quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Spray com mau cheiro promete controlar desejo por comida

A empresária britânica Alex Fontaine criou o spray Stink Yourself Slim depois de perceber que não conseguiu comer um prato em uma festa devido ao odor

Segundo pesquisa, pessoas comem 10% menos quando sentem cheiro ruim Foto: Getty Images
Segundo pesquisa, pessoas comem 10% menos quando sentem cheiro ruim
Foto: Getty Images
A solução para controlar seu desejo por alimentos calóricos pode estar em uma “fungada”. A empresária britânica Alex Fontaine inventou um spray com mau cheiro, chamado Stink Yourself Slim, que promete tirar o apetite e ajudar a emagrecer. Especialistas discordam da possível eficácia. Os dados são do jornal Daily Mail.

Alex, que viu seu peso subir de 60 kg para 82 kg em cinco anos, descobriu que o fedor era a única maneira de conter seu desejo por comida.  “Estava em um evento elegante, em que o jantar ia ser servido em uma tenda. Meu amigo e eu estávamos sentados do lado de fora. Então, fomos imediatamente atingidos por um cheiro nojento. Um dos pratos, uma espécie de ensopado, estava emitindo um odor desagradavelmente forte, que meu amigo e eu não conseguimos comer nem um pedaço”, contou.

Ela começou a procurar evidências de que o cheiro afeta o apetite e encontrou muitas informações na internet, incluindo que comemos cerca de 10% menos quando submetidos a um mau odor antes da refeição, o que levaria com o tempo à perda de cerca de 1 kg por semana. Alex entrou em contato com empresas de fragrâncias e encomendou algumas com que combinassem cheiros desagradáveis. Testou várias por meses até encontrar uma que considerou ideal.

“Toda vez em que me sentia tentada a comer alimentos ruins, dava uma fungada. A repulsa me deu aquele empurrão extra para dizer não. Ao longo dos próximos seis meses, perdi quase 10 kg. Sim, era lento, mas era prático e me sinto mais leve e melhor”. 
Laura Millar, do Daily Mail, decidiu testar. Pesa 75 kg e seu IMC (índice de massa corporal) indica sobrepeso. Comprou o frasco de 250 ml por £ 29,99 (cerca de R$ 110), que dura por dois a três meses. De acordo com as instruções, não se deve pulverizá-lo em público ou diretamente sobre a pele, cabelo ou roupa, porque leva um tempo para o cheiro desaparecer. O ideal é usá-lo em casa. Se precisar fazer isso em público, a dica é pulverizar em um lenço e guardá-lo em um recipiente, que deve ser aberto em um local afastado dos outros.  

“Na primeira noite, peguei a minha arma secreta e levei para uma festa com bebidas, canapés e petiscos. Testei pela primeira vez na rua, bem longe de multidões de pessoas. Imediatamente, virou meu estômago, tanto que eu não consegui falar por alguns minutos. Ele me colocou fora de todos os pensamentos de alimentos, saudáveis ​​ou não, por toda a noite.” Nos outros dias, cheirou apenas a tampa e já era o suficiente. “Um dia, esqueci o spray e acabei comendo metade de um doce e um punhado de batatas fritas no escritório. Eu me senti totalmente culpado e desesperadamente tentei me lembrar do cheiro, mas parece que minha memória nasal tinha esquecido.” De qualquer forma, até o fim da primeira semana, conseguiu eliminar 2 kg.

O professor Tim Jacob, especialista em ciência do cheiro da Faculdade de Biociências da Universidade de Cardiff, na Inglaterra, disse que 70 a 80% do sabor é relacionado ao cheiro. “Quando você tem um resfriado, por exemplo, você mal pode provar o que você está comendo. E, se alguma coisa cheira mal, evoluímos para não comê-lo, no caso que nos faz mal ou nos mata”. No entanto, afirma que os receptores de cheiro se acostumam em pouco tempo com o mau odor. “Em minha pesquisa, descobri que o ser humano se adaptar a cheiros ruins rapidamente. Acabamos desligando nossos sentidos para eles. É por isso que os patologistas podem, ao longo do tempo, conduzir confortavelmente autópsias ou cientistas forenses podem examinar cenas de assassinato”.

O especialista em perda de peso Louise Parker também não considera os resultados sustentáveis. “Para desfrutar da perda de peso duradoura e permanente, você tem que estabelecer hábitos que duram uma vida inteira”, acrescentou. Fora isso, lembrou que, se a pessoa tem muita vontade de comer, basta não usar o spray para se render à tentação.
 
 http://saude.terra.com.br/dietas/spray-com-mau-cheiro-promete-controlar-desejo-por-comida,d4f678458c232410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: