segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Causas do perfeccionismo e a obesidade






Comer é uma necessidade biológica, e só nós podemos nos satisfazer. Como é uma atividade pessoal, escolhemos o local aonde iremos fazer essa comilança.
Aí vem o perigo, pois escolhemos o local para deixar escapar o controle que tanto lutamos para manter a sete chaves.
Podemos verificar algumas causas que levam as pessoas se portarem de forma perfeccionista:


1- Tudo ou nada – Ou faço certinho ou não faço. Então tenho que fazer academia todos os dias das 18h00min ás 20h00min, ou não faço. Claro que essa necessidade de fazer tudo certinho, perfeito, vai estourar em qualquer momento. E aí a comida vira o prato principal nesse momento.


2- Não pensar muito em você – Vive fazendo coisas ,não sobra tempo para pensar no investimento que tem que fazer no seu relacionamento afetivo. O namorado ou marido não está sendo legal contigo, mas vai se enchendo de projetos e trabalhos a ponto de não pensar em mais nada. Lógico que nesses momentos, fica beliscando alguma coisa sem perceber, por pura insatisfação ou ansiedade.


3- Perfeita – Elabora um projeto, e dá tudo de si para dar certíssimo. Quando isso não acontece, se frustra tanto, que acaba atacando a comida de forma descontrolada.


4- Medo do fracasso - Você sabe de sua competência, recebe uma proposta de trabalho, e diante desta nova situação, fica morrendo de medo. O medo do fracasso é tão forte, que se sente compelida a comer compulsivamente.


5- Necessidade de ser aceita por todos – Sempre boazinha, tentando agradar a todos, e quando não consegue, esses sentimentos geram raiva, frustração, ansiedade e até depressão, e chega um momento que a necessidade de liberar esses sentimentos reprimidos, acaba sendo por meio da comida, pelo álcool ou até mesmo as drogas.


Então concluímos que não existe perfeição. Que se tratando de emagrecimento e manutenção de peso, precisamos ser mais flexíveis em relação a nossas metas, com nossos deslizes, pois acima de tudo, somos seres humanos, passíveis de erros.
Vamos então exigir menos de nós no dia a dia. Podemos emagrecer sim, sermos mais disciplinados e organizados, traçar metas, mas podemos também nos dar colo, carinho, e até faltar na academia .
Precisamos relaxar curtir a família, os amigos, e isso não impede que possamos alcançar nossas metas de perda de peso.


Vamos lá meninas! Boa Sorte!


Luciana Kotaka

18 comentários:

Emmerick disse...

É verdade Luciana, esse texto caiu do céu pra mim, confesso que tenho sido até egoista aqui em casa no sentido de querer que os outros adotem os meus novos hábitos alimentares, quando fujo deles me sinto mal como se fosse o ultimo dia da minha vida, pra quem está em reeducação alimentar é muito difícil, mas olhando por um outro lado existem coisas mais importantes como está de bem consigo mesma, com os filhos e o maridaço. As mensagens lidas em seu blog são de imensa riqueza para nós, obrigada por tudo, um grande beijo e uma excelent semana!

Emmerick disse...

Luciana confesso que eu não tinha esse hábito de me pesar, começou quanto iniciei o desafio acho uma loucura, fico até com receio de encarar a balança. Quanto a visitar o seu blog é sempre um prazer fora que você nos recebe com tanto amor e com tanto carinho que dá vontade até de ficar de vez rsss. Agora quando conhecer Pirinópolis jamais vai esquecer é muito aconchegante e fora aqueles patrimonios históricos da vontade de morar lá, beijos!

Ana Claudia disse...

Luciana,
adorei esse post. A primeira situação tem tudo a ver comigo. Me cobro muito para que tudo saia perfeito, afinal eu não posso errar. Eu sou 8 ou 80! Mas vou procurar mudar, me permitir errar sim e consertar, tentar de novo quantas vezes for preciso!
beijos
Ana Claudia
vidalevevida.blogspot.com

http://www.priemforma.com disse...

Ai Lu... essa foi pra mim???!!!heheehhe

Sei que não foi, mas se vc tivesse escrito pra mim teria sido perfeito, cada um dos ítens, e o mais engraçado, estava hoje mesmo pensando nisso...

