terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Qual o tamanho da colher que você usa?

Não é raro eu olhar o diário alimentar de alguns pacientes e me dar conta que dificilmente escrevem o tamanho das porções que se servem na hora das refeições.

Isso se dá pelo fato de não estarem atentos a quantidade do que consomem cada vez que se servem a mesa, pois vamos falar a verdade, quando estamos fazendo reeducação alimentar com o objetivo de baixar os ponteiros da balança, é muito difícil abrir mão das quantidades que estamos acostumados a ingerir.

Parece que diminuir 1 a 2 colheradas de arroz é o fim do mundo, já que queremos matar nossa fome (ou vontade de comer), e claro que faz falta a quantidade que diminuímos, mas é preciso estar atentos, pois essa diferença pesa na balança.

Falo aqui por mim, que fui educada a comer muito arroz na hora das refeições, e quando meu marido conheceu meus pais e teve a oportunidade de comer com eles, ele me disse: Agora entendo o porque come tanto arroz. 

Muitos de nossos costumes vem de nossa família, e sempre ouço relatos saborosos e engordurados a respeitos desses momentos em que todos estavam reunidos a mesa na infância.

Mas o contrário também acontece, famílias que comiam pouco, com opções restritas, ao caírem no mundo conhecem comidas saborosas, as porcarias dos fast foods e nessa hora começam a comer tudo o que vêem pela frente.

Então vamos parar e pensar no tamanho da colher que nos servimos, anotar em um diário ou blog, e começar a cuidar do que estamos ingerindo, desde as quantidades como também a qualidade.

Um beijo
Luciana Kotaka

2 comentários:

Maria Reis disse...

Bom dia!

Amei a dica das colheres, faz toda a diferença! Depois que comecei anotar tudo que como durante o dia perdi alguns quilinhos, pois além da quantidade, sempre descubro que está faltando algo em minha alimentação!! Bjos

Rocio disse...

Eu gostei do post. Eu gosto de comer sopa e cada vez que eu eligo colher diferente. Gosto de ir a restaurantes em moema que têm sopas raros e testearlos