domingo, 25 de janeiro de 2009





Fome Noturna


Existe uma forma de alteração de comportamento que chamamos de fome noturna. Um comportamento que leva a pessoa a um aumento de peso significativo. Não existe nessa situação nenhuma relação com a parte endócrina, nenhuma disfunção hormonal .



Os comedores noturnos, devem procurar analisar o que está errado em sua alimentação, do porque está sentindo fome no meio da noite .



A grande maioria da vezes, esse comportamento aparece em função de uma dieta mal equilibrada, pois as pessoas seguem uma dieta muito restritiva durante o dia, e acaba por gerar ciclos de compulsão a noite, não conseguindo se controlar , acordando no meio da noite com uma fominha incômoda.



Nesses episódios, a pessoa tende a comer o que encontrar pela frente, quando abre a geladeira como comidas geladas, pão, doces, bolachas... e tudo o que não for light, e o pior, sempre em quantidade exagerada.



Assim, a pessoa vai para a cama , e o corpo em repouso não irá queimar calorias, o organismo funcionando em forma mais lentificada, o que facilitará o acúmulo de gordura no corpo, e quando a pessoa acorda, sente-se culpada, e essa culpa faz com que ela se prive novamente durante o dia, e assim um novo processo vicioso se inicia.



Como as outras pessoas da casa estão dormindo e, não verão que ela está comendo, pensarão que você é uma coitada que não come e não emagrece ! O melhor se tem esse comportamento, é que tem a fazer é procurar um um terapeuta especializado em transtornos alimentares e uma nutricionista.



Faça uma alimentação equilibrada durante o dia, reveja seus hábitos alimentares, coma a cada três horas, não pule refeições , coma devagar e com variedade e qualidade.



Procure cuidar de suas emoções, faça uma terapia, para que não utilize a comida como forma de compensação. Existem muitas emoções e ou situações, que servem como disparador de um ciclo compulsivo.



Evite tomar café ou mesmo fazer exercícios físicos em excesso a noite , pois pode dificultar seu sono, aumentando a possibilidade de uma visita noturna na cozinha.



De forma alguma se automedique , não utilize diuréticos , laxantes ou mesmo moderadores de apetite sem consultar um médico, como forma de amenizar a culpa de ter atacado a geladeira.



A mudança de comportamento é imprencindível nesse processo, e se você despertou e não consegue voltar a dormir, leia um livro, ouça uma música relaxante, tome um banho quente .



Quando fazemos uma Reeducação Alimentar e Reeducação Afetiva, podemos visualizar um processo efetivo tanto para o descobtrole alimentar, quanto em relação a uma postura de vida saudável e equilibrada.



Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica CRP-08/06502-1
Clínica em Emagrecimento e Manutenção de Peso
Transtornos Alimentares
Curitiba PR




70 comentários:

Paulinho disse...

Nossa.. esta foto é pra matar, acho que nem eu conseguiria evitar atacar a geladeira com um bolo desse... rsrsrs

PS:: vc pode me ajudar a por uma tabela de cálculo de IMC, no meu blog ?

Caru disse...

Graças a Deus eu sinto sono à noite!
:)

Pior q a fome noturna é a fome do tédio! Não tem coisa pior q fazer nada prá gente querer atacar a geladeira! :D

Aí eu brinco: mente forte, controla mente fraca rs

Bjocas

Grazi disse...

Olá

Gostei muito da post viu Lu, eu não acordo no meio da noite para comer, graças a Deus, mas, eu tenho muita vontade de comer (não é fome), após as 20:00hs, período que fiko sozinha em casa, tento então fazer outras coisas para não fikar pensando em comida.

Bjus

Anônimo disse...

Oii bgda plo comentario. Gostei do que vc disse. Mas cmg tem ser assim mesmo tenhu d estabelecer metas se nao nao consigo. Há um tempinho atras tb m dava esses ataques de fome durante a noite. Depois o aumento de peso notava-se mesmo . beijo e boa semaninha ;)

Anônimo disse...

nao tem nada q agradecer xDD
beijao :P

Tamara Planeta Emagrecimento. disse...

Geeeente, que blog lindo!!!!
Maravilhoso!!
Posso te linkar?
Beijos.
Tamara - PLANETA EMAGRECIMENTO.

Anônimo disse...

