quinta-feira, 23 de abril de 2009

O peso ideal é aquele que se sente bem ...

.



Perder peso hoje se tornou o foco de muitos jovens e adultos, que insatisfeitos com o peso e contorno corporal saem em busca de soluções para enfrentar esse problema.


Nessa batalha contra o peso, precisamos lembrar de traçar parâmetros reais, levando em consideração a idade, altura, entre outros fatores que podem determinar o não a perda de peso.


Como vivemos em um país onde a valorização do corpo magro é cultuada, perdemos o referencial do que seria ou não adequado e saudável para usarmos como meta.


Determinamos valores irreais e sacrificantes , sem termos informações adequadas , o que leva o corpo responder a esse ataque, freando a perda de peso.


Esse processo gera decepção, indignação em muitas pessoas, mas se formos realizar um levantamento, iremos verificar que na grande parte dessa população, os regimes estão sendo realizados sem orientação de um profissional capacitado, o que leva a efeitos sanfonas, e um desistímulo muito grande.


Outro fator que está inserido nesse contexto, é a falta de percepção quanto as emoções determinam esse processo. Cuidar do corpo significa olhar para o que sentimos ,o que nos auxilia a buscar nossos objetivos, como também podem nos levar a sabotar os mesmos.


Podemos concluir que a busca por um peso adequado e saudável vai depender das ações e implicações com que cada um vai ter nesse processo.


O importante é ter consciência de que temos limitações, que caímos nesse processo, mas que podemos levantar, continuar, e procurar ajuda, para esse projeto se torne efetivo.


Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Cutitiba - PR

32 comentários:

Bel disse...

Oiii luuuu... adoreiii a dica de hj....

bjs

Sofia Ramos! disse...

Bom dia Lu isso mesmo o peso ideal é aquele com o qual estamos saudáveis ( IMC) e com o qual nos sentimos bem.

Bjs!

Paula disse...

lu,
mais uma vez a cobrança das pessoas no controle do peso...nao é o que a vo fala, a mae fala, o namorado ou marido fala...mas aquele que nos olhamos no espelho e nos sentimos bem...
ja estive bem mais gordinha e me olhava no espelho e me sentia super bem...
estando saudavel, exames todos em dia...isso é o que vale...

bjos

Paula disse...

lu,
mais uma vez a cobrança das pessoas no controle do peso...nao é o que a vo fala, a mae fala, o namorado ou marido fala...mas aquele que nos olhamos no espelho e nos sentimos bem...
ja estive bem mais gordinha e me olhava no espelho e me sentia super bem...
estando saudavel, exames todos em dia...isso é o que vale...

bjos

Danielle Balata disse...

Perfeito.. as vezes a busca por uma corpo magro se torna tão obsessivo que as pessoas se esquecem que estão lidando com a saúde.. e se preocupam mais com a parte estetica da coisa.

Beijos

Drê disse...

Bom dia Lú!!Já dei uma arrumadinha em blog,agora está bom,não vou colocar mais nada senão vira uma escola de samba!!é justamente isso que acontee comigo Lú,qdo eu pesava 50-52,eu me sentia maravilhosa...hj com 57,nao cabe mais uma roupa minha em mim,como eu tenho o rsoto redondo,mostra mais forte ainda,em 1,60m,já imaginou...kkk,beijinhos

Gilda disse...

Pois é Lu,eu acho que na hora de emagrecer sempre vale o bom senso.
No meu caso eu posso pesar de 47 kilos á 58 kilos,só que com 58 kilos fico muito pesada,me sentindo gorda então a minha luta é chegar nos 48.
Mas como pesei este peso antes de ter filhos,vou analisar se realmente ficarei bem com estes 48.
Não acho legal seguirmos o padrão de beleza que a sociedade impõe,pois a nossa saúde poderia ser colocada em risco.
As pessoas tem que perceber que o corpo do artista nem sempre é recomendado pra elas,têm vários fatores em jogo.
Gosto das suas dicas porque são reais e de grande ajuda.

Beijos!!!

Juh disse...

oi minha querida Lu!!!

Pois é eu tenho um peso ideal e espero chegar até ele!!!:D
e a sua ajuda é preciosa porque você tem me ajudado muito!!!!:D
gosto muito de ti querida!!!

beijinhos

Juh

Dani disse...

O peso ideal é aquele em que os olhos não se incomodam de ver o corpo no espelho... Desde que tenhamos saúde, claro!
Como sempre, ótimo post!!
Beijosssssssss

♦Dora♦ disse...

Oi Luciana, brigada pelo comentário, principalmente os elogios. è muito importante pra mim ouvir esse tipo de coisa pra consegir reiniciar o processo e emagrecimento e ler blogs como o seu irão me ajudar bastante, com certeza.

Adorei o último post.

beijão

maria/andrea disse...

Oi Lu, é o que eu te falei ontem, se eu fosse seguir aquela regra que diz que o peso tem que ser 10 kilos menos, eu estaria OBESA, kkk.
Não me imagino com 42 kilos de jeito nehum.
Com 58, fico até bem, mas se emagrecer mais uns dois ou 3, ficarei bem e satisfeita.
Não vale fazer coisas absurdas, mas ainda hoje tem muita gente que faz sim, infelizmente...
Beijos.

Zizi disse...

Olá Lú!
EFETIVAÇÃO essa é a meta!
INFORMAÇÃO eis uma boa ferramenta!
obrigada amiga!
bjo

Myrtis disse...

Querida....Amei seu post....Muito bacana, e é realmente a verdade, A gente tem que sentir bem, isso é o que vale!!! Pra eu me sentir bem, faltam 10kg...rsrs e vc??? rsrs Bjim linda!!

Pâmy Franzen disse...

Oii Drª.

Adoreeii esse texto, com toda crtz mtas vezes desistimos pq queremos chegar a um peso absurdo com oq vamos fikr saudaveis...

bjO

Luka ;) disse...

Gostei.. ;*

Anônimo disse...

Ufffa, finalmente consegui voltar aqui no seu cantinho. Segundo meu IMC o peso saudável seria entre 47 e 63Kg, não me imagino nunca com um peso menor que 55 Kg, tanto que minha meta é 60, o que baixar disso é lucro, vou chegar até onde me sinto bem, não me importa o que os outros digam ou pensem.

Beijinhos, saudades.

desconhecida disse...

oie
temos q nos amar e nos gostar...eu n tenho me sentido bem com meu peso embora n esteja acima no meu imc,mas quero mudar isso
bjokas

nounouse disse...

Adorei os toques hj lu!! bjooo

Lugreen disse...

Olá Lu!

Concordo com vc!
Sem ajuda profissional, sem dar conta dos sentimentos e acima de tudo,respeitando nosso corpo, o sucesso, vira uma baita frustração!
Não dá para querer ser a fulana ou a ciclana, temos que querer sermos nós mesmas!

Otima dica!

bjks e shalom

Isa disse...

Obrigada pela dica!! beijinhos

Roberta Dias disse...

ܔܢܜܔEsTiVe aKi(๏̯͡๏)

::Tetê:: disse...

Oi Luciana! O que eu acho mais interessante é que na maioria das vezes em é o peso que incomoda, mas as formas do corpo. Tem gente com peso normal - um ou dois quilos acima - mas se não tem cintura definida acha que está gorda! Eu vejo lá onde faço hidro, por causa de culote avantajado, a mulherada se mata na esteira... Por que não faz uma ginástica localizada, ou massagem? O "povo" corre atrás de pesar "tantos quilos" e pronto! Obrigada, querida, pela visita! Bjks

Hanna disse...

Esses dias eu li numa revista (não lembro qual agora pois comprei 2 a Wonmans Healt e a Runners) que o nosso peso ideal é aquele onde existe uma sensação conforto que vc tem qdo vc faz alguma atividade física corriqueira como subir escadas ou fazer compras do mês no supermercado...

Eu definitivamente estou bem longe dessa sensação de conforto... rsrsrs

Adorei o post...

Beijos!

CARINE disse...

amiga, estou me sentindo péssima, paralisei, não consigo mais perder peso, não sei o que fazer, e pra piorar esta semana a tpm me ajudou a extrapolar mais, não segui minha ra não fui na hidro, não caminhei, estou me sentindo uma elefanta. me ajude.

vani disse...

Um peso saudavel e no qual nos sentimos bem, não padrões absurdos que determinam por ai, como sempre o seu blog tá show
beijos

Drê disse...

...é Lu,vc tem razão,eu fazer isso só por uns 3,4 dias,para ver se sinto falata da salada!!bjs

luana maria é: disse...

Que ÓTIMO ter achado esse blog. É um estímulo a essa minha batalha contra o peso. Você escreve muito bem, vou continuar vindo aqui! Beijinhos!

Marcia disse...

Querida Luciana, tudo bem?
Seu texto como sempre preciso e estimulante.
Concordo plenamente com suas palavras.
Um grande abraço e que DEUS a abençoe.

♦Dora♦ disse...

Pois é Luh, é preciso acreditar e agir de acordo com a nossa meta.
E vc já esteve acima do peso ou apenas ajuda² quem precisa perder peso?


;***

-Helô Helê- disse...

Fantástico!
Eu fico meio irritada com gente que fica apegada a numeros e perguntando o tempo todo "mas quantos quilos você emagreceu? Quantos quilos você quer pesar?"
Nem eu sei ainda. Vou emagrecendo e quando achar que está bom, que estou feliz e satisfeita, paro. O resto? Apenas números.

Bom final de semana!!!!

Ale disse...

oi estou de volta bjs

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br