terça-feira, 5 de março de 2013

Recuperando a tranquilidade e perdendo peso





Muitos são os fatores que levam ao estresse, e a forma com que cada um lida com as situações do dia a dia interfere de forma significativa, a dificuldade em dizer não, de respeitar os próprios limites são fatores geradores de estresse.

A palavra “estresse” significa “estar sob pressão”, entendendo que esse estado emocional está intimamente relacionado com a busca de cada indivíduo tem de se adaptar ,ajustar-se aos estímulos internos e externos, que contribui para a nossa sobrevivência.

Esse é um mecanismo é necessário e benéfico ao organismo, deixando-nos mais atentos diante de situações de perigo ou de dificuldades. O estresse também pode ser gerado em situações boas, como preparação para o casamento, uma promoção no trabalho, a vinda de um bebê.

Algumas situações como exemplo:
 
- pessoas que não são assertivas na hora de se comunicar, acabam não expondo que que sentem e depois passam os dias remoendo o que deveriam ter dito.

- não procrastinar, pois acaba gerando um ciclo vicioso, onde incomoda saber que ainda não fez e se desgasta por estar literalmente enrolando para resolver a questão em aberto.

- não respeitar seus próprios limites, pois devemos saber o momento de descansar, ouvir os sinais que o corpo nos envia. 

- não se sobrecarregar com tarefas que não pode dar conta, afinal temos que avaliar o que é possível ou não.
Enfim, aprender a lidar com os conflitos da vida, ecoar as angústias de forma a não se sobrecarregar de problemas, não levar para casa de forma que interfira na vida pessoal e familiar.

Você se identificou com alguma dessas situações?
Deixe seu comentário.

Um beijo
Luciana Kotaka


2 comentários:

Lola disse...

Oi Lu!
Eu tenho níveis de ansiedade. Quando estou triste, preocupada com algo, ansiosa por alguma notícia que me anime, etc...tendo a não comer. Mas quando é aquela ansiedade de alegria, de festa por chegar...aff! Descarrego no doce! rsrsrs
Bjs

Zica disse...

Oi Lu,

Me identifiquei muito com seu post. Eu sou daquelas pessoas que não falam as coisas na hora e depois ficam remoendo... sei que isso contribui com meu stress e ansiedade.

Beijos.