Passei aki, adorei e vou ficar...
q blog maravilhoso é esse meninaa!
E é lógico q voltarei aki sempre, sempre..
Beiijos no core'

Anônimo disse...

Oi Luciana! Muito obrigada por sua visita :) estive olhando seu blog e achei muito legal :) Vou ler ele todinho, pois tenho certeza que terei material muito bom para ler.

Um super beijo e volte sempre lá no meu cantinho...

Franci:) disse...

Olá!!!!
Muito obrigada por ser minha seguidora. Achei muito interessante suas postagens. Estou precisando de perde alguns quilinhos, mais primeiro preciso trabalhar minha alto estima, e este post seu da dicas importantíssimas.
Bjokas!!!!
Esterei sempre aqui.
Há! você já está linkada.

Anônimo disse...

Olá querida tudo bem?vc sempre com esses posts q diz tudo né?muito bom.Eu graças a Deus nunc tive esse problema, algumas vezes ate acordava com a barriga roncando mas nunca fui p cozinha, tomava um belo copo de agua rsrs.Mas sei de pessoas q sofrem muito com isso.
Bom querida desejo q vc tenha uma semana abençoada. beijos

.Самотен {♥} disse...

ahh obrigadaaa o seu blog tbm eh lindoo!!
*--------------*
auhsiuahsiuahsaiu
\\o//

beijinhos!!
:**

Fênix disse...

Eu nunca fui de atacar a geladeira a noite, ainda bem. rsrsrs
Mas, sinceramente, no final da tarde é onde mora o perigo pra mim, quando chega umas 18 horas, tenho que ficar muito atenta, senão acabo caindo.
Beijocas amiga e boa semana.

Anselmo disse...

Oi Luciana, houve um tempo em que eu ataquei a geladeira de noite. O motivo era que durante o dia praticamante não comia, mas de noite...
Foi antes de começar a RA.Agora já estou curado do mal. :P
Beijos.
(Há mais um Mini Depoimento de Quem está na luta, lá no meu blog, se quiser ver...)

Canal Do Narducci disse...

Olá Luciana?
Obrigado pela visita. Que bom que vc vai retornar aos estudo da doutrina, lhe desejo maravilhosa volta e que nossos amigos do mundo maior estejam sempre lhe enviando coisas boas, pricipalmente no seu campo de trabalho.
Grande
Abraços

Excelente semana pra você.

Luiz Augusto disse...

Oii Luciana, que bom que visitou meu blog, realmente não é fácil msm emagrecer neh.. E tenho tentado muito.. eu quero e vou emagrecer! hehe
Espera com sua ajuda!

Vou acompanhar seu blog sempre e te espero no meu, talvez me aconselhando entao.. quando possível!
Um beijo e sucesso!

Hellen Taynan disse...

Eu sinto mta fome à noite, mas estou me controlando mais. Desde criança, eu acordava no meio da noite para comer.
Mto obrigada pela visita em meu blog. Foi ótimo te encontrar. Engordei 30kg em um ano, desenvolvi TOC e bulimia nervosa. Tomo fluoxetina hj, com acompanhamento psiquiátrico, mas não consigo reduzir meu peso.
Espero manter contato com vc.

Princess Rose disse...

oi luciana passei para retribuir a visita e achei teu blog muito legal e terapeutico... sabia que me enquadro perfeitamente nessa fome noturna... e olha que preciso perder uns quilinhos... bjs e obrigada pela sua presença

Anônimo disse...

Lú, sempre com textos realista nos colocando os pés no chão. Amo os seus post. Estava morrendo de saudades da sua casinha. Um beijos e que Deus te ilumine mais e mais...Te adoro.

Charmene disse...

Olá Dra. Luciana!

Adorei o artigo sobre fome noturna. Felizmente nunca sofri com ela, mas é sempre bom prevenir!

Obrigada pelo comentário, fiquei feliz que gostou do meu blog!

Seja sempre bem vinda!

Paula disse...

oi lu,
não necessariamente no meio da noite, mas diria que minha maior fome é "à noite"...o dia vai bem, chego em casa e descontrole geral...
uma boa semana para vc
bjao

Cris disse...

Fome? Não vejo nada. Depois que eu durmo...só no outro dia...rsrsrss...
Bjs!

Dolce Vida disse...

