sábado, 13 de dezembro de 2008






Os Cinco Mandamentos da Ceia de Natal Civilizada





1º Mandamento: em frente à mesa de Natal, lembre-se: está não é sua última ceia. É apenas mais uma Ceia de Natal. A sua mãe, tia, avó continuará fazendo as mesmas delícias no próximo ano.


2º Mandamento: nem tudo que está à mesa deve ir para o seu prato. O que está ali é para ser escolhido. Passe os olhos pela mesa, escolha mentalmente o que você vai comer. Só então entre em ação.


3º Mandamento: o impulso é cego e péssimo conselheiro. Para planejar diante das tentações, almoçe um prato farto de saladas, alimentos que regulam o organismo, além de uma porção de carne e um carboidrato e faça uma refeição leve no início da noite, como uma fruta por exemplo. Se você for para ceia com fome, estará fortalecendo o impulso.


4º Mandamento: satisfazer-se não é empanturrar-se. Coloque no prato seus alimentos favoritos em porções demonstrativas, lembre-se essa não é a última ceia da sua vida.


5º Mandamento: Busque um outro prazer durante a ceia de Natal, além do peru e das sobremesas. Converse com alguém querido, dê atenção às pessoas, perceba a música, respire esta data.



Adaptado da internet pela Nutricionista Marilize Tamanini

www.saudeeprazer.com.br

44 comentários:

Anônimo disse...

Depois dos Kilos eliminados com certeza lembrarei que esta ceia de 2008, não será a ultima ceia da minha vida, mas a primeira de melhores dias!!! Um beijão e um excelente domingo!

Kat disse...

Engraçado, eu nunca fui de comer muito na ceia de Natal, não tenho o menor apreço por comidas de Natal, exceto pelo panetone na manhã seguinte. O problema são as festinhas antes do Natal.. já saí praticamente ilesa da primeira, espero que as demais sejam assim tb!

beijocas, suas dicas são sempre preciosas!

Anônimo disse...

Adorei!

Esses vou ter que imprimir para ler dia 24 (rsss)

Beijos

Danielle Balata disse...

Caracas.. esses 5 mandamentos são tão verdadeiros.. comemos a ceia como se fosse a ultima de nossa vida.. como o ser humano gordo só pensa besteira hehehe..

Beijos amiga.

Eddi disse...

Fantástica sua post Lu!!! São dicas simples mas de uma importância ímpar! Vai ser meu manual viu!!! Bjos e boa semana!!

M.P. disse...

São realmente óptimos mandamentos! E com certeza que me irei lembrar deles na altura...Depois de todo o esforço que tive penso que não me iria sentir satisfeita por arruinar tudo..é preciso lembrar que a satisfação que temos enquanto estamos a "enfartar" é apenas momentânea..Horas depois passa e vem a sensação de culpa...Não quero que isso aconteça..Comer com moderação é a chave! Grandes dicas ;)

Beijinho*

Anônimo disse...

Acredito que sou uma das poucas que não comemora o natal, e o apelo a mesa farta e agrande comilança de verdade não me atrai. Até porque no geral são servidos muito tarde e não consigo comer não...mas adorei muitíssimo seus mandamentos..a ah! obrigada por sua visita e volte sempre..

Lisa disse...

ola :)
Obrigada pela visita, vou linka-la e aproveitar as dicas...

beijinhos e resto de bom domingo

кιкα disse...

Oi!

Concordo plenamente e temos msm que encaixar isso nestas cabeças por vezes "ocas"!

Bom Domingo
Beijo Light
CC

Eddi disse...

Nossa Lu, acabei de ler seu recadinho...flor tenta avisar um pouco antes qdo vc vier, quem sabe a gente consegue marcar um super encontro!! Vai ser mt bacana!!! Bjos querida!!!

Paula disse...

Oi lu,

É pensar que é a ultima vez que o peru visitará sua casa é um absurdo ne?Bom, ainda se for so o peru tá bom, carne branca ...sem muita gordura.,...agora e as sobremesas?o porquinho assado?heheheh
Esse texto vai para a porta da geladeira para memorizar...rssss
beijao
bom domingo

Renata Alzuguir disse...

ADOREI O POST AMIGA...COM CERTEZA VOU SEGUI-LAS...E FOI TB DE GRANDE AJUDA PARA MUITAS PESSOAS!!!
PARA MIM PRINCIPALMENTE FOI!!!

BEIJOCAS

Lau. disse...

Olá, obrigada pelo carinho do seu comentario! é muuito importante ser saudavel por dentro,por fora e por espirito! Seus pequenos mandamentos, são curingas, obrigada por ajudar tantas pessoas!

beijos

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse...

Oi, esses mandamentos são tudo de bom nessa época!! vou copiar e ler no dia 24 e 31!!
Bjocas e boa semana!!

marcos disse...

Ola adorei as dicas, vou coloca-las em pratica neste ano. abçsss

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Ai nega...mentalizarei os mandamentos...talvez se eu começar agora...até o natal tudo dê certo...rsrsrrs!!!Beijocas!!!

Vânia Almeida disse...

Adoro natal, não só pelas comidinhas gostosas das tias e avós, mas pelo clima de paz, adoro enfeitar e decorara a ceia, a mesa de natal...mas tudo engorda!!!! rsrsrs
Boa semana pra vc querida e muito sucesso
Vânia do cuidando do corpo

Anastácia disse...

Adorei o texto, é muito util para pessoas que conseguem comer moderadamente e que por algum motivo estão com alguns quilinhos extras, mas eu sou comedora compulsiva e todas as ceias eu tento por isso em pratica mas na hora H as coisas desandam e acado comendo exageradamente.

