segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Recomeçar...sempre


  
Na nossa vida, existem muitos pontos de conflito que acabamos por deixar de lado.Vamos passando por cima de muitas situações, obrigações, desejos, enfim, de nós mesmos, por não estarmos prontos, preparados para resolvermos uma determinada situação.

Vivemos com pressa , e não temos tempo ou não queremos olhar para o que tem nos feito mal, então erguemos o tapete e jogamos deliberadamente a sujeira que está no chão debaixo dele .

Atire a primeira pedra quem nunca fez isso, em algum momento da vida! Todos nós já fizemos isso ! Muitas vezes por falta de tempo, outras por falta de condições, e outras por não estarmos preparados para arrumar essa bagunça. 

Seja qual for a resposta, a verdade é que isso vai acontecer, e se esquecermos de erguer o tapete e limpar a bagunça que ficou escondida, essa bagunça vai ficar grudada no chão, cravada, mas um dia vamos ter que criar coragem e fazer uma faxina , ou podemos fazer de conta que ela não existe e continuar jogando a sujeira debaixo do tapete.

Mas se paramos para refletir , qual será a relação da obesidade, com essa sujeira toda que deixamos escondido de nossos olhos?

Temos muito a  pensar, refletir!

O que a comida vem tapar, preencher ou será amortecer ?

Claro que a obesidade é multifatorial, mas estou analisando a relação do emocional nesse processo, na queixas frequentes que chegam, nos relatos, das dores, das angústias que vão se somando junto com a comida engolida, muitas vezes sem prazer, mas por uma necessidade de resolver, de resgatar um prazer ou um equilíbrio a custa de comportamentos que acabam sendo de auto agressão.

A importância de se trabalhar os aspectos emocionais em um processo de reeducação alimentar é indubitavelmente necessário, pois desta forma poderá canalizar sentimentos, emoções de forma assertiva, promovendo um resgate da auto estima, do respeito para com seu eu, com o seu corpo.

Emagrecer e permanecer magro, dentro do padrão de beleza pessoal, de acordo com seu biotipo, idade e história de vida, pois isso é o real, nossas heranças, traços e estruturas de nossa família.

Esse é o nosso eu, digno de respeito, de amor e de carinho e não fotos ou imagens de mulheres magérimas, que se maltratam, que sofrem, para se manterem dentro de um ideal de beleza.

Esse é a nossa meta, ser feliz com o nosso possível, dentro de um processo adequado e saudável.

Então lhes digo respondendo a pergunta acima: Por onde começar? Por você mesma!

Psicóloga Luciana Kotaka
CRP – 08/06502-1
Curitiba – PR

Um comentário:

Bia Jubiart disse...

Oi Luciana!

Realmente tem de partir de nós... Fazia só caminhada, descobri que estou com triglicerídios alto,além da caminhada estou indo para academia todo dia (coisa que detesto, porém se fez necessário, tenho que aprender a gostar). Só não entendi muito bem a questão do consumo de gordura, quase não como carne vermelha, não consumo fritura, só peco na manteiga e queijo, até isto diminui. Fim do mês farei outro exame. Espero que o esforço compense!

Tenha uma semana luz!

Bjossss