domingo, 4 de janeiro de 2009


Um novo ano, uma nova etapa a ser modificada!!!




Um texto muito interessante para auxiliar no início de toda "Educação Alimentar" necessária para alcançar um corpo saudável e equilibrado.


A correria do dia-a-dia faz com que muitas pessoas se acostumem a ficar várias horas sem se alimentar.


Dificuldades para isso estão longe de existir, pois “felizmente ou infelizmente”, o nosso corpo se adapta facilmente a essa situação.


As pessoas que prolongam muito o tempo entre uma refeição e outra submetem o corpo inconscientemente a economizar energia.


O metabolismo passa a ficar mais lento, pois o corpo não sabe quando será a próxima refeição. Com isso, a dificuldade de controlar o apetite é inevitável.

Poucas refeições feitas no decorrer do dia refletem em refeições sobrecarregadas em quantidade e calorias, que proporcionam um desequilíbrio para a saúde e muitas vezes um ganho de peso desnecessário.


A mastigação, a função digestiva e o equilíbrio do peso passam a estar prejudicados em situações como esta.


Aquela falsa idéia de que “quanto mais tempo ficar sem comer mais rápido emagrecerá” é uma agressão para o corpo.


Cientificamente se tem comprovado que refeições fracionadas de 3 em 3 horas estimulam o metabolismo a gastar energia com o processo de digestão e absorção; evitam o consumo excessivo de alimentos nas próximas refeições; não sobrecarregam a função digestiva exigindo uma maior produção dos sucos digestivos além de facilitar a mastigação que se feita da forma correta também é um fator a mais para o aumento da saciedade.


Comer mais vezes no decorrer do dia não significa comer mais do que o necessário. O fracionamento das refeições deve buscar a presença de produtos saudáveis e diversificar o consumo, controlando as quantidades.


Frutas, iogurtes, barrinhas de cereais, barrinhas de frutas, cereais integrais são excelentes escolhas para se intercalar entre as refeições principais. As refeições do decorrer do dia devem garantir todo o equilíbrio nutritivo que se prega no Guia Alimentar da Pirâmide dos alimentos.


As opções são inúmeras. O que falta para as pessoas é se organizar para este consumo tão simples e necessário para a saúde.

Não espere ter fome para comer.
Se programe.

No começo pode parecer difícil, mas como já comentado o nosso corpo se adapta a qualquer situação que oferecemos a ele. Portanto, dar o primeiro passo e ver o resultado disso, depende da atitude e paciência de cada um.

Dra. Ana Flávia Pinheiro - Nutricionista – CRN1004

51 comentários:

Anônimo disse...

Luciana, istó é a pura verdade, que poucos seguem.eu estou me esforçando para adaptar...beijos

Barbara Lucas disse...

vamos lá, um passo de cada vez
beijos

Kat disse...

Eu nem posso passar muito tempo sem comer, na verdade se eu ficar 4 hora sem comer já fico molinha!
Como com a mesma frequência, mas com moderação!

beijocas

Tânia disse...

é mesmo assim. Eu estou a iniciar isto agora e vou fazer tudo direito!

***Branquinha

Kamila disse...

Otimas dicas amiga! Como sempre!

Agora e so usar boa atmosfera de comeco de ano e colocar tdo em pratica !

Beijo

Unknown disse...

Olha, verdade, mudar hábitos é muito complicado no começo, mas é só não desistir. Nussa, perdi a conta já de quantos bons hábitos adquirir, quantos velhos hábitos modifiquei e quantos ainda restam, rs...

Um beijocão no teu coração!


FUIZ...

Renata Alzuguir disse...

pois é..esse negócio de não se alimentar de 3 em 3 horas é verdade...eu tô me acostumando a fazer isso ainda...quando eu não faço, a noite fico morta de fome :(
beijos amiga até amanhã!

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

e eu sou a prova viva disso q esta escrito! nao sabia q comer pouco, mas mais vezes ao dia eu teria resultados! eu faço até lancheirinha pra trabalhar ... e no fim de ano qndo nao fiz isso, me senti vazia, q faltava alguma coisa ... bjs

Anônimo disse...

Depois que comecei a me alimentar nos horários regulares, tenho sentido menos fome. Acho que esse é o primeiro passo para uma boa RA.


Beijinhos

Taty disse...

Oi! Tudo bem. Feliz 2.009. Mais sucesso, paz, alegrias, conquistas, saúde enfim, tudo de bom.
Adoro seus posts e principalmente o apoio que nos dá. O acesso á informação é fundamental nesse processo. Parabéns.
bj e ótima semana.

@line disse...

Isso é verdade MESMO!
Esse final de ano fiquei sem comer nos intervalos e a balança pesou!
E depois nosso organismo mesmo avisa a hora certa!
Adorei o post!
Bjokas e boa semana!!

Eleonora disse...

Feliz 2009!!! Muita saúde e bote fé q seus sonhos se realizarão!!! Bjos!!!

Mirelle disse...

Isso é mais pura verdade. Mas tenho um problema serio com as 18 badaladas, chega nesta hora mesmo eu tendo feito tudo direitinho estou morta de fome e é aí que normalmente ponho a perder meu dia.
Talvez seja por que ainda não estou bem adaptada a comer de três em três horas e antigamente só me alimentava no almoço eas 18hs.
beijos

Anônimo disse...

Gostei muito deste texto, tem tudo de verdade.
É assim que eu faço actualmente (não esta altura que me ando a portar muito mal :o( ). Faço geralmente 6 refeições diárias
sempre o mais próximo possível do mesmo horário. "Eduquei" o meu cporpo assim, porque fico menos tempo sem comer, mas como menos e sacio-me mais. É tudo uma questão de hábito, mais complicado mesmo é a parte psicológica que nem sempre ajuda.
Beijos.

eusinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Satiko disse...

É verdade, por isso agora faço refeições programadas e aaaaaammmmmmooooooooooo barrunhas!
Carrego uma sempre na bolsa!
Mas sempre aprendemos mais sobre isso.
Obrigada!
Beijo

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Dra. q saudade dos seus pots...!!! Vício é triste né...pode falar!!! Rrsrsrrsrs!!! Sumi um pouquinho, mas vidinha tá engrenando de novo!!!Um feliz 2009, novas esperanças e grandes projetos...beijocas!!!

Mirelle disse...

OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO.
BJS

Ana disse...

feliz 2009!!! te vi num blog de uma amiga, e estou te follow! tb estou nessa luta para emagrecer, mas ainda to no começo... 102kg...
gosto de ter amigas blogueiras com as mesmas metas para dar um animo, um incentivo!

www.appstf.blogspot.com

bjsss e tudo de melhor nesse novo ano!!!

Unknown disse...

Isso é simplesmente VERDADEIRO, já passei por isso várias vezes, achava que ficando sem comer conseguiria um resultado mais rápido, mas era justamente o contrário além de não emagrecer comia tudo que havia evitado anteriormente!! Portanto o melhor mesmo é uma consciênçia grande diante da mesa e o bom senso que não pode faltar nunca!! Bjos amiga amei o texto. bjosssssss

Anônimo disse...

Para começar o ano taí um bom hábito a adquirir!

Vou caprichar!

Beijos

Eddi disse...

Oi minha amiga. Saudades!!
Desculpe por não deixar recadinhos nos últimos dias, é que só agora estou voltando a minha rotina normal.
Feliz 2009 pra vc meu anjo. E não esqueça de me avisar qdo vier para Sp hein. Bjokinhas

Só Depende De Mim... disse...

Oi
Falou e disse...
Qndo eu me programo pra comer de 3 em 3 horas fica beeem mais facil,só não sei pq eu paro de fazer isso :S aff...
Adoro seus posts !!
bjos

Gilda disse...

