quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mulheres ficam mais exaustas que homens durante exercícios; entenda

Estudo mostra que as mulheres tem “maior ativação elétrica” dos músculos do tórax, responsáveis por controlar a respiração

 Foto: Getty Images Foto: Getty Images
​Pode até parecer falta de preparo, mas há uma explicação genética para que as mulheres fiquem mais cansadas que os homens durante a prática de exercícios. Um novo estudo mostra que as mulheres tem “maior ativação elétrica” dos músculos do tórax, responsáveis por controlar a respiração, o que torna uma corrida mais exaustiva. As informações são do Daily Mail.

Isso significa que as mulheres se esforçam mais para recuperar o fôlego quando comparadas aos homens da mesma idade. A diferença é vista em adultos jovens, idosos, pessoas com insuficiência cardíaca crônica e doenças pulmonares.

Uma equipe realizou experimentos da Universidade McGill, no Canadá, e os resultados foram publicados na revista Experimental Physiology. Participaram 50 homens e mulheres saudáveis com idade entre 20 e 40 anos. Eles pedalaram em uma bicicleta ergométrica. Além de exames com elétrodos, eles precisavam avaliar a intensidade da falta de ar utilizando uma escala de 0 a 10 pontos.

“Nosso estudo mostrou que as diferenças sexuais relacionadas a falta de ar e atividade física podem ser explicadas pela maior ativação elétrica dos músculos respiratórios – especificamente o diafragma – necessários para alcançar qualquer ventilação em mulheres jovens saudáveis em relação aos homens”, explicou Dennis Jenden, especialista em movimento humano.

http://saude.terra.com.br/mulheres-ficam-mais-exaustas-que-homens-durante-exercicios-entenda,e52f940f41832410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: