domingo, 19 de outubro de 2008


Transtorno Compulsivo Alimentar Periódico


Como o próprio nome diz, trata-se de um comportamento alimentar compulsivo, onde ocorre um impulso incontrolável de se comer muito, sem escolher o que, mas com uma nescessidade de se ingerir rapidamente muita comida, chegando a 10.000 calorias de uma vez só.


Esses episódios ocorrem normalmente às escondidas, pois a pessoa tem vergonha e sente muita culpa por se deixar levar por esse comportamento.


É perturbadora a sensação de falta de controle que ocorre nesses momentos, e a impotência que gera na sequência do ataque.

Esses episódios de compulsão podem ocorrer por diversos motivos, das quais cada indivíduo terá sua história pessoal que determinará esse comportamento, mas sejam elas quais forem, a nescessidade de se compensar essas situações, estão presentes na grande maioria dos casos relatados.

Alguns fatores físicos ,psíquicos e sócio culturais podem ser os disparadores desse processo, juntos ou separadamente.

Para se fechar um diagnóstico do TCAP, eles devem ocorrer pelo menos duas vezes na semana, por um período mínimo de seis meses, e contando com alguns critérios abaixo:



- Comer muito mais rápido do que o normal;

- Falta de controle no momento do episódio;


- Comer até sentir-se mal, empanturado;


-Sentir-se deprimido e culpado logo após o acontecido;

- Ingerir grandes quantidades de comida mesmo sem fome;

- Comer sozinho por sentir vergonha;


- Sentir repulsa de si mesma e angústia crescente.


Mas existe tratamento para esse tipo de comportamento, que compreende uma equipe multidisciplinar como: psicólogo, nutricionista, psiquiatra, entre outros que forem nescessários.

É de extrema importância de que no trabalho terapêutico, o sujeito tome conhecimento do porque se desencadeia sua compulsão, os sentimentos presentes, junto com a auto conhecimento e elevação da auto estima.


Cuidado porém para o seguinte: Nem todo comilão é um comedor compulsivo!



Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica



31 comentários:

Dani disse...

Oi Luciana! Eu acho que já fui compulsiva...ou então passei por períodos de compulsão... Isso pode acontecer??? Mas hoje já me sinto liberta disso... Hoje me sinto mais centrada em relação a meus sentimentos, em relação aos problemas e situações que não dependem apenas de mim para serem resolvidos... sendo assim, me sinto mais segura com relação à comida...
Lendo hoje esse seu texto me identifiquei com um período da minha vida, porém um período que ficou pra tras...
Ótima semana!

Danny disse...

Oi, obrigada por sua visita em meu blog, gostei no seu blog, preciso emagrecer mas não consigo, na verdade não sou gorda, tenho 1:50 de altura e 50 kg, mas por conta da gravidez minha barriga ficou flácida, vc acha que estou gordinha??? Como faço pra emgracer? Sou muito ansiosa. Bjs e seja sempre bem vinda em meu blog!

Anônimo disse...

Olá Luciana, acho que já passei por algumas complusões, mas não cheguei a ter esse transtorno. Às vezes tinha uma vontade incontrolável de devorar um pacote de biscoitos recheado, comia e não me sentia mal, acontecia sempre nos sábados à tarde quando ficava sozinha com a TV....

Agora isso já não acontece mais, quando dá a vontade, como uma fruta e vou ler meu livro, passa rapidinho.


Beijinhos e obrigada pelas informações

ge 40 graus disse...

OI Luciana, infelizmente me identifico completamente com o transtorno do comer compulsivo, já fiz terapia por mais de 15 anos, frequentei o grupo de comedores compulsivos, já fiz de tudo e o problema continua, às vezes acontece com mais frequência e noutras fica sob controle, é muito difícil viver assim, ainda mais que em agosto eu estava com 70 kg e em setembro já havia mudado para 76,5, dá desânimo, dá um sentimento de impotência insuportável e um não saber o que fazer.... beijos, Ge.

Anselmo disse...

Olá Luciana, tem toda a razão no que escreveu, eu antes era assim também, mais quando era criança do que propriamente agora. Nunca tive acompanhamento de psicologos, pediatras ou outros...mas as vezes dava-me uma coisinha dessas e devorava tudo o que encontrava pela frente, mais devido às reacções sociais, aqueles comentários que as pessoas fazem e que nós não gostamos...mas em criança quem é que percebe isso? Agora é correr atrás do prejuizo...é duro, mas é a realidade! Beijos.

Anônimo disse...

Oi Luciana!!! Por coincidência, eu atualizei meu blog ontem e o tema é bem próximo do que vc escreveu!!! Esse tipo de comportamento é perigoso e tão sério quanto a obesidade, n]ao é? então, eu escrevi sobre isso! Dá uma olhada lá depois!!! Fica com DEUS!!! BEIJOSSSSSSS!!! =D

Anônimo disse...

Ah, esqueci de dizer!!! É incrível como as pessoas confundem o gordinho com o compulsivo!!! Muitas pessoas acham que, necessariamente, o gordinho é o compulsivo!!! Eu por exemplo, como regularmente, nos horários corretos, na quantidade correta e ainda assim sou gordinha... Em processo de emagrecimento, mas gordinha... Mas quando alguém me julga, SEMPRE perguntam: vc deve comer um monte de besteiras, né??? mas NÃO COMO!!! MInha genética é que é bem ingrata comigo!!! Como as pessoas julgam sem se informar, não é???
Beijossssssss!!! Adorei o post!

vani disse...

Oi Luciana, gostei muito do teu blog já li tudinho vou ficar vindo sempre é de grande ajuda
beijos

Vou te mandar um email tá!

Caixinha Slim da Ci disse...

OOi Lu.. aaiaiaia.. pior do que isso, depois de fazer tudo isso, ainda corro pro banheiro pra 'tentar' vomitar tudo.. é uma sensação incontrolavel, horrivel... é meio que vicio sei la.. agora eu estou tentando parar com essas coisas, nossa.. reparei que minha mão está muito machucada, por causa do atrito com os dentes, aaaaaaaaaaiiaiaia...

Danielle Balata disse...

Olhando por esse lado.. eu achava que tinha compulsão.. mas ainda bem que o meu caso não é tão pesado assim.. seria mais uma gula mesmo.

Beijos

Mais que vencedora disse...

obrigada pela visita é mesmo uma grande emoção casar os filhos, é o ultimo,ufá.
Vc tbm terás essa alegria.

bjs

Anabela disse...

Oi querida!
Já passei por aí....fui medicada , encaminhada, e consegui controlar!
É horrivel!!
Procuro levar meu irmão a tentar o mesmo caminho, pois ele é compulsivo, mas não admite!! Prefere continuar na mesma!!
Beijos

§ leilinha § disse...

. oi Luciana, minha compulsão alimentar é mais aflorada perto da TPM, depois é mais tranquila, digo, menos difícil de controlar.
. obrigada pelo recadinho de hoje de manhã, ENTÃO, PESEI HOJE, 57,800KG, ISSO MESMO 57,800KG, não acreditei, comecei com 65,800kg, então hoje estou com MENOS OITO QUILOS DESDE O INÍCIO DA RA (30/07).
. estou radiante e queria muito compartilhar com vocês, amigas de blog, esse momento tão feliz, quando iniciei queria muito estar com 60kg no meu aniversário, que será daqui há dois dias (22/10) e consegui chegar com 57,800kg, é uma vitória pessoal muito desejada.
. obrigada pela companhia de sempre e pelo apoio, você Luciana e as demais meninas de bloglight têm sido fundamentais nesse processo, árduo, mas muito compensador quando o objetivo é alcançado.
. beijão.
. fique com DEUS.

Flavinha disse...

oi lú acredito sim q nem todo comilão é um comedor compulsivo porem acredito (posso estar errada) q há aí um linha muito tenue entre os dois não é mesmo?

Eu amo comer escondida chocolate acredita?? sei lá tem outro sabor cada um com suas manias né rss bjos

ge 40 graus disse...

Oi Luciana, uma terapeuta insistia que eu fosse a um psiquiatra, com certeza para tomar esses remédios. Só que tenho medo, nunca tomei nada para emagrecer, aliás não sou gorda, quando paro de comer compulsivamente, meu peso se adequa rapidamente, fico magra com facilidade. O problema é justamente comer caixas de chocolate até passar mal. Não fosse isso, minha alimentação é maravilhosa e o hábito do exercício sempre me acompanhou! Se voce souber de algum profissional muito bom que trabalhe com terapia no Rio de Janeiro direcionado à alimentação me indique por favor. Quem sabe? Apesar de eu estar cheia de terapeutas, são mais de 20 anos tentando e não encontrando quem me ajudasse efetivamente. Bjs, Ge.

sarah disse...

eu tenho isso... é muito difícil controlar. estava com o transtorno sob controle, hoje fecharia três semanas, mas hoje perdi o controle. sem motivo aparente, simplesmente eu não consegui resistir à vontade de comer tudo o que via pela frente, não via esperança nenhuma em continuar com nada, simplesmente queria desistir de tudo. agora me sinto sem chão, sem perspectiva, sem saber o que fazer. e pensando sempre, claro, na próxima coisa que vou comer...

Kamila disse...

Ai amiga, me preocupei...

as vezes posso ate comer uma caixa de bis sozinha, de uma vez, ou uma pizza inteira. Geralmente na tpm, ou quando estou sob muito estress.

Sera que me encaixo ??

Ai ai...

sarah disse...

quero agradecer o seu comentário, você me fez repensar a possibilidade de procurar ajuda. me sinto melhor agora, com vontade de levantar e seguir em frente. o seu incentivo foi importante. muito obrigada. :)

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Ai Lu, o post tá tudo d bom...já tive muitos ataques d gula...daqueles d só comer e nem saber do q se tratava...rsrsrs...estão ficando mais espassos, e espero pelo momento q n aconteçam masi q n quero...!!!!Mil beijocas!!

Anônimo disse...

Oi Lu! Vim visitar o seu blog e o que encontro? Exatamente o meu diagnóstico...rs
Nem todo gordo é compulsivo, claro. Mas a própria obesidade já é considerada como um fator que contribui para o desenvolvimento do TCAP. Ou seja, é uma bola de neve!

Depois de milhares de dietas frustradas, só estou conseguindo emagrecer depois que assumi a compulsão e comecei a me tratar em vez de só querer emagrecer. Fazer esse diagnóstico é muito importante.

Gostei muito da abordagem do seu blog, em breve seremos colegas de profissão..rs
Vou te linkar pra poder visitar sempre, ok? E volte sempre no meu :)

Bjim!
Nanda
Escreva e Emagreça

Anônimo disse...

Ai Lu, parece que esse texto foi feito pra mim.
Sou tudo isso que se lê aí. Mas tenho fé que vou me curar.

Anônimo disse...

Sim, Sim, Sim!!! Já pensei sim!!! O organismo começa a economizar ao invés de queimar, quando comemos muito pouco!!! Fico atenta a isso!!! É um engano pensar q comer uma folha de alface, emagrece... Emagrece de primeira, mas trás uma série de problemas e depois, estabiliza o peso, se não engordar!!! Ah grande verdade, é que nosso corpo é uma máquina muiiiiiiiiito complexa e que temos muito o que aprender sobre ele ainda!!! =D
Fica com DEUS e obrigada pela visita!!! beijossssssss!!!

ge 40 graus disse...

Luciana, obrigada pela atenção, surpreendentemente mesmo com a lambança dos últimos dias, consegui emagrecer 1 quilo e cem gramas!!!! Incrível!!! Enquanto não encontro um terapeuta continuo fazendo acupuntura 2 vezes por semana, está me ajudando bastante! Bjs, Ge.

ge 40 graus disse...

Luciana, rapidinho, só para dizer que estou fazendo a auricoloterapia também, ele sempre coloca as sementinhas na minha orelha no final da sessão de acupuntura. Na segunda feira acho que foi o que me fez voltar a mim, senão teria continuado no estado de jaca total, bjs, Ge.

§ leilinha § disse...

. oiiiiiiiiiiiii minha amiga querida! Tenho tido contato há pouquíssimo tempo com minhas amigas de bloglight, mas já sinto como se a conhecessem há anos, como se fossem amigas de infância, isso porque fico ansiosa todas as manhãs para vir aqui saber de vocês e contar um pouquinho sobre mim, e faço isso mais com vocês do que com minhas amigas de ‘carne e osso’.

. hoje é um dia muitoooooooo especial para mi, estou completando 32 anos de idade, estou muito feliz, tanto pelo dia em si (adoro comemorar aniversário, significa que DEUS me deixou ficar mais um ano aqui entre meus entes queridos) quanto pela conquista em termos de RA (veja o resumo no meu post de hoje).

. quero muito agradecer a você hoje o apoio até aqui, e pedir para que continuemos amigas desde sempre. beijinhos mil.

. Fique com DEUS.

p.s.: segue firme hein!!!

Flavinha disse...

Lú muito obrigada pela atenção cheguei ler o e mail para o meu esposo adorei já consegui o livro bjão

Emagrecendo disse...

Olá, Luciana acompanho seu blog e li sua reportagem na revista e gostei muito. Estou com muita dificuldade em emagrecer e gostaria de saber se vc pode de alguma forma me ajudar. A sua terapia é só presencial ou pode ser feita virtualmente. Você poderia me atender virtualmente. Há possibilidade de dar certo esse tipo de acompanhamento.Estou quase desesperada pq estou fazendo dieta do vigilantes do peso e não consigo emagrecer.
Fico aguardando retorno.

Obrigada pela atenção.
Muito sucesso para você!!!
Beijos.

disse...

Lú ando uma BOA COMEDORA, mas não chego a este ponto.
Não como pq estou descontrolada, mas sim por falta de verginha na cara.
O pior é q sempre como para me sentir bem.
Isso está acarretando gorduras em minha barriga e quadris...rsrsrs
Melhorar sempre, e eh isso q pretendo fazer!
Um gde beijo

Débora Almeida disse...

Olá... Luciana... passei por aqui para repor as energias... muito bom o post sobre compulsão... Você tem como me indicar um livro sobre o assunto? sucesso Bjos Dé

Débora Almeida disse...

Olá Lu, Não trabalho na aréa, estudo nutrição e tenho passado por algumas compulsão, por isso que estou procurando sabaer mais sobre o assunto. Muito obrigada pela dica... sucesso bom final de semana bjos Dé

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br