segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Atendendo a pedidos....







Dicas para os finais de semana

Final de semana é o momento de relaxar...

Curtir os amigos, churrasco, festas infantis, reuniões familiares, enfim...

Acabamos por nos permitir extrapolar um pouco ( ou muito ) na hora de se alimentar.

Ouço com frequência a seguinte frase: Durante a semana faço dieta e nos fins de semana como um pouco mais a vontade. Será que dá certo?

Primeiro coisa a fazer é abolir a palavra dieta do nosso cotidiano. O que fazemos é uma reeducação alimentar. É necessário reaprender a comer.

Segunda coisa é que para quem quer emagrecer, é que esse processo é para toda vida. Triste?

Não! Sabem porque? A cada dia é uma nova conquista, e cada vez mais, nosso metabolismo vai se adaptando a nova alimentação, e o que é difícil agora, se torna um hábito, não tendo esse peso todo mais em sua vida.

Isso quer dizer, que cada dia fica mais tranquilo lidar com sua alimentação.

Voltando ao título, e atendendo ao pedido de uma amiga nossa, vou passar dicas, que devem ser seguidas não só durante a semana, mas também nos fins de semana.

Quando alcançarmos nosso peso ideal, poderemos comer de forma mais tranquila e mais variada,

Mas enquanto isso.... Vamos viver um dia de cada vez!

Vamos lá!

- Utilize sempre que possível, produtos lights, as calorias são reduzidas e você não passa vontade.

- Estoque sua geladeira com alimentos saudáveis e práticos. Assim, ao sentir vontade de beliscar, sua única opção será um alimento gostoso e saudável.

- Procure variar seu cardápio todo dia com frutas e verduras.

-Pratos bonitos são mais prazerosos de se comer.

- Faça da sua salada uma refeição completa incluindo por exemplo novos alimentos, como atum por exemplo.É uma ótima escolha para o jantar.

- Beba mais água, além de fazer bem à pele e ao intestino, também ajuda nos momentos em que come por vontade de comer e não por fome.

- As primeiras semanas de dieta são mais difíceis.Mas, use os primeiros resultados como estímulo para continuar a seguir seu objetivo.

- Não pule nenhuma refeição, pois na próxima você estará com mais fome, tornando-se mais difícil resistir às tentações. Pular refeições gera ciclos de compulsão.

- Folhas e legumes já lavados e picados são práticos para quem precisa fazer suas refeições rapidamente.tem mercados que já vendem porções picadas.

- Tenha sempre gelatina na geladeira.É refrescante e sacia a vontade de comer doce.Pode também fazer o suco da gelatina. Mata o desejo por doce e é uma ótima fonte de colágeno.

- Em festas sempre fazer um lanche rápido antes de ir, e ao chegar lá, escolha com carinho o que vai comer, para não sentir culpa depois.

Bom, resumindo tudo:
Nos fins de semana quando estamos fora de nossa rotina diária, devemos nos entreter com atividades que gostamos. Visitar amigos, parentes, curtir um cineminha, namorar, dançar, ligar para as amigas, ir ao teatro,fazer um piquinique, e nos momentos em que estiver sozinha, e aquele desejo aparecer, pense rápido em uma estratégia para não atacar a comida, tipo:
Cole em sua geladeira : Não resolvo sua vida!!! Só te engordo!!!

Cada um vai descobrir uma forma de lidar com esses momentos de compulsão.

Que tal fazer uma lista para nesses momentos saber como agir?

Um abraço
Luciana


14 comentários:

Anônimo disse...

Ola Luciana venho te desejar uma otima semana.
Depois volto com mais calma p ler o post todo. beijinhos fica com Deus.

Crista disse...

Que artigo Fantástico Luciana.

Mas, me conta logo:
O que é suco de gelatina????


Beijos

Gabi disse...

Oi Luciana, obrigada por entrar no meu blog!
Eu não estou em busca de um corpo raquitico, anorexico, mto pelo contrário, quero ser saudável, principalmente agora que peguei gosto pelos exercícios físicos... falar bem a verdade, eu me sinto horrível quando eu falto!
Os alimentos aos poucos estou fazendo como você diz no seu blog, substituindo por lights (pena q picanha não tem light né??) hehehe
Grande Beijo, vou te adicionar como favorita!!!

