quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ansiedade é fator de Obesidade






Sintomas emocionais podem criar um desequilíbrio alimentar


A ansiedade é uma característica biológica de todo o ser humano, que normalmente ocorre em momentos de medo, perigo ou tensão. Esse sintoma é marcado por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração acelerado, transpiração, entre outras formas.
A vida agitada, correria, a pressão e o stress, acabam somando-se e tornam a ansiedade algo corriqueiro em nossas vidas. Dependendo do grau ou freqüência da mesma, pode se tornar uma doença patológica e acarretar muitos problemas posteriores.
A relação entre esse sintoma e o medo é muito próxima, de forma que o indivíduo acaba tendo receio de encarar situações diferenciadas em sua vida, evitando ao máximo pelo menos o tentar mudar.
O fato, é que ao sentir-se ansiosa, a pessoa fica inquieta, interferindo em determinados comportamentos corriqueiros do dia a dia, como por exemplo a alimentação.
Como solução, algumas pessoas desenvolvem a superalimentação como forma de amenizar alguns sentimentos desagradáveis, na grande maioria das vezes, de forma inconsciente.
Segundo a psicóloga clínica Silvia Luciana Kotaka, existe uma tendência a compensar situações como estress, cansaço, solidão,ansiedade, tristeza, raiva, comendo, podendo gerar um quadro de sobrepeso/obesidade, pelo excessos alimentares cometidos.
Sílvia é filiada do programa de Reeducação Afeto-Cognitivo do Comportamento Alimentar (RAFCAL) que lida especificamente com o comportamento emocional e alimentar. Nesse processo, o paciente se torna o autor de seu emagrecimento, pois aprenderá a compreender sua história com a obesidade, equilibrar suas emoções, mudar comportamentos,elevando sua auto estima, visando desenvolver uma relação adequada com a comida e consequentemente com seu corpo, sua saúde .
O RAFCAL foca no emagrecimento, a partir do desenvolvimento de um comportamento alimentar magro, ou seja, desenvolvendo e adquirindo instrumentos, que visam a aquisição de um comportamento alimentar adequado, e um estado emocional equilibrado. O sujeito deve ser o autor de seu processo de emagrecimento ,tornando-se assim responsável e não sujeito passivo nesse processo que tão complexo que é a obesidade.É importante que ele aprenda a desenvolver uma relação adequada com a comida e com seu peso .
Devemos ressaltar, que o RAFCAL, é um importante aliado nos processos de emagrecimentos, pois vem a complementar o trabalho de outros profissionais da área de saúde, como o endocrinologista, clínico geral, cardiologista,preparador físico, entre outros.
Partindo desse ponto, a psicologia e o método RAFCAL, vem contribuir de forma efetiva, para que as pessoas emagreçam, mantenham-se magras, livrando-se do indesejável efeito sanfona.



Silvia Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: