sábado, 21 de junho de 2008

Comedores Compulsivos






Comedores Compulsivos Anônimos é uma Irmandade de indivíduos que, compartilhando experiências, força e esperança estão se recuperando do comer compulsivo. Em CCA damos as boas-vindas a todos que desejam parar de comer compulsivamente. Não há taxas ou mensalidades para ser membro de CCA; somos auto-sustentados por meio de nossas próprias contribuições, não solicitando nem aceitando doações de fora. CCA não se filia a nenhuma organização pública ou privada, movimento político, ideologia ou doutrina religiosa; não tomamos posição em assuntos externos. Nosso propósito primordial é abster-nos do comer compulsivo e transmitir esta mensagem de recuperação aos que ainda sofrem.

CCA é para você?
Somente você pode decidir essa questão. Ninguém poderá tomar essa decisão por você. Nós, que agora estamos em CCA, descobrimos um novo modo de vida, que nos permite viver sem o excesso de comida. Nós acreditamos que o comer compulsivo é uma doença progressiva, que, como o alcoolismo e outras doenças, pode ser detida. Lembre-se, não há vergonha em admitir que você tem um problema; a coisa mais importante é fazer algo sobre isso.
O que você pode esperar de CCA
Após anos de luta com o peso e obsessão pela comida, você decidiu dar uma chance a CCA. Você pode encontrar uma reunião de CCA perto de você através da Internet ou telefonando para nosso escritório de serviço - JUNCCAB. Telefonando para a pessoa responsável pelo grupo você pode confirmar a hora, o local e o dia da reunião e ter certeza de que as informações não foram mudadas.
Ao chegar à reunião, você encontrará homens e mulheres que sofrem de uma doença comum - o comer compulsivo - e encontraram uma solução comum: Os Doze Passos e as Doze Tradições de Comedores Compulsivos Anônimos. Em qualquer lugar, você verá de três a trinta pessoas na reunião. Em média, uma reunião tem 10 pessoas. Você será calorosamente recebido (a).
A reunião geralmente é iniciada com a Oração da Serenidade, e você poderá ouvir uma leitura chamada "Nosso convite a você", que descreve a doença do comer compulsivo e a solução dos Doze Passos. O formato das reuniões pode variar, mas todos os grupos são unânimes em buscar a recuperação em três níveis - físico, emocional e espiritual - através dos Doze Passos, e o único requisito para ser membro é o desejo de parar de comer compulsivamente.
Você poderá ouvir um orador abrir a reunião e falar por 10 a 15 minutos sobre como era a vida antes de vir para CCA, o que aconteceu e como ele ou ela está agora; ou alguém poderá ler algo da literatura de CCA ou de AA (Alcoólicos Anônimos). Outros membros irão compartilhar sua experiência, força e esperança. Você terá a oportunidade de se apresentar como um recém chegado, se você desejar. Você irá descobrir que não está sozinho e que existe uma saída para o desespero. Sendo o anonimato um princípio crítico no programa de CCA, você está seguro de que aquilo que compartilhar será confidencial. Isto garante a segurança necessária para você compartilhar suas experiências honestamente.
Você poderá reconhecer a sua própria história quando ouvir a partilha dos outros. Escutar irá ajudá-lo a encontrar outros que têm aquilo que você quer, seja perda de peso, clareza, alegria, ou recuperação da obsessão. Você poderá pedir a alguém para ser seu padrinho. Um padrinho irá ajudá-lo a trabalhar os Passos do programa a fim de atingir a recuperação que procura.
Quando membros compartilham, você poderá ouvi-los falar sobre Deus ou um Poder Superior. CCA não é um programa religioso e não apóia nenhuma ideologia religiosa específica. Trata-se de um programa que pratica princípios espirituais, e os membros abordam esses princípios com um Poder Superior do seu próprio entendimento.
Uma lista pode ser passada para que todos coloquem seus nomes e telefones a fim de que membros possam se ajudar fora das reuniões. Algum membro da reunião que você freqüenta poderá lhe telefonar e responder quaisquer perguntas sobre o programa. Você também terá a oportunidade de anotar os números de telefones de outros membros para pedir ajuda. O telefone é um importante instrumento em CCA para dar e pedir ajuda, e para lembrar que você não está sozinho.
A duração das reuniões varia entre uma e duas horas e geralmente elas incluem um intervalo. Durante o intervalo, sinta-se a vontade para fazer perguntas e para olhar a literatura de CCA, o que ajudará você a entender melhor o programa. Ao pedir ajuda, você está dando um importante passo em direção a recuperação.
Como CCA é auto-sustentável, uma sacola será passada para a coleta de doações.
Você notará que alguns membros trabalham voluntariamente para o andamento da reunião como o secretário do grupo, o tesoureiro e o recepcionista. Membros descobrem que prestar serviço a CCA os mantém sem comer compulsivamente. O serviço é importante na recuperação deles porque os permite dar de volta para a Irmandade que salvou a suas vidas. Oportunidades de serviço existem em vários níveis na Irmandade, desde fazer o café e arrumar as cadeiras em uma reunião até estar na Assembléia.
A reunião geralmente é encerrada com uma leitura como as promessas de CCA. Se você não se sentir bem na reunião que você assistiu, tente um grupo diferente em local e horário diferentes. É uma boa idéia assistir a pelo menos seis reuniões antes de decidir qual é a melhor para você.
O que você não irá encontrar em uma reunião de CCA são pesagens, pacotes de refeições, taxas, mensalidades, "deveria", "teria" ou julgamentos.