Providencial esse post amiga1
bjks

Anônimo disse...

Esse texto parece que foi escrito especialmente prá mim! Me identifiquei com TODOS os tópicos, um em cada momento da minha vida!!!

obrigada! agora identificadas as fraquezas o negócio é trabalhar em cima delas...

bjusss

Thaís Lopes

Anônimo disse...

Esse post é perfeito para mim: ontem planejei uma hora "só para mim" e morri de tédio! Não sei ficar "tranquila", me cuidando... tenho que estar sempre "fazendo", realizando, resolvendo... Daí passei hidratante, anti-rugas e varios outros cremes como quem toma água... daí sobrou tempo e veio o tédio...

Bem.

Fiz ciências sociais e depois de pensar em ser antropóloga ou socióloga, optei por ser cientista política. Estou ainda estudando, mas vou dar aulas de ciência política na universidade quando terminar.

beijos

Josy disse...

Olá......
Luciana me disulpa pela demora em vir aqui no seu blog, mas eu ando um pouco enrolada...
Uma ótima semana pra vc...
Bjssssss......

Anônimo disse...

verdade, verdade, tudo verdade, mas nao vai fazer eu perder 15 kg.

Dani disse...

Oi Luciana! Nunca me considerei perfeccionista, mas depois de ler e refletir sobre o que escreveu vi que realmente temos comportamentos perfeccionistas. Mas como pra mim a Operação Metamorfose não é só emagrecer de corpo, mas tb de alma, além de mudar hábitos... Concluí que preciso sim melhorar...
É isso! Viver um dia de cada vez!

Roberta disse...

Luciana, você escreveu esse texto para mim! É sério! Parece que esse texto foi escrito para mim e sobre mim. Me vi em várias partes do texto. Sou uma mistura de todos esses aspectos, mas estou buscando mudar, cuidar de mim, da minha saúde, do meu peso. E vou conseguir!

Conheci esse site há pouco tempo, mas estou adorando os textos. Obrigada!

bjs,

Adriana disse...

É sempre dificil iniciar uma reeducação, queremos tanto ficar na linha, não ultrapassar o limite, que até isso atrapalha, pra ter flexibilidade, é nescessario que durante o emagrecimento se tenha calma, ficar atenta ao corpo, dei inicio a Reeducação dia 13 e hoje, já sinto quando as 3 hs de intervalo estão chegando ao fim, antes em menos de 2hs, já buscava algo pra mastigar. Muito bom o texto. beijos.

Diário da Táta disse...

Olá Luciana,
eu vi seu blog nos favoritos da Cris e vim fazer uma visitinha!!!
Adorei seu texto sobre a Jornada de Peso!!!
E se vc não se importar, eu levei para o meu blog, com os devidos créditos, é claro.
Estou passando por um momento de avaliação, e achei super interessante.
Se quiser, passe pelo meu cantinho para ver. E se tiver algum problema, eu tiro ok?!?!
Agradecida, bjokas, Cátia

Manu disse...

vim retribuir a visita e adorei o seu blog.
Bjs e passe lá sempre.

cindy disse...

esse post está tudo de bom...
realmente essas coisas fazem a diferença.
sabemos inconscientemente, mas na hora H, já foi...
bj gde

Edilene Ruth disse...

Adorei seu blog e virei outras vezes para novas leituras, e pra me ajudar na eterna guerra com a balança.
Um grande abraço.
Edilene.

.::BELÍSSIMA WEB::. disse...

Lu queridaaa continuemos votando pra vc essa semana. É importante pois seu blog aparecerá naquela listagem e tem uma visibilidade maior!

Qd ler já comece a votar!!!

Até a noite!bjks

Nanda disse...

Aiii Lú!!!

Seu texto caiu "PERFEITAMENTE" falando para mim...
Mas senão me cobro demais, faço da minha R.A uma bagunça... E assim estou hoje.. Mas até amanhã novo dia surgirá.

Uma porção de BEIJOS.

Anônimo disse...

Oi Luciana! Muito obrigada pela visita e pelo recadinho. Seu blog está lindo e os conselhos são ótimos. Bjinhos =***´s