sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que faz o emagrecimento acontecer

bv
Esse assunto é sempre cercado de muita polêmica, em função da publicidade excessiva em torno da perda de peso.

Mas existem dados concretos que vivenciamos na prática clínica sobre esse assunto:

Quando encaramos o emagrecimento como ganho e não como perda
Mas como isso podem se perguntar? Emagrecer faz parte de um processo de novas aquisições comportamentais, tanto práticas como forma de comer corretamente e o que ingerir, como também emocionais, que são formas de lidar com suas angústias,ansiedade, enfim, formas que a levam comer como forma de compensação.

Mudanças internas e não só corporais
Nossa vida é muito complexa, temos relações profissionais, familiares, amigos, enfim, mudar significa adquirir novos comportamento e viver bem com todas situações que envolvem nossa vida, e não só com nosso corpo, afinal, estar infeliz no seu emprego e engolir sapos por não conseguir impor respeito a sua pessoa , também contribui para aumentar sua tristeza levando a uma maior tendência a comer em excesso.

Falar o que sente
Hum, como é frequente essas queixas…. temos medo de expressar o que sentimos, nos colocar, defender, falar sobre nosso desejo….Essa é uma questão de grande importância, que é presente em grande parte das pessoas com sobrepeso/obesidade. Aprender a dizer não quero, não posso, ou mesmo eu quero, eu vou, quando se é contrariada, é um enorme passo a ser conquistado.

Tolerar frustração
 Será que sabemos lidar com nossos limites? Um bom exemplo da dificuldade em lidar com a frustração é emagrecer de forma lenta e adequada. Buscamos a perda depeso rápida e de forma mágica, como se resolver a forma de lidar com nosso corpo e com nossas emoções fosse assim tão simples. A psicoterapia é um grande aliado nesse processo, para que possa obter recursos para lidar com os limites da vida e do seu corpo.

Capacidade de autonomia
Você consegue dar conta de você e do seu processo de emagrecimento? O quanto tem iniciativa de ir comprar seus alimentos, organizar sua alimentação para levar para o trabalho, ou mesmo, despreendimento para buscar realizar seus desejos projetos, enfim, buscar vivenciar situações de forma ser responsável por seus atos e consequências.

Vale refletir e identificar quais dos aspectos acima precisa ser alcançado, o que facilitará na busca de suas realizações.

Luciana Kotaka
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Transtornos Alimentares
Curitiba -PR

3 comentários:

Maria Reis disse...

Boa tarde!

Como é bom vir aqui e ler seu post e ver que estou no caminho certo, fiquei feliz e cheia de motivação para continuar, estou melhorando dia a dia, até a família já está aplaudindo as minhas mudanças, não só no corpo, mas em todos os sentidos de minha vida!!

Um grande abraço, tenha certeza que estás ajudando muita gente, msm que inconscientemente!! Obrigada!

Suzana disse...

Luciana,

Vou usar seu post como um manual, pois lendo atentamente, percebi que existem coisas que preciso mudar.

Muito bom !

Abraços
Suzana

Anônimo disse...

Oi Luciana!
Informações importantes. Encontrei um dos problemas graves que tenho, que é não falar. Essa falta de comunicação impossibilita as pessoas de nos ajudar,e isso gera descontrole e aumentando a necessidade de encontrar nos alimentos uma forma de amenizar uma situação. É triste!
Adorei o post.

bj e ótimo fim de semana!