sexta-feira, 5 de dezembro de 2008



PRIORIDADES

No trabalho com sobrepeso e obesidade, tem um aspecto que acho importante trabalhar que são as prioridades.

Recebo pessoas que se sente assoberbadas de funções, aquela mulher que eu descrevi em um artigo que escrevi e postei no mês de agosto – Mulheres Equilibristas, uma jornada de peso, aonde vêem mulheres sufocadas como excesso de atividade e sem tempo para se olharem, sentirem ou se cuidarem.

Iremos sempre ter inúmeras demandas, das mais variadas, e sabemos também que nunca poderemos atender a todas elas, sendo necessário fazer escolhas, estabelecer prioridades, poder dizer não quando necessário.

Temos que separar o que é prioridade do que é importante, pois prioridade é algo da ordem do necessário, do que é preciso fazer em primeiro lugar. Desta forma, muitas vezes fazemos coisas importantes e deixamos de lado coisa de extrema necessidade, e acabamos por criar situações de estresse, cansaço físico e emocional em função dessas escolhas.

Existe outro aspecto dessa situação que é gritante, que se mostra freqüente na questão da obesidade, que é fazer tudo para o outro, não podendo nunca dizer o não, não posso, não quero.
Muitas pessoas além dos seus afazeres diários, tomam para si tarefas que não lhe competem, por não saberem recusar, ou até mesmo por uma satisfação, uma necessidade de ser o bonzinho, o que resolve tudo, e aí chegam aos consultórios médicos em busca de soluções para seu estresse, cansaço, alguns sintomas psicossomáticos, pois o corpo também grita por socorro adoecendo.

Isso também é uns dos pontos que percebo nas pessoas que estão à cima do peso, sempre cansadas, chegam a casa sem animo de fazerem comida para si, acabam por comer algo pronto ou rápido. Trabalham o dia todo e me dizem que não podem parar, não deu tempo de tomar um iogurte, ou de comer uma barrinha de cereal. Falta de tempo? Ou falta de prioridade?

Reconhecer que existem momentos que deve dar prioridade a você, fazendo uma caminhada, saindo para dançar, se presenteando com aquele batom que viu no último catálogo, enfim, inúmeras formas de se olhar, se cuidar, se amar. É necessário resgatar um tempo para si, descobrir coisas que lhe dão prazer, estabelecer estratégias, planos, momentos de alegria e satisfação.

Afinal, se você não for prioridade, o que será?
Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
3206-6717 - 9113-1212
Curitiba- PR

45 comentários:

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

Nossa Lu, eu tb pensava assim, até o ano passado!! nao tinha tempo pra nada, só sabia dormir e descontar tudo na comida! Mas precisamos sim, cuidar de nós! Arrumamos tempo sim, nem q seja, no meu caso, acordar uma hora mais cedo pra fazer minha lancheirinha, deixar de tirar o cochilo da hora do almoço pra brincar com o meu cachorro ou colocar ele no meu colo e colocar uma roupa pra lavar tb no meu horario de almoço! a gente arruma tempo sim! basta ter força de vontade!! beijinhos e bom final de semana!!

http://www.priemforma.com disse...

Adorei amiga!bjks

vani disse...

Verdade Luciana, o que prioridade, se posso comer um lanche rapido por falta de tempo porque não optar por uma versão natural, saudavel é dificil as vezes darmos prioridade as coisas certas, mas um passo de cada vez e tudo vai mudando aos poucos

Anônimo disse...

Falou tudo, depois que meu filho nasceu, parei de viver pra mim, agora é que estou me redescobrindo e voltando a ser quem era, primeiro perder os quilos que acumulei desde a gravidez, pois achava que o bebê estando bem, eu estava bem, mas não é assim, devo estar bem mesmo, bem pra mim, assim poderei ser quem sou realmente, a MUSA, não apenas a "mãe do Gabriel".

Beijinhos

Dani disse...

Oi querida, mais uma vez amei seu post... serviu para mim...porque relembrei de um período que eu era tudo para os outros e nada para mim... Hoje tenho dito mais "nãos" e a vida tem melhorado...
Obrigada pelas palavras que sempre nos impulsionam a melhorar!!
Beijossssssss

Meiroca disse...

