quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Relacionado à obesidade, cientistas descobrem gene da fome

Cientistas descobriram o KSR2, chamado de gene da fome Foto: Getty Images
Cientistas descobriram o KSR2, chamado de gene da fome 


Pesquisadores da Universidade de Cambridge encontram gene KSR2, que pode ser responsável pelo metabolismo lento e excesso de fome

Se você é daquelas pessoas que está sempre com fome, não consegue fazer dieta e muito menos perder peso, talvez os cientistas possam ter descoberto a razão disso tudo. De acordo com o site inglês Daily Mail, pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriram o gene da fome pode ser umas das razões pelas quais algumas pessoas são obesas e outras não.

O estudo aponta que o gene pode ser o responsável pelo apetite insaciável e pelo metabolismo lento de algumas pessoas. Depois de observarem 2.101 pacientes com obesidade severa, eles encontraram mutações no gene KSR2. "Apesar de alimentação regrada e exercícios físicos serem determinantes, algumas pessoas ganham peso muito mais fácil que outras e, esta variação, é muito influenciada por fatores genéticos", diz Dr. Sadaf Farooqi, responsável pela pesquisa.
A descoberta poderá ajudar a tratar a obesidade infantil de maneira mais fácil, além de auxiliar na formação de novos medicamentos e em pesquisas de diabetes tipo 2. Os cientistas descobriram também que a metformina, remédio muto usado no tratamento contra a diabetes, corrige os baixos níveis de oxidação de ácido nas células com o gene KSR2, o que sugere que este pode ser um tratamento eficaz no futuro.

Há alguns anos, outro gene também foi descoberto e ligado aos problemas de peso. Segundo outra pesquisa, pessoas que possuem o FTO têm maiores dificuldade em se sentirem satisfeitas, além de mais vontade em consumir doces e alimentos gordurosos.

 http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/relacionado-a-obesidade-cientistas-descobrem-gene-da-fome,3a2137f2546f1410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: