quinta-feira, 2 de outubro de 2008





PERCEBENDO

Tenho passeado pelos blogs , e me deparo com situações onde há muita cobrança em relação aos próprios comportamentos e falhas pessoais.

Percebendo essa realidade,vejo a necessidade de retomar algumas questões de extrema importância no processo de emagrecimento.

Somos humanos, portantos passíveis de erros. Caímos, tropeçamos, desequibramos , falhamos, e sendo assim, é imprencindível que modifiquemos com urgência esse olhar para com nós mesmos, nosso corpo, nossa reeducação alimentar.

Que perfeição é essa que buscamos? Será que é possível fazer dietas tão certinhas? Qual seria o principal objetivo dessa situação?

Vejam, eu quero errar,eu quero tropeçar, pois isso me dá completa noção de que eu posso levantar, posso modificar, e que tenho controle sobre minhas ações.

Quando almejamos a perfeição, aí sim perdemos o controle sobre nós, pois nosso corpo nos trai e nos mostra que a rigidez não funciona, não combina com humanos.

Eu quero ser feliz, e essa é minha meta principal - SER FELIZ!

O peso deve ser descarregado, descartado a medida que possamos dar conta do buraco que vai ficar aberto em nós quando diminuirmos a comida, e se não soubermos ser flexíveis, rir de nossos deslizes, e ter condições de novamente se equilibrar, a tendência é preencher o buraco de novo, e a comida é o meio mais rápido para esse fim.

Vamos tentar ser feliz? Vamos cair para que possamos experimentar o que é se levantar, olhar para os sapos que engolimos o tempo todo e colocar para fora, olhar nossos medos,resolver nossas pendências.

Ação, esse é o caminho.

Desenvolver estratégias para alcançar nossos objetivos, organizar algumas rotinas, ter uma dispensa e geladeira magra, crer e agir verdadeiramente em busca da nossa felicidade, e o corpo faz parte disso sim, desde que as mudanças sejam inscritas em nós de forma equilibrada e saudável, tirando o peso que nós autorizamos a se abrigar no nosso corpo, quando comemos.

Mudar é antes de tudo, se respeitar, se aceitar.

Então que cobrança é essa que busca a perfeição?


Luciana Kotaka
Psicóloga


35 comentários:

http://www.priemforma.com disse...

Perfeito amiga!
Adorei como sempre o q escreveu...
Eu estou trabalahndo muito pra tentar me libertar disso!bjks
Ah vai ver as fotinhos do disney on Ice!

Anônimo disse...

Adorei esse post que veio em boa hora! Acho que preciso mesmo ser mais flexível (sem abrir mão da disciplina diária) ou seja, ser flexível ao avaliar os resultados, os processos, e caprichar nas ações necessárias!

Beijos e obrigada!

Fabi Sereia disse...

Hum, simplesmente perfeito!!é isso mesmo que eu sinto, não fico me cobrando o tempo todo.Claro, não posso descuidar, senão acontece o que estou passando agorade volta aos 70....mas neura tb não vale!!
ótimo text! Abraços!

Dani Cinderela disse...

Luciana..obrigada pela visita e por ter este blog perfeito!!!

excelente o que vc disse sobre esta cobrança pessoal, sobre os erros e deslizes que cometemos...mesmo sem ser profissional como vc, sempre encarei desta forma e minha reeducação alimentar prima por este caminho...: sem restrições malucas, com metas pequenas e que posso alcançar mesmo com erros que vou cometer, e sendo feliz a cada dia do jeito que sou!

já te linkei amiga...apareça sempre ......eu estarei no seu pé...heheh

beijos e saúde!!!

Danielle Balata disse...

Pronto..
Achar o caminho certo, vamos todos encontrar, mas eu acho que somos humanos sim, e por isso vamos cair muitas vezes ainda.. mas cada queda vai ser bom para que ao levantarmos deixarmos logo ali no chão o que nos derrubou..

Perfeito..

Beijos

Anônimo disse...

Muito bom, adorei! Eu já aprendi a me aceitar, claro que as vezes fica chateada com um outro detalhe, mas logo passa. Hehehe... Bjokas e ótimo final de semana pra vc! =***´s

Anabela disse...

Querida Luciana,

É tão mais fácil quando acordamos para essa realidade e paramos de nos exigir a quase perfeição...
Amei o post. Mais uma vez, fez-me pensar!
Beijo de carinho

Jam disse...

acho que vc disse tudo luciana. muito legal o post. bjos

§ leilinha § disse...

oi Luciana, adorei ter sido visitada por você, ainda tenho pouquíssimas amigas blogueiras (para ser mais precisa 6 contando com vc).

obrigada pelo toque e incentivo com o pilates, quero fazer minha inscrição segunda-feira.

excelente final de semana.

p.s.: acabei de colocar no meu blog uma foto de antes e depois.

fique com DEUS.

LucíliaLins disse...

Oi Lu,td bem?
amiga que post maravilhoso!!!
sabe,as vezes antes de ter blog,conhecer blogs,me sentia assim o tempo todo,triste por eu mesmo estar o tempo todo me cobrando e me recriminando.
adorei conhecer este espaço,e pode contar que voltarei mais vezes p aprender um pouco mais!!!
mil bjinhos
obrigada!

Drika disse...

Esse é um defeito meu. Eu me cobro demais e acho que tenho que ser perfeita em tudo. Me sinto mal com isso. Espero poder melhorar.
Bjs e ótimo final de semana.

Andy disse...

Obrigada pela visita, gostei muito daqui e já virei freguesa...hehehe
Cobranças, cobranças e cobranças... tudo bem,admito não me aceito como estou e tampouco consigo me enxergar assim, comportamento que sei que preciso mudar.Detalhe: Você caiu do céu...
Venha o quanto quiser me visitar tá?
bjaum

Dani disse...

Nooooossa!!! Amei esse post! Principalmente pq já me deparei com essas situações de cobrança. Mas...graças ao bom Deus, as pessoas evoluem e aprendem a mudar de comportamento mesmo que seja a custa dos erros...
Parabéns Luciana! Você sempre sabe exatamente o que nos escrever!
Tenha um ótimo fim-de-semana!
Beijinhos!

Ale disse...

Nossa tudo que vc falou fez muuuiiitoo sentido pra mim... eu busco ser feliz mas fico colocando meu emagrecimento e um corpo perfeito como sendo isso e não é.. primeira vem a saude e consciencia realmente isso me fez pensar!!!
Comer saudavelmente sim mas sem tantas cobranças e punições acho que era isso que eu precisa ouvir ou melhor ler!!! bjs

Anônimo disse...

Luciana, muito obrigada sempre!

Sabe que estou procurando terapia (no convênio) mas queria mesmo era me tratar contigo!

Vou ver se consigo no próximo ano!

Beijos e obrigada mesmo!

LucíliaLins disse...

Olá Lu!!!
Querida,mais uma vez obrigada por sua força e orientações...quero aproveitar ao máximo tudo que vc nos trouxer.Quero compartilhar com vc,que cheguei à conclusão que por duas vezes cheguei a ganhar tanto peso,por causa das emoções,e principalmente no período da TPM,é uma semana difícil p mim(fadiga,depressão,fome,vontade de =doces)hj,graças a Deus,e a tudo que estou conhecendo,estou conseguindo ter mais controle...antes,ficava triste,devorava tudo,ficava triste,comia mais,ficava triste e...continuava comendo e triste o mês inteiro até chegar a próxima TPM...agora,não vou tentando driblar,me alimentando corretamente,buscando estratégias p a vontade de doces,mas quando tenho vontade e fome de algo,como(ontem foi assim,parece que nada do que eu comese na RA,saciava minha fome,então comi pizza e tomei sorvete!!!),mas hj,tenho consciência que foi um momento,e que minha rotina diária é melhor quando mais saudável,em todos os aspectos!!!
amiga,mil bjus,
Fika com Deus

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Seus posts são bons mesmo!! Eu me exijo muito, quero sempre muito d mim, emagreci mas n me vejo magra...só vejo gorduras aqu e ali...isso n é legal...preciso ser feliz c o corpo q tenho e me aceitar...!!Um passo já dei q foi reconhecer estas neuras q tenho, mas mudar...é tão dificil mudar essa cabeça obesa q eu tenho...!! Pq tenho muito medo d engordar e já cheguei ao cumulo d pensar q poderia emagrecer bastante p fazer um estoque negativo...caso eu engordasse ainda estaria abaixo da meta...isso é coisa d anorexico né?? Pensei nisso durante 2 semanas e deletei da minah cabeça...n posso pensar assim senão vou adoecer e isso n quero d forma alguma!! Ai Dra. pq é tão dificil pensar magro???Beijocas de sua fã neurotica...rsrrsr!!!

**Má** disse...

Oi querida... risos não sei se andei sumida, acho que me atrapalhei mesmo e não consegui visitar todo mundo... correria é isso aí... Gostei muito do seu post, tenho tentado encarar com bom humor minhas falhas, mas sem fazer disso uma regra... A disciplina tem que existir, mas radicalizar é complicado... Um grande beijo e uma ótima semana...

Miss Blueberry disse...

Olá! Nossa, adorei esse post. Posso colocar um trecho dele no meu próximo post?

Sabe, eu às vezes acho de forma contrária: eu me justifico bastante, passo bastante a mão na minha própria cabeça. Tipo: "ah, eu comi mal, mas tbm eu estava muito nervosa". Isso tbm não é bom, claro.

Um beijo, td de bom.

Flor Esbelta disse...

Querida
Esse post foi feito para mim. Principalmente pq hj foi o primeiro dia que dei uma escorregada na RA. Nao foi muito gde, mas eu estou aqui me punindo por ter ultrapassado os pontos.
Eh muito dificil ter uma cabeca perfeccionista, ne? Credo!
Adoro o seu blog!
Vou linkar p/ voltar sempre aqui. :-)
beijos

Flavinha disse...

OI Lú!!! é com muito orgulho q digo SEJA MUITO BEM VINDA ao meu humilde blog.

Nossa vc simplesmente conseguir colocar em palavras tudo aquilo q penso sobre emagrecimento.rsssss dá vontade de copiar e colar no blog rssssssssss.

Bem Lú eu deixei de tomar remédios contraceptivos para engravidar (é um sonho meu e do meu esposo)estamos com 29 aninhos acho q já está na hora né.

Enquanto não fico grávida vou cuidando de dar uma boa emagracida mas com método saudável estou fazendo a Dieta dos Pontos onde não corto nenhum grupo alimentar.

HOje estou com 1,68- 71kg meu auge foi 75 kg sempre fui do tipo magro pesava em torno d 57-58-59 casei em 2004 e já engordei tudo isso.Mas estou voltando aos eixos.

Meu objetivo??Perder peso sim (d modo saudável) e aprender a comer desejo ter uma gravidez boa pretendo fazer uma malhação neste tempo (faço academia deste os meus 15 anos,mas nao levava a sério-hj faço de 2 a 6 por 2 horas,e tem sido super prazeroso).

Amiga tem algumas coisas q temo,mas não contamos para ninguem apenas aqui no blog conto (por causa das cobranças)meu esposo tem varicoceles mas não sabemos do problema,aliás,nem sabemos se ele tem problema.

Na verdade esse é um assunto q causa muita ansiedade né,parei d toamar remédios deste 16-06 venho menstruação para mim bem certinho a partir d agora se atrasar vou começar a me preocupar....aiiiiiiii escrevi d mais né perdoe-me.

grande bjo vou t linkar tá bjinhos

LucíliaLins disse...

Oi Lu,td bem?
Vim agradecer seu carinho e atenção,brigadaaaaaaa!!!!
Olha só,amei a dica sobre homeopatia e,ainda esta semana vou ver isso sim!
mil bjus,e uma ótima semana p vc linda!

ge 40 graus disse...

Obrigada pela visita e elogios!! Estou tentando linkar seu blog mas não consigo, fico irritada com essas limitações mas vou tentar até conseguir!! Muito bacana seus posts, bjs, Ge.

força na peruca... disse...

Oláaaaaa!! obrigada pela força..mesmoooo!! adorei o blog..parabéns pela inicativa!! vou memso fazer oq vc me recomendou..procurar um psicólogo!! Realmente preciso disso!! um grande bjo!! estou linkando seu blog para visitar sempre ok? bjos

Cris disse...

Oi, Luciana! Passei para te conhecer! Bjs e uma boa semana.
Cris

**Má** disse...

Concordo com vc que todo radicalizmo é prenuncio de fracasso... E como queremos a vitória, temos que aprender a nos conhecer e entender nosso limite... Beijinhos...

Juuu disse...

Boaaaaaaaaaa Lu!!!
Eu quero eh ser feliiiiiiiiiiiiz!
beijao

§ leilinha § disse...

.
como foi seu final de semana? espero que bem.
.
passei fazendo visitinha.
.
excelente semana pra vc e sua família.
.
fique com DEUS.

Anônimo disse...

"amei o texto"...caiu como uma luva pra mim!
obrigadinha pela visita no meu blog!

linkei vc ..pra ter acesso ao teu blog mais facil!

bjão

Conquistando Sonhos disse...

Ação, disse tudo. O unico problema é que para toda conquista tem um preço, eu fiz um post sobre o preço da conquista!!

Para tudo temos q pagar um preço e por esse motivo existem pessoas que param no tempo!

BEijos no ♥

Dali disse...

Adorei seu blog!!
Vou colocar um link lá no meu blog!
Mil beijos e boa semana!
(ah, fiz um post inteiro só sobre nossos queridos gatos!)

Quety disse...

que lindo tudo!
muitas verdades...
exigimos-nos demais e , por muitas vezes ser impossível atingir o que estipulamos para nós mesmas, acabamos por desanimar perdendo ainda, tudo o que havíamos conquistado...
beijos

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa disse...

Luciana, perfeito esse comentário! Só podia vir mesmo de alguém que entende tanto de comportamento...Obrigada!