verde deve ser consumido com o acompanhamento de um especialista. Atenção, já que existe contraindicação para pacientes com hipertensão, com tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastroduodenais, problemas hepáticos e reumáticos, além de pessoas sensíveis à cafeína, que podem desenvolver insônia, dor de cabeça, irritação no estômago e arritmia.
Junto com ele, outros elementos naturais disponíveis também são bons aliados no combate ao peso. Confira abaixo.
 Foto: Getty Images Foto: Getty Images
Óleo de coco:
O óleo de coco é outro complemento que tem ganhado espaço nas prateleiras de lojas especializadas e adeptos que procuram ajudar para eliminar os quilos extras com saúde. Assim como o café verde, o óleo tem propriedades termogenicas e também atua na “capacidade de retardar o esvaziamento gástrico proporcionando uma sensação de saciedade por mais tempo”, afirma o nutricionista Whitaker.
Além disso, o óleo de coco tem ainda propriedades que vão além do auxílio na perda de peso, já que apresenta ácido láurico, mesmo componente presente no leite materno e, entre as funções, destaque para “a ação anti-inflamatória, regularização do intestino, combate à fadiga crônica e a fibromialgia”, explica Cunha.

Koubo:
Este extrato do Cereus SP, vem de uma cactácea utilizada no enriquecimento da alimentação humana. Funciona como excelente fonte de proteínas, fibras, vitamina C, ácidos graxos, aminoácidos e substâncias que contribuem para a sensação de saciedade. Além disso, promove a quebra de gorduras localizadas, é diurético e antioxidante e contribui para a normalização do colesterol. Pode ser consumido em cápsulas, spray ou em shakes. É contraindicado para pacientes com diabetes.

Faseolamina:
O componente é um extrato de Phaseolus vulgaris, que está presente no feijão branco. Seu principal benefício é na inibição da enzima alfa amilase, responsável pela quebra de amido, processo que impede a absorção de uma parte dos carboidratos ingeridos na dieta na forma de glicose. Pode ser consumida por meio do feijão branco ou em cápsulas. Não tem contraindicações.

Glucomannan:
Este composto vem da raiz da batata conhecida como “Amorphophallus Konjac”, muito utilizada como alimento na China e no Japão. O elemento possui um tipo de fibra solúvel que tem alta capacidade de absorção no trato gastrointestinal, resultando em um melhor funcionamento gástrico. Com estas propriedades, proporciona saciedade, auxilia na constipação e tem benefícios para pacientes com diabetes. Vale ressaltar atenção extra nos casos de constipação intestinal  e nos indivíduos que usam medicamentos lipossolúveis.
Soja preta:
Como fonte natural de proteína, potássio, ácido fólico, fibra, vitaminas, enzimas e mineirais, a soja preta previne o aumento de peso e diabetes, além de reduzir o colesterol e amenizar sintomas da TPM e da menopausa. O grão cozido pode ser consumido nas refeições duas vezes por semana. Pessoas com alterações de tireoide devem procurar opinião médica antes do cosumo.

Óleo de girassol:
Este óleo é rico em vitamina E natural e possui funções antioxidantes, atuando em melhorias na pele, no sistema nervoso e no sistema endócrino, além de ajudar nos nos níveis de colesterol e arteriosclerose. Não tem contraindicações.

Bala de gengibre:
O gengibre tem indicações positivas tanto para o combate de inflamações como coadjuvante na perda de peso. Ele contribui para acelerar o metabolismo e atua como antioxidante, além de combater os radicais livres, ajudando a amenixar gripes e resfriados. Além da bala, o gengibre puro, em chás ou nos alimento. A contraindicação fica para pacientes que têm cálculo renal.

Sinetrol:
Derivado de frutas cítricas, como a laranja, e também do extrato de guaraná, este elemento combina substâncias que oferecem uma alternativa para a perda de peso e o aumento do desempenho físico durante os exercícios aeróbicos, promovendo a maior quebra de gordura. Consumido em cápsulas é contraindicado para menores de 18 anos, mulheres que estão amamentando, pacientes com hipertensão arterial e idosos.  Assim como os outros, o ideal é usá-lo sempre com um acompanhamento médico.

Bala de colágeno com óleo de coco:
O colágeno é uma proteína que mantém o tônus muscular e a firmeza da pele e, com o óleo de coco, promove benefícios na redução de gordura corporal. Proporciona uma sensação de saciedade, além de combater a flacidez da pele e fortalecer unhas e cabelos. Não apresenta contraindicações.

Oliveira:
As folhas da árvore da azeitona, que possuem potássio, magnésio, manganês, zinco, cobre, fósforo, selênio, vitamina A, E, além de vitaminas B1, B2, B3 e B6, é um componente que estimula a queima de gordura abdominal. Pode ser consumido por meio de cápsula ou chás e é contraindicado para gestantes.

 http://saude.terra.com.br/dietas/extrato-de-cafe-verde-e-novo-aliado-na-perda-de-peso-conheca,c855ad9a41e21410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Um comentário:

Trilhamarupiara disse...

Oiii Luciana vim conhecer seu blog, e agora vou no site, que bacana essas novas alternativas para emagrecer, muito interessante! Bjinhossss