Bjs e me visita (vou adorar)

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse...

Obrigada pelo carinho!!
boa semana

Dani disse...

Oi Lu!
Dicas ótimas as suas!!! Vamos ver se consigo segui-las! hehe
Agora uma perguntinha básica, se quiser me responder por email (daniela_mpp@hotmail.com)... aonde fica o seu consultório?? E você atende planos de saúde (Bradesco)?
Desculpe a invasão, mas gostaria muito de ser sua "paciente"!! rs
Beijos, ótima semana pra vc!

кιкα disse...

Bom dia querida!

Não, não tenho gatos, mas adoroooooo, os meus pais têm um que é um mimo! Eu só tenho passaros. O meu marido é alérgico ao pó e acaros e um gato lá em casa não seria boa ideia... :( mas adoro msm!

Boa Semana
Beijo Light
CC

Dani disse...

Mais uma vez amei seu post!!! Lu, vc sempre nos presenteia com coisas maravilhosas!!!!!
Passe lá no meu cantinho que deixei algo para vc!
Beijossssss e ótima semana!!!

Redescrobrindo-se disse...

Realmente...Mas o meu problema é mesmo a falta de opção na ceia.
Ninguém lembra dos vegetarianos.

Anônimo disse...

Vou seguir suas dicas, parar e pensar antes de agir, mas eu tenho uns aliados, as frutas, minha família tem mania de colocar frutas nos pratos salgados, eu não gosto, então não como.

Beijinhos

Anônimo disse...

Junto com a Dani, te indiquei para um prêmio, passa lá no meu blog...beijão

§ leilinha § disse...

. oi Lú, os conselhos são excelentes, colocá-los em prática é mais complicadinho para mi, mas tentarei lembrar deles, beijinhos mil. fique com DEUS.

§ leilinha § disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

bom dia minha querida xará ... rsrs ... eu estava realmente pensando neste lanchinho antes da ceia! mas acho q da pra comer todas as delicias, porem em quantidades menores! afinal, nossa força de vontade já está na dimuição da comida e acho q nao precisamos nos abster de tudo e sim ter mais moderação! lindos mandamentos .. aliás, são mais ensinamentos!!! beijinhos e boa semana!!!

Andréia disse...

Ótimas dicas .... alias pro ano todo neh hehehehe
Sabe que no Natal tem algumas comidas q nao me chamam atenção, uma delas é o tal do panetone...ainda bem neh

bjos e uma otima semana
Cuide-se

Anônimo disse...

passando para deixar um beijinho.

@line disse...

Amei o post!
O problema pra mim na ceia são os doces!
rs
Bjokas e boa semanaaa

Lau. disse...

oi querida, fiz uma nova matéria! sobre a peça curinga do guarda-roupa no verão!! o shorts!
beijão

disse...

lu..

fala isso de ceia de natal não, ontem o povo tava na casa de meu irmão falando da bendita e eu tentando dormir no quarto.. soh ouvia quero ver ninha reisitir a isso, quero ver ninha não comer meu fricassê... raapz devia chamaar ceia da resisitência à ninha e não natal
Só tinah coisas que eu gosto.

Diamante disse...

Oi, Lu! :D

Muito obrigada pelas dicas, flor!
Você tem toda razão!

E ah! ADOREI essas dicas para o natal! rsrsrs

Realmente é difícil se controlar em uma noite em que TUDO que tem na mesa é uma escolha a se pensar... rsrsrrsrs

Mas é incrível também como a reeducação alimentar vai bloqueando a sua gula por tudo... é como se você ficasse mais seletiva!! :D

É isso aí! Vou acompanhar seu blog, que já percebi que vai estar sempre repleto de incentivos e dicas legais!!

Beijão! :*

Gilda disse...

Lu,amei as diquinhas,estou até me programando para a ceia de Natal,eu já estou a par do cardápio,então já sei o que realmente gosto e que quantidade eu poderei comer.
Obrigado por compartilhar conosco.

Beijokas e uma semana de sucesso pra nós!!!

Dani disse...

Oi Lu!
Vou ligar no seu consultório e me informar no Bradesco quanto ao reembolso, tomara que dê certo! ;)
Indiquei você a um prêmio no meu blog, veja lá! Beijos

Silvana França disse...

Olá Lu!!! te indiquei para o prêmio Dardos, dá uma passadinha lá no meu blog e veja!!!
bjuss light

Anny disse...

oi que dicas boas que vc postou, gostei mesmo.E no mais tudo bem com vc, espero que sim,passa no meu cantinho to com saúdades.

beijos

Unknown disse...

Oi Lu ótimas dicas, geralmente no final do ano seja na ceia de natal ou em confraternizações as pessoas comem como se nunca tivessem comido, é tão estranho!! Na minha família mesmo minha avó fazia uma mesa só de doces e uma só de salgados e assim eles eram alternados hora doce, hora salgado kkkk até todo mundo passar mal. Ai só de lembrar disso me dá uma coisa lá dentro do peito, só sei que nunca mais quero passar por isso!! Bjos linda e obrigada pelo carinho e pela ajuda.

Regiane disse...

Otimo post!!!!! Vou imprimir para para colocar em prática nesse natal!
Beijos.

Anônimo disse...

OI,
adorei as dicas, e vou tentar seguir =P

bjs e está adicionada! ;)

...Gabi disse...

O bate papo e a regra mais facil de se cumprir, mas pra quem quer emagrecer...e haja sacrificios...e como cachorro na frente de uma vitrine de galetos( eita que exagerei) mas e isso
um beijo pra voce

Anselmo disse...

Bem vou precisar destes mandamentos, já estou a interiorizar...!

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br