Unknown disse...

Lu, adorei essa frase para colocar na geladeira hahahah. Adorei seu cantinho.
grande beijo

Anônimo disse...

Infelizmente não tenho problemas só nos finais de semana (rss) até porque minha semana não é muito "marcada" desse modo: eu a divido entre o dia em que vou para São Paulo (quinta) e os demais (rss).

Mas vamos lá, aprender mais essas:
Vamos lá!

- Utilize sempre que possível, produtos lights (ok, até eliminei o açucar e estou optando por produtos com menos gordura também);


- Estoque sua geladeira com alimentos saudáveis e práticos (ok, desde que meu marido foi para a academia isso é uma constante por aqui).


- Procure variar seu cardápio todo dia com frutas e verduras (ok, também, sempre compro as frutas e verduras mais baratas e isso muda o tempo todo).


-Pratos bonitos são mais prazerosos de se comer (nisso tenho que caprichar mais, anotado!).


- Faça da sua salada uma refeição completa (essa dica é ótima porque aqui estamos substituindo o jantar por uma salada: vou incluir queijo porque não gosto de peixe).

- Beba mais água (essa sempre tem que melhorar)

- As primeiras semanas de dieta são mais difíceis (para mim todos os dias são difíceis porque tem um monstrinho querendo voltar ao estágio anterior).

- Não pule nenhuma refeição *** pular refeições gera ciclos de compulsão (disso eu entendo e realmente não pulo refeições porque o efeito é sempre nefasto).

- Folhas e legumes já lavados e picados (sempre tento deixar tudo bem prático).

- Tenha sempre gelatina na geladeira (essa vou "readotar" porque o único lugar da minha casa que tem gelatina é o armário - compro sempre e nunca faço!)

- Em festas sempre fazer um lanche rápido antes de ir (vou dar um tempinho nas festanças... só até o natal).

Beijos e obrigada pelas dicas!

Quety disse...

olá luciana!
que gentil!
obrigada pela visita!
quero navegar aqui no seu blog com calma ; )
um beijo e até mais!
quety

Anabela disse...

Olá Luciana!

Chego aqui por ler os teus comentários no blog da querida Crista....e ameiiiiiiiiiiii vir aqui e já imprimi algumas das postagens que vou ler logo na minha caminha, leitura de cabeceira!
Amanhã vou experimentar o suco da gelatina! Esta flacidez cutânea me entristece um pouco, mesmo fazendo exercício, pesar 3 dígitos é complicado, mas estou resolvendo a minha vida, aos poucos, com ajuda de nutricionista. Já fiz psicoterapia, mas deixei, porque sem emprego, não consigo manter as consultas, mais o nutricionista...a vida está de gritos pra todo o mundo a Nível financeiro....
Beijossss e tou de olho aqui

**Má** disse...

Olá... vim agradecer a visita e dizer que é muito bom estar vencendo, aos poucos, cada obstaculo... E cada pessoa que aparece sempre nos ajuda... Adorei seu blog e vi que, mesmo incoscientemente, aplico algumas coisas ao meu dia a dia... Assim que o site deixar vou te linkar... E vir sempre por aqui, sinta se a vontade pra me visitar sempre tb... Beijinhos

Deise disse...

Muito bom esse artigo....tô amando ler teu blogh...bj

Crista disse...

Luciana minha DEUSA!!!

AMEI esse suco de gelatina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



OBRIGADÃO

☆ Daiane ☆ disse...

Muito boom ..
Eu como normal no findi, nem estranho mais ..
Mas de inicio era uma tortura ..
Agora dá na mesma é como se fosse segunda ou terça sei lá .. saiousoiauosiu
Beejo !

Vanessa disse...

Oi Luciana, vim conhecer seu blog, através do blog da Crista e gostei muito, dicas valiosas, eu ja uso algumas e vale a pena mesmo, e quanto o suco de gelatina, gostaria de saber mais sobre o assunto.
BJS fique com Deus e otima semana.
Vou te linka.

http://www.priemforma.com disse...

Arrasou amiga!

Sabe a frase é verdade mesmo!!!

Vou adotar na minha geladeira!

bjks

Anônimo disse...

bom comeco