quarta-feira, 26 de junho de 2013

Excesso de açúcar pode causar insuficiência cardíaca, diz estudo

Molécula de glicose pode ser formada por alimentação rica em amido Foto: Getty Images
Molécula de glicose pode ser formada por alimentação rica em amido
Foto: Getty Images
O consumo excessivo de açúcar pode causar insuficiência cardíaca, de acordo com um estudo feito por pesquisadores do University of Texas Health Science Center. Uma única molécula pequena de glicose, obtida pela alimentação rica em amido, pode causar estresse ao coração, alterar as proteínas musculares e induzir o baixo bombeamento de sangue.

A insuficiência cardíaca mata 5 milhões de americanos por ano, de acordo com o Centers for Disease Control. A taxa de sobrevivência de um ano após o diagnóstico é de 50% e existem 550 mil novos pacientes nos Estados Unidos com diagnóstico de insuficiência cardíaca a cada ano.

"O tratamento é difícil. Médicos podem dar diuréticos para controle de fluído, e inibidores para reduzir o estresse sobre o coração e deixá-lo bombear mais economicamente", disse Heinrich Taegtmeyer, líder da pesquisa e professor de cardiologia da Faculdade de Medicina UTHealth. "Mas ainda temos estatísticas terríveis e nenhum novo tratamento nos últimos 20 anos", acrescentou.

"Quando o músculo cardíaco já está estressado por pressão alta ou outras doenças e, em seguida, lida com excesso de glicose, o problema piora", disse Taegtmeyer. Duas drogas, a rapamicina (um imunossupressor) e metformina (um medicamento para diabetes) interromperam a formação da molécula e melhoraram o poder cardíaco em estudos feitos com animais de pequeno porte.

 http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/excesso-de-acucar-pode-causar-insuficiencia-cardiaca-diz-estudo,3452f1e8ce74f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Nenhum comentário: