domingo, 29 de março de 2009

O que seria uma pertubação do comportamento alimentar?

.
.






Interessante pensar que seria possível desenvolver uma pertubação em nossa forma de se alimentar, pois é um ritual diário e conhecido.

Mas muitas vezes algumas formas de se alimentar que levam a um desequilíbrio emocional como práticas de controle de peso persistentes e radicais.


Podemos destacar o início de um descontrole alimentar com uma perda de peso significativa, como também um ganho de peso rápido, um persistente descontentamento com seu corpo, contornos corporais, ocorrendo uma distorção da imagem corporal real:

- Práticas de controle do peso pouco recomendáveis e saudáveis, como também uma quase ausência de ingestão de alimentos, voracidade incontrolável, indução do vómito, uso abusivo de laxantes e de diuréticos e prática excessiva de exercício físico;


- Medo irracional de engordar e com um forte desejo de ser magro;

- Suas relações familiares, e sociais demostram estarem em desequilíbrio, descontentamento, afastamento de pessoas e atividads antes prazeirosas;


- Sofrimento com as obsessões sobre o peso e a quantidade de alimentos ingeridos, consequente ansiedade no controle dos mesmos, mudanças de humor bruscas, com sentimentos de culpa;


- Comportamentos de desconfiança, insegurança e afastamento do ambiente que antes era familiar e agradável;


- Obcessão constante com o corpo, rituais na hora de se alimentar ou mesmo desenvolvimento de estratégias para não levantar suspeita nas pessoas com que convive;


Esses indicadores constitui o quadro emocional de pessoas que apresentam perturbações no Comportamento Alimentar , precisando da orientação de uma equipe multidisciplinar para acompanhar e tratar a situação apresentada.

Atualmente essa patologia vem aumentando significamente, gerando a necessidade dos pais estarem mais atentos, para que reconheçam de início os sintomas relatados.


Mas não é exclusividade somente de adolescentes, hoje recebemos crianças e adultos já com família constituídas, o que mostra um agravamento dessa situação.


Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.


Luciana Kotaka
Curitiba -PR

26 comentários:

Juh disse...

acredite Lu cada vês a mais jovens a morrer de perturbações alimentares mas que vai na cabeça dessas meninas???

beijinho

Juh

♥ Mila Wander ♥ disse...

Oi linda!

belo post, muito interessante.

Notei que algumas amigas blogueiras tem alguns desses comportamentos.

até eu, as vezes, fico com alguns deles.
acredito que é um pouco normal algumas coisas, inclusive pq nós temos pressa em emagrecer e queremos conseguir.

mas enfim..
bjaaao!

Fanta Diet disse...

Estou longe dessas perturbações alimentares....
Espero q tenha uma ótima semana, bjks diet, Fantinha.

Zizi disse...

Salve amiga Lu!
Aqui é a Zizi, retornando à blogosfera.
Passei 2 meses longe, priorizando o trabalho, ou melhor, apenas me dedicando ao mesmo, e acabei saindo da RA.
Ontem reativei o blog e estou aos poucos matando as saudades das amigas.
Fiquei chocada com o índice dos óbitos por transtornos mentais relacionados à alimentação!10%! Realmente medidas de saúde pública são urgentes!
bjo da Zizi

Cindy disse...

Oi Lu,
Agora estou de casa nova e não tem mais aquele monte de blogs rs aquela confusão toda :D
Vai lá conhecer e se der já participa da meme musical...rs
ótimo domingo
Bjs

Sibele disse...

Olá, Lu!Pois é isso é notavél, tem muitas meninas por ai que tem blogs de RA, mas na verdade elas tem alguns disturbio, pois são meninas magras e lidas que se acham gordas e feias.
Pois é em parte isso é culpa da mídia que deixa as jovens enlouquecidas com parametros de beleza surreáis que faz nos acreditar no impossível.
Uma linda semana!
Cuide-se!
Beijoss

Dani disse...

Acho que a pressa em eliminar é o que está mais presente... Mas isso já está ligado a outros fatores... Tipo:"quando emagrecer vou resolver minha vida"... Sei bem o que é isso... Hoje já estou ciente que a pressa é inimiga do emagrecimento saudável... Pena que muitas meninas ainda não perceberam isso...
Beijosssssssssss

Sofia Ramos! disse...

Nossa Lu como sou da área da saúde tb (Técnica de Enfermagem) fiquei assustada com o índice de mortalidade 10% Meu Deus muitas vidas ceifadas...
Muito triste.

Graças a Deus não apresento nenhum desses comportamentos e vivo e fico sempre de olho nas amigas tb.

Bjs!

Paty Roberta disse...

Lú, compulsão é uma perturbação alimentar?
Sou compulsiva, mas não me encaixo muito nesses itens que você mencionou...
De qualquer forma, o post está ótimo!
Excelente semana prá você!

Beijos...

Anônimo disse...

Ei Luh
lendo seu post descobri q não tenho nenhuma dessas pertubações, só ficava um pouquinho triste qdo uma roupa não me servia, mas usei isso a meu favor pra querer emagrecer e conseguiiii.
e parabéns pelas postagens: uma melhor do q a outra..
>:BjOs**

nounouse disse...

Oi Lu!achei muito interessante falar um pouco sobre isso, muita gente tem problemas assim, eu acho que já tive tendências por causa da minha forte necessidade psicologica de me sentir magra, não hoje em dia, hoje estou muito bem comigo mesma e agradeço a Deus, vou perdendo devagar mas com consciencia! Beijos, bom começo de semana!

Anônimo disse...

Muito bom seu post de hoje.

Pena que a ditadura da beleza é que influência muito nas meninas. Tentam nos forçar a ter um padrão de beleza muitas vezes inatingível!


Bjocas
Daiene

@line disse...

Oi Lu!
O Globo repórter falou de distúrbios alimentares nos assuntos que abordou, vc viu? Achei mto interessante! Falou tanto da fixação por comer como por não comer!
Cuidado pessoal, temos que ter controle!!
Bjokas e ótima semana!!

Sylvia disse...

Olá!Tem um presentinho pra vc no meu blog.Beijos

Grazi disse...

Oi Lu

Eu andei uns dias sumidas por motivos pessoais, mas, estou de volta tah. Passa lah no meu cantinho, você sabe o quanto eu gosto dos seus posts.

Um grande beijo.

cintia disse...

E como controlamos isso, Lú? Não tenho conseguido manter uma boa relação com comida há anos, mas não sei como mudar isso... Ótima semana e grande beijo!

Sibele disse...

Oi,Lu!Passando por aki pra desejar te uma linda terça-feira!
Bjão

Marcia disse...

Querida Luciana, tudo bem?
Maravilhoso o seu texto, um grande alerta para as pessoas, principalmente mulheres jovens que deixam-se envolver nesse enredo tão triste.
Permita-me convida-lá para visitar meu blog sobre saúde.
Muito obrigada e um grande abraço.

http://www.showdesaude.blogspot.com

desconhecida disse...

oi lu!!!
gostei do texto,e me encaixo em varias das situaçoes...o que sei q tenho q ue emagrecer,n pq me vejo gorda no espelho mas é pq estou msm gorda,uma pessoa de 1,66 n pode ter 69 kilos(isso depois de emagrecer 11 kilos nesses ultimos meses)n consegui fazer outra dieta e agora radicalizei,mas n sou ana nem mia como muitas falam por aí só quero emagrecer!!
bjus e tenha uma otima semana

Paula disse...

oi lu,
acho que essas pertubações variam em graus nao?das mais compremetidas as menos comprometidas...queredno ou nao td mundo que visa um corpo esteticamente melhor tem um tique qualquer que seja...para nao dizer que é a busca pelo corpo ideal que a midia enfia guela abaixo das mulheres...
acho que o problema maior é quando se perde o controle dessas "neurices" e aí cai-se num estado patologico!!!
e vemos as aberrações de meninas lindas, que veem verdadeiras monstrengas no espelho...a distorção da auto imagem...

e nao adianta falar ne?

lamentavel

bjao
boa semana

Anônimo disse...

OI AMIGA!
ANDO RECEBENDO UMAS VISITAS INDESEJADAS Q TEM ME DEIXADO ALGUMAS RECADOS DE MAU GOSTO. E O PIOR É Q NEM SEI Q É PQ SINCERAMENTE NAO TENHO PROBLEMA COM NINGUEM PELO MENOS Q EU SAIBA.EMEUS CONHECIDOS NINGUEM SABE QUE TENHO BLOG JUSTAMENTE NAO DIGO P NINGUEM Q ME CONHECE PESSOALMENTE P EVITAR BISBILHOTAGEM.

ENTAO POR ISSO DECIDI Q VOU PRIVATIZAR O BLOG.ENTAO PESSO A VC Q DEIXEM SEUS EMAIL PARA EU ADICIONAR AQUI PQ NAO QUERO PERDER CONTACTO COM VCS AMIGAS DA BLGSFERA Q TANTO ADORO.MEU EMAIL É: (ejbsouza@hotmail.com.)

Kiki disse...

Oi, Lu, eu tive compulsao alimentar e bulimia por causa da depressao, engordei muito por isso, mas agora estou na batalha para voltar a ser bonita novamente!
otima semana pra vc!
bjs, Cris

Cris disse...

Ocasionando a morte??? Que horror!!! Gente, saúde em primeiro lugar, pelo amor de Deus!!!

Sibele disse...

Passando só pra dar um oi.
E dizer que gosto muito dos teus comentários lá no meu blog.
Bjos

Vera disse...

Oi Lú!!! Estou meio relapsa com meus blogs queridos e o seu está nessa classificação!hehe

Muito cheia de probleminhas a serem resolvidos, mas não posso deixar de passar aqui, pois seus textos são muito bons!
Pena que ficamos nos extremos do país, pois gostaria muito de poder ter mais contato com vc!
Essa fase de fazer muitas coisas erradas eu acho que já consegui superar...
Hoje já sei que é melhor ir devagar e sempre...hehe
Mas tento fazer esse trabalho na cabeça de meu filho, pois a cada chateação que ele tem, lá vai prá geladeira!Parece que estou conseguindo.
Bjks... e boa tarde!!!

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br