Lu minha linda que 2009 seja um ano de suce$$o,paz,amor,saúde e realizações querida.
Confesso que eu não comia de 3 em 3 horas com medo de engordar,mas depois que aprendi lendo sobre dietas,ví a importância disso no processo de eliminação do peso,realmente faz a diferença,hoje mesmo estava sem fome no lanche da tarde,mas comi uma maçã,já é um progresso né?kkk

Beijokas,feliz 2009!!!

lumiere disse...

SOPHIA ROSA lança coleção 2009.
Imagina desfilar por ai com bolsas exclusivas e super feshion.
Conheça essa marca...
tem uma BOLSA que é a sua cara!

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

Lu, amiga, a Dani topou ... agora é com vc ... mexer seus pauzinhos pra esse encontro sair no sabado ... anota meu email e msn: laranjaeacerola@gmail.com

estou aguardando um pronunciamento seu ...

beijinhos e tenha um otimo dia!!

Dani disse...

Oiiiiiii!
Tô aqui hein!? Que dia mesmo será o nosso encontro??? ;)
Bom, para começar... desejo um ano maravilhoso para vc!!! Obrigada sempre pelo apoio e ótimo acompanhamento aqui no blog, vc é mais uma de nossas anjinhas da guarda deste processo todo!!!! Obrigada pelo apoio em 2.008 e estou pronta para receber puxões de orelha em 2.009!!! rs
Estou esperando o seu contato para o dia certo do nosso encontro!
Beijosssss

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

acho otimo nos encontrarmos no sabado e acho q a vania anda precisando de uma ajudinha nossa tb! sabado pela manha o meu marido e o da Dani trabalham!! uniria o util ao agradavel!! poderíamos nos encontrar em algum parque, como o jardim botanico (que pra mim é mais perto), pela manha, as 8 horas!! Poderíamos caminhar (fazer nosso exercicio semanal) e nos conhecer, trocar ideias, o q vc acha?

Dani disse...

Oi Lu!!!
Estou tentando garimpar a lista de blogs e encontrar mais algumas meninas que queiram participar deste encontro... mas mesmo que seja apenas eu, vc e a Lu, tô dentro!
Poderíamos marcar num parque, Barigui ou Bacacheri (o qual preferirem) que aproveitamos para dar uma caminhada, lá pelas 15:00hs... o que acha?? Muito cedo??
Beijos

Dani disse...

Opa, a idéia da Lu aí em cima tbem é boa!!! Eu topo! Só achei meio cedo né!? rsrs
Bj

Cris disse...

Oi, Luciana! Tudo bem? Passada a comilança, vamos nos reeducar, né? Todo mundo abusou, nem adianta...agora vamos correr atrás!
Bjs!

disse...

Eh verdad, se eu passo mto tempo sem comer ataco COM CERTEZA a geladeira qdo bate uma fominha.
Mais uma vez, um post show!
Teh mais ótima semana Lú!

maria/andrea disse...

Oi Luciana!!!
Obrigada pela visita e por ter gostado do meu blog, rsrs.
Achei seu blog muito legal. Tem bastante coisa interessante e com certeza vou pegar um dia calmo pra ler tudo, pois merece.
Então, o ano começou e pra muitas é hora de iniciar a RA. SUAS DICAS SÃO ÓTIMAS E IRÃO AJUDAR.
Houve um tempo em que eu passava o dia todo sem comer na vã esperança que assim emagreceria. Acontecia exatamente o contrário, além de eu ficar péssima, com tonturas, dor de estômago, halitose e etc... Faz muito tempo que parei com esse péssimo hábito. E aos poucos estou entrando nos eixos.
Virei aqui sempre visitar e tirar proveito dos posts.
Beijo grande e FELIZ 2009 pra vc.
Apareça quando quiser. Espero ter novidades pra contar este ano.

Aline Satiko disse...

Oi!
Obrigada pela visita, e com certeza, é muito melhor emagrecer devagar, com saúde!
E para mim, isto é uma vitória, já que todas dietas que fiz vinham acompanhadas de medicamento...
Bjkas

Só Depende De Mim... disse...

Oi Lu
Eu estou indo na nutricionista,alias amanhã tenho consulta espero que me de uma animada :)
Já pensei em fazer Acumputura...preciso ver s emeu plano cobre hihi
Bjos e obrigada pelas dicas !!

A Borboleta disse...

Oi Luciana, mude de blog e já adicionei o meu novo ali> em acompanhar seu blog, texto muito legal estou imprimindo tá? beijos

Clau disse...

oi obrigada por entrar no meu blog, faz tempo que não postava mas agora voltei com tudo rs!! bjk e bom ano novo!!!!

Juh disse...

Texto optimo luciana!!!

um optimo 2009!!

beijinhos

Flavinha disse...

oi lú FELIZ 2009!!

adorei o texto é muito bom qdo não temos medo da comida e passamos a tratá-la como aliada comer d 3 em 3 horas tem ajudado a ter menos fome nas principais refeições bjão amiga

Regiane disse...

Adorei o post.Já vou cmeçar meu ano adquirindo hábitos saudáveis.Beijos.

Anônimo disse...

Lu, vou te ligar hj sem falta, estou aqui no centro de Curitiba perto da Rua XV, ontem passei dentro do bairro onde tem consultório e me lembrei de vc... A gente podia marcar um happy hour pra hj no comecinho da noite ou um almoço amanhã, o q acha?

Unknown disse...

Muito bom, posso por no meu blog??

.:. Pati .:. disse...

Oii Lu!!
Estamos na área novamente! Vamos que vamos!
Feliz 2009 pra vc tb!
Beijos

Dani disse...

Oi Lu!
Topo qualquer parada, combinem o local e horário e me avisem que com certeza estarei lá!!! ;)
Beijosss

Marcia disse...

Oiee,
Gostei da sua visitinha...
Sabe hoje, por causa da faxina, fiquei sem me alimentar horas seguidas. Chato...
Bjimmm

Sofia Rezende disse...

Obrigada pela visita. Também adoro seu blog! :D

Flori Mattos disse...

Puxa que legal receber sua visita!
Apesar de ter eliminado esse montao, nem tudo eh flores... Ainda brigo com a compulsao alimentar, mas acredito que cada vez mais abrao espaco pra me conhecer e driblar as situacoes que antecedem uma crise de compulsao.
Dificil mesmo eh aprender o que fazer com os sentimentos, porque por muitos anos eu comia todos eles... rs

Eu me policio pra nao ficar muito tempo sem comer, esse eh um dos fatores que desencadeiam compulsao... Entao adorei o artigo. VEm ajudar essa meninada a se conscientisar do certo e incentiva-las a fazer o certo!
Obrigada por fazer a diferenca!

Abracos,

Flori.

Canal Do Narducci disse...

Olá Luciana?
Primeiramente digo que gostei muito do se blog.
quero acompanhar por ser muito útil as pessoas você presta grande serviço as pessoas parabéns!
Meu IMC é 21.8 sempre. Pergunto: esta bom? será que preciso ganhar mais massa muscular?
abraços.

Pod papo - Pod música disse...

Eu sei bem disso por experiência própria, antes eu comia 2 pratos de comida no almoço, aí uma vez minha irmã me disse que se eu comer só um, a vontade de comer mais ía passar porque não era fome, era apenas apetite. E né que eu me acostumei a comer só 1 prato mesmo, rs!
Agora eu estou acostumando o meu corpo a comer um prato bem pequeno, ainda sinto uma ansiedade, uma vontade de comer mais..mas aos poucos eu já estou me acostumando!

Beijos!

Mog Maciel disse...

Olá menina,obrigada pelo carinh...PODE COPIAR TUDINHO QUE QUISER,e se precisar de ajudinha e só me perguntar que to aqui p ajudar...
bjks no coração

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br