Olá, amei tudo que li, e confesso que sou ainda dessas mulheres que não aprendeu dizer não, mas eu estou cada dia mudando o meu jeito de ser, tenho mesmo que cuidar de mim, me amar mais, só assim conseguirei conquistar as coisas que são grande valor para a minha vida. Gostei do seu cantinho e vou voltar outras vezes. Um grande beijo e ótimo final de semana.

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Maravilhoso seu artigo.
Quero ser prioridade para mim.
Bjs.

Gilda disse...

Amiga, é tão bom poder contar com vc,uma ajuda de uma profissional é muito boa,tudo que vc falou se encaixa perfeitamente á mim...ontem por exemplo foi um dia que tinha muitas coisas pra fazer e precisava caminhar,daí decidi fazer algumas e deixar outras que poderiam esperar,sobrou tempo até pra eu fazer minha caminhada e drenagem linfática,terminei o dia com uma sensação de bem estar maravilhosa.

Beijokas amore,ótimo findim procê!!!

disse...

Lu.. eu ainda penso nisso sabia..
Eu não me cuidava e achava que tava bem.. agora soh vendo mesmo. eu me cuido e não acho nada de bom, vai entender.

bjs amore.

bom finde,

Debi Elis disse...

Olá!!! Obrigada pela visita!!!
Também gostei do seu blog!! E vc é de Curitiba?????? Eu tb!!! heheheheh
Vc é especializada em emagrecimento???
Me explique melhor....

bjos

debielis.zip.net

Luciana Campos disse...

Olá Luciana, me chamo Luciana também sou ex obesa...rs, sai dos 86kg para os 64 hoje estou com 71kg mas ja providenciando minha volta ao peso onde estava pra continuar em direção ao meu objetivo. Moro em Lisboa onde estou cursando Psicologia, pretendo fazer um mestrado aqui mesmo em Psicologia Clínica também, adorei seu blog e vim aqui para parabenizá-la pelo belo trabalho, Deus abençõe sua vida...
A psicologia é uma coisa que eu simplesmente amo...
Um super beijo.
Luciana Alexandra C. Coutinho

Flavinha disse...

nossa amei o post.A melhor forma d ajudar alguem em qq aspecto é tendo sempre saúde mental,espiritual,física..temos sim q cuidar do nosso maior patrimônio q somos nós mesmos bjinhos

Zizi disse...

Dra, que tema pertinente!!
Eu me encontro nessa vida aí! É exatamente isso: trabalho muito por não poder rejeitar trabalho.
O que posso negar, sem prejuízo,eu nego. De resto estou acumulando várias funções e ontem tive uma crise séria no estômago.
Realmente é preciso tratar as causas do estresse. E o ponto é estabelecer a prioridade de viver. Digo isso pq o estresse leva à morte mesmo.
Mencionei essa sua postagem no meu post de hoje.
Estou convicta de que és bastante competente em seu trabalho. Felizes de seus clientes!
continue se dedicando, se aprimorando, reciclando pq de certo seu labor ainfda ajudará a muitos.
Um bjão da Zizi.

Amanda Brasil disse...

Perfeito o artigo!
Assim com a Cris:
Quero ser a minha prioridade!
Beijos

Kat disse...

Nossa eu precisava demais ler isso.. É uma das minhas maiores dificuldades na vida.. não só em relação a emagrecimento, não.. Sempre tive dificuldades em estabelecer prioridades, sempre acabo cedendo...

Parabéns pelo blog e pela superação!

beijocas

Barbara Lucas disse...

ando assim, equilibrista.
e to cansada

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Hello Dra...priorizar é tarefa difícil mesmo nos tempos modernos, principalmente se a mulher for casda e c filhos...muitas coisas acabam atropelando o cuidado por si!! 1 horinha por dia deveria ser sagrada p mulher tratar somente d si, d estar a pensar na vida, no q quer...mas é dureza!!!Beijocas!!

Anônimo disse...

adorei,sua postagem, me senti orgulhosa de ter vc em meu cantinho. Um previlegio..Olha , te escolhi para fazer parte de uma brincadeira das meninas do natal...Vou colocar no blog, passa lá, sei que nesta brincadeira, vai nascer um grande ensinamento seu...beijos!!!

Grazi disse...

Nossa Luciana

Você estava falando de mim mesma, eu tinha tudo como prioridade, mas agora resolvi definitivamente olhar para mim, se der dá uma olhada lá no meu blog o que planejei.

Também gostaria de pedir permissão para colocar parte desse seu texto no meu blog, com seus dados claro, para que mais pessoas possam pensar sobre isso.

Té mais e bom fim de semana.

A. Valentinna disse...

oi lu seu post est´pa bem interessante, eu mesmo acumulo várias funções e esqueço de mim e de minha saude... há muito tempo que os cuidados passam longe... mais comecei a rever meus conceitos e vou buscar encontar esse momento para mim mesma... sucessos sempre amiga bjs

Franciele disse...

Oi Luuu!!SUAS PALAVRAS SEMPRE É UMA GRANDE AJUDA PARA TODOS NÓS. Obrigada!!Te adicionei no meu blog ta? bejusss...ótimo final de semana

K. Willemann disse...

Nossa... eu sou um pouco assim: vivo em função dos outros. Na verdade é assim também porque estou um pouco cansada de ter que fazer tudo sozinha.

Sou casada, mas meu marido pouco me acompanha. Sempre abro mão de uma coisa pra mim por ele. Isso em tudo.

E por isso vivo com ansiedade e crises de choro. É complicado. É uma corda bamba.

Beijinhos

@line disse...

Ótimo post!
Temos que nos priorizar SIM!
Acho que quando optamos pela RA, alimentação equilibrada, exercícios... estamos optando por nós!
Muito legal!
Bjokas

Só Depende De Mim... disse...

Oi Lu
Nossa foi demais eu post,adoreii
'EU SOU PRIORIDADE PRA MIM' ,vou lembrar disso sempre !
bjos

Anônimo disse...

Eu vim visitar quem nem me visita mais, deve ser falta de tempo, hahahahahaha!

Lindo texto, passei um 2008 assim, sem nenhuma prioridade pra mim, só trabalhando em dobro, engordando em tripo e me anulando em quadruplo. Mas desde setembro comecei a me ver, a cuidar mais de mim, ainda estou longe do ideal, mas dei bons passos.

Luuuuuuuuuu, a família do meu marido é aí de Curitiba. Todo ano vamos pra essa cidade linda. Chego aí esse ano dia 31/12 e volto pra BH dia 10/01.

Franciele disse...

=))

Bom domingo!!

Bjs

O Profeta disse...

Este Mar que beija a Ilha
Traz de longe sonhos perdidos
Adormece na areia e deixa
Na espuma mil e um segredos

Meus sonhos são estrelas que semeio no espaço
São corpo nu que vagueia pela saudade
Brotam e correm para o Mar
Enfrentam a dor a tempestade



Bom domingo



Doce beijo

Danielle Balata disse...

Amiga Lu..

Como sempre tu arrsasa né?
Bom domingo querida.

Beijos

Drikka disse...

Olá Lú! Amiga eu vivia uma situação desse jeito. Passei anos de minha vida vivendo para os outros, tudo em minha casa e de minha família era eu quem fazia! Pagamento de vó, mãe, tia, e até de ex marido era eu que tinha que ir receber, fora pagar contas es milhares de coisas mais! Amiga em maio passado enlouqueci, joguei tudo para cima, até o emprego em uma farmácia tive que deixar para trás, pois tive uma crise de depressão e extresse, quase enlouqueci.Enfim amiga hoje estou recomeçando minha vida, mas agora com controle sobre mim, ajudo sim mas nada além demeus limites. Adorei o post! Tenha uma excelente semana amiga!! Beijokas!! Drikka!!

Dali disse...

olá!
Puxa, isso tudo é tão "eu"!!
Chego em casa acabada... só de pensar em fazer comida já me dá vontade de chorar... aí como o que tem, e o que tem é o sonho de toda a criança: bombons, bolachas recheadas, danoninho (não, em casa não tem criança, só dois adultos que se recusam a crescer!rsrs).
ah, como precisamos mudar para poder... mudar!
bjs

Anônimo disse...

É verdade!

Eu sou do tipo que erra bastante na seleção de prioridades, mas vou aprender!

Beijos

Fênix disse...

Já passei muito tempo assim, correndo para não encarar a realidade.
Agora ando com o pé no chão, e devagar conseguindo alcançar meu objetivo.
Bjks e uma ótima semana.

§ leilinha § disse...

. oi Lú, obrigada pelas visitinhas e conselhos, gosto muito da forma como escreve.

. excelente semana para vc e sua família.

. beijinhos mil.

. fique com DEUS.

Cris disse...

Você tem razão. Às vezes queremos "abraçar" o mundo todo e esquecemos da gente. Bjs e boa semana!