Lu, td bom?

Sumi neh? Sorry...

Sabe, tentei te ligar pq somos da mesma cidade. Na verdade queria até marcar uma consulta hehe...

desculpa falar aqui no seu blog sobre isso.

Desejo uma bela semana.
bjusss

Ticiana disse...

Obrigada por acompanhar meu blog.
bjs

Flavinha disse...

fome noturna é difícil mesmo,mas o q AMO AMO AMO comer escondida é o chocolate ate´hj nao entendo o pq rss..bjos

Nany disse...

Oi grata pela força eu vou precisar mesmo, amei seu blog vou t visitar sempre bjosssss

Unknown disse...

Eu meio que tenho fome noturna paskpskapsakpsakspa
Mais tipo,tento ao maxímo não ter.Comendo algo leve 30 min antes de ir para cama...(gelatina,por exemplo).
Beeijos.

Raquel disse...

Olá flor, vim agradecer a visita... E dizer que amei seu blog. Estou no 4° ano de psicologia e achei bem interessante esta area, dentro da area clinica, que vc atua!!!

beeijos

Barbara Lucas disse...

bah, a fome do tédio tb é terrível... eu tenho este mal, quando naõ tenho o que fazer fico rondando a geladeira...

o jeito que dei foi encher a geladeira de frutas e gelatinas

É de Brigadeiro disse...

OLHA LÁ EU NA FOTO!!!! HAHAHAHAHA

TENHO MEDO DE TER COMPULSÃO....SERÁ?

COMO FAÇO PRA DESCOBRIR?

Viviana Ruiz disse...

Oiiii
gostei do teu blog e da maneira com que trata este problema que vem aumentando a cada dia!
bjO

@line disse...

Amei o post!
A fome noturna faz mta gente engordar! Minha médica me passou um remedinho justamente para que ela não me ataque rsrsrs e eu possa controlar melhor o que como, e tem funcionado mto bem!!
Ótima semana amore!
:D
Bjokas

Anônimo disse...

De uns tempos pra cá, esse é um mal que não me assola mais. Porém já sofri muito com isso, ao ponto de abrir lata de leite condensado quando não tinha nada pra comer.


Beijinhos

K. Willemann disse...

Olha... eu tinha uma prima que vivia comendo de madrugada! Eu achava um absurdo! E não é que ela comia pouco durante o dia não, ela comia MUITO. E ainda assim atacava de madrugada!

Hoje acho que ela conseguiu contornar isso. Mas é tenso. Acho que o problema dela era emocional.

Eu já não sinto tanta fome a noite, sinto mais a tarde. É o momento mais difícil pra mim. Vontade de beliscar tudo.

Beijinhos

Anne disse...

Que bom que fome noturna não acontece comigo, deve ser horrível, mas conheço gente que tem mais ou menos...
Obrigada pelas dicas, seu blog é mesmo maravilhoso.
beijo,
Anne

Ale disse...

nossa eu fazia muito isso e comooo...
hj ja me controlo e me acostumei a não atacar a geladeira e qdo durmo tarde e me da fome tomo um copo de leite desnatado...bemmm melhor né kkk bjks

Anônimo disse...

Graças a Deus eu consegui burlar esse fenômeno!
Hoje toda vez que vou na cozinha bebo um copo de água, e se tiver o devaneio de abrir a geladeira fecho logo e fujo!! (risos)
O problema é que para ir ao banheiro eu passo pela cozinha, nesse percurso lembro de tudo o que na geladeira está guardado!
Mas bebendo água deu uma boa melhorada!

Bjocas
Daiene

Caixinha Slim da Ci disse...

OOii, Lu, estou de volta, depois de meses ausente, acabei esquecendo de tudo, me descuidei, esqueci da RA total, preocupações, probleminha aqui e ali..

mas não desisti nao.. to meio chateada que meu namorado vai pra curitiba em breve, mas por um outro lado estou empolgada, porque assim espero conseguir um emprego ai o mais breve possivel... tenho muita vontade de ir pra curitiba..

e quem sabe, se der certo de eu ir, farei uma visitinha para conhecer sua clinica, espero que de certooo =)

iihh.. quanto a fome noturna... nem te falo, é horrivel, mas de madrugada tento controlar porque preciso acordar cedo no dia seguinte... mas chega o final da tarde, ate dar a hora de durmir.. iiixe, é uma lutaaaaa... ainda mais que moro sozinha.. =(

Juh disse...

eu por acaso nao sofro disso mas a mt pessoas que sofrem!!!

beijinho

Juh

Drica disse...

Oi Lu tô passando para agradecer sua visita...

Nossa graças ao Pai eu depois que durmo, morro... o f... é enquanto tô acordada... rsrsrs

bjs e uma linda semana para vc

Unknown disse...

Excelente post!!! Olha, eu já lutei e ainda luto muito contra essas fomes noturnas. E na maioria não é fome,não, é ansiedade.

Acho que também ajuda o fato de comer correndo pela manhã, depois almoçar correndo e, finalmente, a noite ser o único horário sossegado para se comer. Aí acaba-se comendo muito... Etalelê, e saia dessa, rs, rs...


Bjo Lu!

Rosangela Neri disse...

Adorei a informação da sua postagem, só não consigo olhar pra foto... é horrível!

Costumo ter muita fome mais ou menos as 10h... pior que é fome de carboidrato

Fabi Sereia disse...

Olá!Obrigada pela visitinha durante minhas férias!!Adorei a matéria, apesar de não sofrer desse mal, ainda bem!Valeu mesmo, muito interessante!

Lorena disse...

Nossaaaaa que tudo de otimo seu blog!!!vc é psicologa e trabalha com emagrecimento e manutençao de peso!!!que maximo,maravilhoso!!!depois que emagreci mudei muito minha cabeça,e vou fazer faculdade de nutriçao para ajudar as pessoas a entender com a alimentaçao que é possivel sim emagrecer e se manter magro....bjusss

x disse...

Lu
Assim que tiver um tempo maior te escrevo explicando o caso de minha irma!!!
Bjs

disse...

Lú, tenho uma vida noturna...então fome a noite pra mim eh normal e tbm nao me faz mal algum, janto hiper tarde e durmo mais tarde ainda, acho q as coisas fluem bem assim...mas o problema esta naquelas pessoas q acordam p comer neh?AI ai ai..

Um beijooo, ótima semaninha

Futura Garota Magra disse...

Eu sei bem o que é isso ..rss
Otimo tema esse... Acredito que todo mundo que está de dieta já deu aquela escapada noturna..rss
Mas como estamos querendo mudar de vida,e os blogs são prova disso...
Vamos comer direitinho de dia para não devorar a geladeira de noite...rss

bjs

Gilda disse...

Ai amiga,pelo ao menos esse mal não me abate.rsrs
Tenho fome só até as 9 da noite,mas depois disso consigo segurar até no próximo dia,menos mal né?rsrs

Beijos!!!!

É de Brigadeiro disse...

Obrigada pelo comentário. Vou dar uma olhadinha nas matérias do seu blog sim, sobre a compulsão.

Beijos

Unknown disse...

comentário sobre o post de baixo:tenho um fake para entrar em comunidades no orkut sobre emagrecimento,e adicionei alguns meninos anorexicos.é impressionante,existem mais deles do que eu pensei!

Raquel disse...

Se Deus quiser seremos colegas de profissão sim.. Sua area é muito bacana e é uma area que eu desconhecia...
Precisando eu pergunto sim... Muito obrigada!!!

beijos

Flavinha disse...

com certeza amiga simpatia é tudo bjos

Unknown disse...

adorei o blog ja pus seu link no meu blog, amei, to recomendando as minhas amigas bj

barbara disse...

A-do-rei o seu blog. vou linkar e passo aqui sempre que tiver novidades, ok?

Tudo de bom para ti!!
bjks

Anônimo disse...

eu não sofro de fome nocturna, alias sou incapaz de comer á noite. A minha hora problematica é ao fim da tarde.
mudei o endereço do meu blog
beijocas

Luciana disse...

Oi Luciana
Adorei seu blog e as informações nele.
Sempre há um motivo para os ataques noturnos. Eu não acordo pra comer mas é sempre à noite que ocorrem os meus deslizes. Estou tentando contornar isso fazendo academia nesse horário.
Vou aparecer mais vezes aqui pois todas as vezes que perdi o controle do meu peso foi por problemas emocionais, nunca por gula. Sempre algo maior me atormentava e a comida era minha válvula de escape.
Bjs
LU

Pod papo - Pod música disse...

Isso acontece com a minha irmã, e é exatamente desse jeito que você escreveu, ela come pouquíssimo de dia, quando chega a noite ela não agüenta mais de tanta fome e come um monte de besteira. É melhor comer um pouquinho mais de dia porque o corpo fica trabalhando, do que comer a noite que o corpo está em repouso, vou contar isso pra ela.

Beijos

Anônimo disse...

Estou adorando o livro da Judith, já comecei a fazer as tarefas. Estou cheia de esperanças!

disse...

Oi Lú, as coisas aqui estão dificeis, não consigo achar ond estou errando.

Acredito q na pesagem, pois estou me pesando a cda instant.

Ontem jaquei d+, agora...hunff bateu um arrependimento.

Bjosss

Unknown disse...

estou sem orkut atualmente

KAYA disse...

Realmente esse problema de fome noturna é um inferno. Eu não padeço desse tipo. O meu problema começa ao cair da tarde...hehehe
E já percebí que se deve à falta do que fazer a noite. Se eu me ocupar, não tenho "tempo" prá achar que estou com fome! A cabeça do ser humano é complicada né!
Gostei de seu espaço... vou estar passando sempre por aqui para aproveitar dicas suas..
Bj

EMAGRECER É MARA disse...

oi amiga passando so para te dar um

beijinho e lhe desejar um otimo

final de semana light é claro!!!!

Meninas de Pantufa disse...

Olá...
amiga estou te acompanhando viu.. pois achei seu blog muito legal.. e além do mais vc tem uns posst muito interessantes...
menina, ainda bem que consigo ficar sem atacar a geladeira á noite,.. pq de dia a coitadinha não pára fechada..rsss... brincadeirinha....

beijos.....

Dani disse...

O Luciana! Estou meio ausente dos meus comentários, mas ainda colocando a vida em ordem após as minhas merecidas férias... mais uma vez tenho que dizer que este post me serviu como uma luva!!! Sempre tinha a fome da morte a noite... Depois que comecei a RA descobri que não tomaca café da manhã direito... sendo assim, o que falatava precisava compensar uma hora do dia... No caso, a noite...rsrsr
Beijossssssssssss

disse...

Lú, fiz acompanhemto "pessoal" kkk...com umutri durante 1 ano, é bem legal lógico bem melhor!
Até na META REAL eu jah me enfiei, porém to sem dim dim.
Facul, van, materiais livros...qro tentar "sozinha" dessa vez, saber oq tem q fazer eu jah sei...o negocio pe ter vergonha na cara bolachuda...uahau

Mas sab q eu preciso mesmo de uns apertãozinhos de vez em quando, mas vou parar de tentar emagrecer em 1 dia oq engordei em anos.

Falei com minha mae ela disse q qdo chegar no meu peso me leva novamente pra aprender manter...kkk

BjoOos ótimo fim de semana

Nany disse...

Nossa, tb com tanta coisa gostasa nessa geladeira é dificil resistir né! rsrs....

Lu, indiquei vc pra uma brincadeirinha no meu blog passa lá ta! bezo,
tenha um abençoado fim d semana... mil

beijosss

Charmene disse...

Oi Luciana... vou procurar o livro, obrigada pela dica!

Beijos

vani disse...

É interessante como toda ação tem a sua reação né, e vemos o quanto a ação de não nos alimentarmos bem durante o dia com as dietas rigorosas em vez de reeducação alimentar podem desencadear uma reação em cadeia são crises de compulsão e ou a crise de fome noturna, bom ainda bem que não sofro da fome noturna, mas não posso dizer que esteja livre da compulsão, não tomo mais os remedios para emagrecer, e ela (compulsão) anda me rondando, mas sei que consigo mais lentamente e com mais esforço meu, abandonnar todos os abtos que me prejudicam

Franci:) disse...

Tem um selinho lá no meu blog pra você, da uma passadinha la.
Bjokas.

http://guiadesaude.blogspot.com/2009/02/ganhe-sua-caricatura.html

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Aiii.. eu tenho esse probleminha às vezes... Acordo no meio da noite e vou direto as guloseimas! Não é fome!!! mas se eu não comer, não consigo mais dormir!!! Acho que é ansiedade!!!

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br