--------------------------------------------------------------------------------

Você irá encontrar nas reuniões:
►Aceitação - como você é agora, como você foi e como você será.
►Compreensão dos problemas que você está enfrentando agora - problemas quase que certamente compartilhados por outros no grupo.
►Comunicação que surge como resultado natural da nossa compreensão e aceitação mútua.
►Recuperação da sua doença.
►Poder para entrar em um novo modo de vida através da compreensão e da aceitação de si mesmo, da prática do programa de recuperação dos Doze Passos, da crença em um Poder Superior a você mesmo, e do apoio e companheirismo do grupo


15 Perguntas
Esta série de perguntas pode ajudá-lo a determinar se você é um comedor compulsivo. Muitos membros de Comedores Compulsivos Anônimos admitiram que responderam sim a muitas destas perguntas.


Você é um comedor compulsivo?

01 Você come quando não está com fome?

02 Você faz "farras alimentares" continuamente, sem razão aparente?

03 Você sente culpa e remorso depois de comer compulsivamente?

04 Você gasta muito tempo comendo, ou pensando em comida?

05 Você espera com prazer e antecipação pelo momento em que pode comer sozinho?

06 Você planeja com antecedência essas comilanças secretas?

07 Você come sensatamente em companhia de outras pessoas, compensando depois, quando estás sozinho?

08 Seu peso está afetando seu modo de viver?

09 Você tentou fazer dieta por uma semana (ou mais), somente para abandoná-la perto de sua meta?

10 Você fica ressentido quando outras pessoas lhe dizem para "usar um pouco de força de vontade" para parar de comer demais?

11 Apesar das evidências em contrário, você continuou a afirmar que poderia fazer dieta "por si mesmo", quando quisesse?

12 Você anseia desesperadamente comer em um determinado momento, dia ou noite, fora das horas das refeições?

13 Você come para fugir de aborrecimentos ou dificuldades?

14 Você já esteve em tratamento por obesidade ou problemas relacionados a alimentação?

15 Seu comportamento alimentar faz você ou outras pessoas infelizes?

É muito importante trabalhar em várias frentes para enfrentar o processo de Emagrecimento,
O Comer compulsivo, é um ato que nos coloca fora do controle de nossa vontade. É fundamental que possa procurar ajuda profissional, e de grupos que trabalham nessa área.

Pensem nisso!!!
http://www.comedorescompulsivos.com.br./cca.htm

6 comentários:

Malabarista disse...

Luciana obrigada, isso me fez ter vontade de voltar ao programa.

Marcia Br@anca disse...

fiquei feliz em descobrir cca. esperem por mim logo estarei em um grupo.

Marcia Br@anca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

não sei o que eu faço estou desesperada como sem parar, estou engordando cada vez mais me sinto um pouco deprimida. tento fazermil regimes e nao consigo. vejo guloseimas e ataco depois fico me culpando

Anônimo disse...

VENHAM ASSISTIR SEM MEDIDA
TEATRO NAIR BELLO -SAO PAULO
O ESPETÁCULO FALA COM HUMOR SOBRE COMPULSAO

Anônimo disse...

Meu nome é marcelo, e eu tenho 24 anos, e eu nao aguento mais ser gordo, eu como e como e como e como e como sem parar, eu devo estar com uns 115 120 kgs... Eu era muito magro até os 7 anos, depois comecei engordar, e já fui gordinho, gordo, gordão.. já emagreci fiquei quase magro com 83kgs 2 vezes já nesse entremeio da minha vida, perdi 30kgs nessas dietas, mas agora estou no meu auge de peso e não consigo parar, minhas roupas não servem mais nada, sério meu guarda roupa esta inútil no meu quarto e as roupas que tem nele estão sem serem usadas a meses... se eu não parar de comer vou ficar com 300kg.. eu sofro de depressão, ansiedade, calvície ainda!, dor nas costas e pescoço mt forte, dor no corpo, pernas, falta de folego pra ir até a esquina, minha vida nesse tá uma droga, eu estou me tornando cada dia mais encolhido em relação aos outros... eu fui em 500 médicos para todos meus problemas e nada de resolver nenhum... Preciso de ajuda, mas de uma ajuda que não faço ideia de qual e como seja, mas eu preciso eu já tentei, amigos, primo, mãe, pai, avós, todos mas eu acho q sou fraco de mais.. minha vida tá indo pro lixo me ajudem por favor!