Rosangela Neri disse...

Ô tempo
Não és suficiente para mim
Não sejas inimigo da Rô!

Amigos almejam minha presença
E eu também...
Quero mais um tempinho
Para equilibrar minha vida
Para controlar meus anseios
Para visitar quem eu amo...

Amo vcs amigos virtuais!
Porém o tempo não me dá tempo

Beijinhos carinhosos!!!

Renata disse...

Ola, Luciana
Realmente temos que nos amar, cuidar de nós mesmas, mudei meu pensamento em relação a trabalho, arrumação de casa e outras coisinhas, e me coloco em primeiro lugar, sei que sou muito mais importante que isso e minha saude é fundamental.
Bjim

¤ Little Twin Stαrs disse...

Olá doutora! Desculpe a demora para responder... estive com probleminhas, mas já estou muito bem!
Sim, eu faço terapia... larguei a anorexia e a bulimia, estou com medo de ter recaídas. Tem alguma dica? beijos ♥

Bianca disse...

Oi Luciana!!!

Muito boa esta matéria, é sempre bom visitar seu blog, a gente aprende muito deste processo de RA.
Chega uma fase que ele fica mais díficil, mas é bom perseverar, pois minha RA é para sempre.
Olha Luciana te agradeço por compartilhaar com a gente seu conhecimento.
Beijos

**Má** disse...

Gurias...

To mandando mensagem igual para todas vocês, praticamente um SPAM...rs... Mas é só pra avisar que eu to viva, to bem e to me organizando pra voltar a ser mais presente ta!!!! Espero que com vcs esteja também tudo bem!!!! Beijinhos...


Ps: é isso que estou aprendendo.. A ser minha prioridade em vez deme esconder dentro de uma concha! Valeu Dra... bjinhos

Nova mulher. disse...

olá lucianaaa... seja mto bem vinda! concordo plenamente contigo ...temos que dizer muitos nãos em nossas vidas e eles são extremamente construtivos e valorosos... vc só atende em curitiba?!!! Já foi obesa ou algo do tipo e superou isso? ou está fazendo pesquisa de mercado por aqui nos blogs vai ser um prazer acompanhar suas sugestões!! obg dissima me linka beijossss

Eddi disse...

Oi Lu! Quanda verdade querida! Incrível como consigo me ver nessa sua post. Mas enfim, aos poucos estou mudando, Graças a Deus. Inclusive qdo puder dá uma passadinha lá no meu blog, minha post de hj fala mais ou menos sobre a mesma coisa!! Bjos e uma ótima semana!

Regiane disse...

Amkiga ue era exatamente assim não sabia dizer não e estava em ultimo lugar na minha lista de prioridade.Estou tentanto mudar isso e tenho me sentido muito melhor!
Obrigada por pelo post maravilhoso!.Beijos.

Nova mulher. disse...

keridaaa... me conta um pouco de sua história? qnto pesava? qnto pesa agora? ... em qnto tempo? ...são perguntas cliche só pra eu saber mais de sua estética... eu tenho 1.64 e to com 75.2 por pouco tempo ... eu não tenho 75 eu estou...tenho visto a vida numa nova perspectiva..não pelo emagrecimento ...mais por pensar em mim ,isso resultou boas recompensas na minha vida...sou temente a ?Deus e acredito nele ...que ele tem o melhor pra fazer conosco...mais através de nós mesmos não acha? bjssssss apareçe por akii mto bom ter ajuda de alguém mais madura pra vida!!!

Paula disse...

oi lu,m

realmente tendemos a priorizar sempre s outras coisas, nunca nos mesmas, é a cultura do "nao devemos ser egoistas, se disser um nao a alguem, estarei sendo egoista e pensando somente em mim"!!!
ah nao, isso nao é verdade, tenho pra comigo que se nao cuidar de mim, ninguem fara isso por mim...

esse ano deixei um empregaço, uma vida corrida e aderi a um "par time job"...rsss
meio periodo...salario menor, mas almoço em casa, cuido de mim, das coisas, do meu marido, durmo melhor, vejo tv, leio e....to apreendendo de novo a gostar de exercicios fisicos...a caminhada que vc falou!!!

adorei o post

gde beijo

Silvana França disse...

Oi Lu, amei seu blog! Ótimo conteúdo com assuntos muito interessantes! Pode ter certeza que voltarei sempre!!!
bjusssss