segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pão francês pode causar cansaço; saiba como ter energia na dieta

 

Quem nunca fez uma dieta e se sentiu extremamente cansado no fim do dia? A exaustão pode ser evitada com uma boa noite de sono, exercícios regulares e bom humor, mas a alimentação também é importante para ter mais energia. O site Huffington Post listou cinco dicas que podem dar mais ânimo no seu dia e vontade de continuar a dieta. Confira a seguir.

Muito tempo sem comer: toda vez em que você passa mais de duas horas sem comer, o açúcar no sangue cai e prejudica a energia do corpo. Isso porque os alimentos abastecem o organismo com glicose, um tipo de açúcar transportado na corrente sanguínea. Nossas células usam glicose para transportar energia primária do organismo, o trifosfato de adenosina (ATP). Seu cérebro, seus músculos e todas as células do seu corpo precisam disso. Quando o açúcar cai, suas células não têm energia primária para fazer ATP, o que pode deixá-lo cansado, irritado, com fome e sem foco. Coma um pouco a cada duas horas para manter o açúcar estável no sangue.
Pão branco no café da manhã: panquecas, torradas, pão branco, muffin e carboidratos deste tipo são os inimigos do café da manhã. Em vez disso, comece o dia com fibra solúvel, encontrada em aveia e nozes. “Ela se dissolve no trato intestinal e cria um filtro que retarda a absorção de gorduras”, explica David Katz, fundador do Yale Prevention Research Center. Fazer um café da manhã saudável evita picos de açúcar no sangue e falta de energia no final do dia.

Comer os vegetais errados: na verdade, não existem “vegetais errados”, mas alguns são mais indicados para dar energia, como couve, brócolis, repolho e couve-flor. Isso porque eles contêm isotiocianatos, composto que ativa a proteína Nrf2, que gera mitocôndrias, parte das células responsável pela conversão de glicose em ATP. “Quanto mais mitocôndrias você tem, melhor o seu rendimento muscular e menor o cansaço”, explica Mladen Golubic, diretor médico do Center for Lifestyle Medicine no Cleveland Clinic's Wellness Institute.

Evitar carne vermelha: se você opta por uma alimentação vegetariana, tem um período menstrual intenso ou consume muito café, provavelmente precisa de mais ferro na sua dieta. De acordo com um estudo, 12% das mulheres com idade entre 20 e 49 anos podem ter deficiência de ferro. “Se você passa por isso, pode fazer a melhor dieta, mas vai continuar exausto”, disse Meridan Zerner, nutricionista esportivo na Cooper Aerobics. As mulheres precisam de 18 mg de ferro por dia até os 51 anos e 8 mg após essa idade. A carne bovina é a melhor fonte do nutriente. Além disse, acrescente alimentos ricos em vitamina C, para conseguir absorver o ferro, e evite café e chá uma hora depois de comer para não prejudicar sua absorção.

Cortar carboidratos radicalmente: um estudo realizado pela Universidade de Tufts mostrou que as mulheres que seguem uma dieta restritiva em carboidratos executam com mais dificuldade tarefas que exigem boa memória em comparação com as demais. Carboidratos ajudam o corpo a queimar gordura sem esgotar estoques musculares de energia. A dieta ideal é de 50 a 55% de carboidratos, 20 a 24% de proteína e 24% de gordura. Carboidratos complexos fornecem energia, enquanto proteína, gordura e fibras retardam o processo de digestão.

http://saude.terra.com.br/dietas/pao-frances-pode-causar-cansaco-saiba-como-ter-energia-na-dieta,1f8f314852d80410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: