quinta-feira, 27 de novembro de 2008



Natal e Ano Novo versus Comida



Resolvi falar sobre essas datas em função da proximidade delas.

Temos uma cultura muito forte que relaciona comida a datas festivas, onde esquecemos o significado a ser comemorado, trocando o mesmo pela ansiedade em se trocar presentes, comer peru, comer uvas , enfim, comidas...

É necessário resgatarmos o verdadeiro significado destas datas, nos propondo o resgate da espiritualidade, da verdadeira comemoração do natal, e o que nos traz a entrada do ano que chega.

É um dos feriados internacionais mais importantes mesmo para quem não o comemora, pois, dentre outras coisas é a referência para o calendário mundial, que marca o ano de nascimento do enviado de Deus como ano um de nossa era atual.

No aspecto alimentar, volto a ressaltar que a comida é somente um plus a mais nessa reunião, onde o que é necessário prezar é a presença de toda família reunida . Aproveitarmos para trocarmos afeto, palavras de incentivo, abraçar, beijar, enfim, comemorar.

Esses são os verdadeiros alimentos que devemos estar trocando no natal ,amor, afeto, compreensão, resgate das relações, perdão, enfim, comida necessária para nosso espírito.

Na hora da refeição devemos no alimentar normalmente, não porque não queremos ganhar peso, mas porque o saudável é não abusarmos dos alimentos, não nos fartar. Devemos sair da mesa com uma sensação de leveza e não de peso.

Vamos colocar essa meta em nossa vida?

Luciana Kotaka

40 comentários:

Dani disse...

Haja força de vontade né amiga!!! Mas estamos aqui para isso, tornar a RA parte da nossa vida!
Beijos, ótimo dia!

Anônimo disse...

Bem lembrado Lu, muitas pessoas fazem RA o ano todo para poderem comer à vontade e o que quizerem no final do ano. Acho isso um erro, temos que pensar na nossa saúde todos os dias do ano e não extrapolar nas festas.

Beijinhos.

disse...

LU,

EU FICO ESPERANDO O NATAL PRA COMER AS COISAS E O POVO FALAR DEIXA É NATAL AMS AGORA O POVO VAI FICAR COME É NATAL E EU NANANI NÃOOOOOOOO ESTOU FICANDO É GOSTOSINAH E BOTAR GORDURA AQUI ENSTE CORPICHTO NEGATIVO.. BJS AMORE

Barbara Lucas disse...

Deus ajude...

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

vamos sim! mas vendo tanta coisa gostosa, é dificil de resistir!! no meu caso, minha mae fazia um doce de nozes maravilhoso! e er aimpossivel comer um potinho só! rs .. mas acho q este ano estou mais consciente! q devo comer de tudo, porem, em pouca quantidade! qnto a reunião de familia ... sem comentarios! nao ha o q explique o qnto bem me sinto qndo nos reunimos, nem q seja somente em volta da mesa! rs beijinhosss

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

Qnto a ideia do post anterior, é otima! vai valer a pena a gente ter toda essa interação! e conheci a Dani no final de semana! acho q juntas, uma cuidando da outra, nossa RA anda direitinho! bjs

::Tetê:: disse...

Miha avó e minha mãe pensam assim: festa é fartura, orgia alimentar. A decoração, os convidados são secundários. Se a comida é farta, a festa foi ótima! Preciso dizer que elas estão acima do peso? rs...rs...rs... Estou lutando com meu grupo de hidroginástica prá fazermos uma festa de Natal com muitas frutas e sucos naturais. Eu e uma delas. As outras querem salgadinhos, doces e refigerantes... Pior é que nunca é uma festinha só: é a da hidro, a das amigas, a do trabalho do marido... SOCORRO! Bjks

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Lú!
Muito bom seu post!
Confesso que estava preocupada, mas relaxei, vou curtir o momento.
Vou fazer minha ceia light, curtir essa data maravilhosa e beleza!
Bjs minha querida, desejo muito sucesso!

Fênix disse...

Concordo plenamente, agora é não perder o eixo.
bjs

Dani disse...

Eu topo o nosso encontro Lu! Mas só conheço vc e a outra Lu daqui da região! Por mim, é só marcar que estarei lá com certeza! ;)
Vai ser beeeem legal conhecer vc e reunir as meninas daqui!
Beijo

Drikka disse...

Oi Lú!! Amiga muito obrigada pela visita ao meu cantinho! Adorei o seu cantinho também. Querida lí seu post, eu graças a Deus já não faço do natal ou ano novo motivo para comilança!rsrsrs..., mas vejo muitas amigas deixando para começar a R.A. depois das festas. Eu já mudei meu comportamento tem uns três anos, após ter adquirido muito peso então para mim as festas de natal e ano novo não enfluenciarão minha R.A.. Adorei seu blog! Voltarei sempre! Beijokas!! Drikka!!

LucíliaLins disse...

Sim querida amiga!!!
Eu quero essa meta em ação na minha vida,e vou esforçar-me por isto,obrigada pelas sábias e edificantes palavras!
Mil bjus

Vanessa disse...

Concordo em genero, numero e grau... hoje em dia se tornou apenas um comercio, e devemos mudar isso, pelo menos dentro do nosso lar.
bjkass

http://www.priemforma.com disse...

Lu pelo amor de Deus vc deve ter pensado que sumi do mapa... estou com problemas sérios no meu pc... e com algumas dificuldades no projeto... manda o teu email q o outlook perdeu todos meus contatos e ainda naum consegui instalar o msn

Évora Alquimia disse...

Adorei o post Lu... eu já tinha me decidido a fazer a dieta normalmente nessas datas.. temos que ser firmes e parar com esse negócio de "só hoje", né?

Beijokas

Zizi disse...

Olá Luciana!tema pertinente, como sempre.
Realmente a dificuldade de não supervalorizar a comilança nessas ocasiões é quase insuplantável. já exterminei dietas mil por conta desses momentos, o q não pretendo fazer esse ano. Agora, ainda não me sinto preparada para resistir aos banquetes, e são tantos...
até na academia vai haver confraternização e regada à excesso, com certeza.Lá bem q podiam fazer uma salada de frutas e tals, mas tenho a certeza de q o esquema vai ser pesado.
Há de chegar o dia em que meu estômago não peça para pesar, assim espero.Mas haja condicionamento!
Uma bjoca da Zizi

lila disse...

vc tem toda razao, este ano vou fazer um Natal Light...
Bjss

Dani disse...

Oi querida...
Luciana, esse post caiu como uma luva pra mim... Ontem mesmo estava comentando isso na terapia... Falei que se conseguisse passar as festas com a minha nova "educação alimentar" eu seria aprovada no maior teste da minha vida!!! Nunca emagreci tanto e agora preciso realmente me posicionar com relação ao que eu quero pra mim... Não quero mais o prazer momentâneo da comida...quero sim o prazer de me olhar no espelho e saber que estou bem...e isso é duradouro!!!
Valeu pela postagem! Parabéns!!!
Beijosssssssss

§ leilinha § disse...

. oi Lú, obrigada por me visitar e dar uma forcinha, obrigada pelo elogio, mas estou estagnada em termos de eliminação de peso mesmooooo, meu corpo não pode estar ainda nesse estágio platô, quero e posso eliminar mais uns 4 quilos, mas está difícil!!!

. continuo daquele jeito com o trabalho, então, por hoje é só (rs).

. excelente final de semana.

. beijinhos mil.

. hoje meu post tem uma fotinho minha, dica sobre estria e a campanha que copiei da Rafinha (pela eliminação das letrinhas de confirmação, VC AINDA USAAAAA, risos) e mensagem do dia, podendo dá uma passadinha por lá.

. FIQUE COM DEUS .

http://leiladiniz-assis.blogspot.com/

Drikka disse...

Oi Lú!! Estou passando para agradecer o comentário carinhoso, e também para te desejar um excelente fim de semana!! Beijokas!! Drikka!!

Só Depende De Mim... disse...

O pior é que num é só nessas datas né flor? haha é o ano inteiro ,aqui em casa eu percebo que tudo é motivo pra comemoração e tem comida no meio :x
hehe
bjos

LucíliaLins disse...

Obrigada pelo carinho e atenção...gostei muito de sua colocação:as festas passam e nós ficamos...e que não fiquemos com excesso de peso...então,é focar no verdadeiro sentido das festas de fim de ano,e não nos alimentos!!!
mil bjus

Fênix disse...

Passando pra desejar um ótimo final de semana.
Bjs e obrigada por estar sempre presente.

Flavinha disse...

oi linda!!nossa a comida tem um "poder" envolvente né se o clima tá chato é só pedir um pizza q rola assunto rss.

para não cair em tentação estou m programando e indo com prudência ao "pote" bjos

sarah disse...

é verdade, temos mania de comemorar tudo com comida, e nas festas de fim de ano não é diferente. no natal, além da comida, todo mundo também enfatiza muito os presentes, e a graça mesmo, que é estar reunido, acaba ficando esquecida...
beijos!

Anselmo disse...

O mês que começa é um problema para mim, o ano passado tudo o que tinha perdido em Outubro e Novembro retomei em Dezembro...
Vamos a ver se este ano a coisa melhora!
Beijos

Danielle Balata disse...

Lu, sinceramente hoje eu to olhando o Natal com outros olhos.. me lembro bem que ano passado eu não estava nem aí.. hoje sei que lutei muito para chegar aqui e sei que vou me privar de comer demais.

Beijos e saudades de conversar com vc.

Anônimo disse...

OI!
E sempre bom relembrar o sentido do Natal. Eu concordo com voce que ha presentes maiores, sentimentais..

Aqui onde eu moro ainda tem a celebracao de Acao de Gracas, entaum sao duas comilancas em bem pouco espaco de tempo, a gente tem que vijiar mesmo, e mesmo pisando na bola, nao da pra desanimar.
bjo

Anabela disse...

Oh querida,
a gente pode tentar meter essa meta sim, mas vou achar complicado resistir a certas comidas, ainda mais porque só são feitas nessa época.
Eu sou peço arroz doce rs, foi o único doce, mais o bolo rei, de resto nada mais me apetece...
Mas achei que este post era necessaário a todas nós e é para meditar mesmo!!
Bjs de carinho

Mya Schroeder disse...

Oi Lu...Antes de tudo , gostaria de lhe agradecer pelo convite...Vou acompanhar o seu blog, dia a dia...
Já de inicio, quero lhe perguntar uma coisita...Hehe...Desculpe o meu atrevimento, viu; é q estou curiosa pra saber sobre um assunto e acho que vc pode me ajudar, devido a sua profissão. Vc saberia me dizer o que é Master Cleanse? Vi dizer q é uma dieta de desintoxicação e fiquei empolgadíssima, mas gostaria de saber a opinião de algum profissional q realmente saiba explicar-m e acho q vim no lugar certo...

Aguardo sua resposta, tá.

Bjos

Mya

menininha disse...

Vi que vc é psicoloca e lida com esse negoço de emagrecimento..mtoo boa essa sua iniciativa de ajudar a todas nós.. vou ler seus posterss agora ? beijosss e obrigada pelo carinhooo ;)

Rosangela Neri disse...

Essa meta eu estou procurando ter, estou mudando meus hábitos e percebo que estou mais leve e saudável... perdi nos últimos trinta dias 4kg e com boa alimentação!

Só tenho a agradecer aos amigos blogueiros, que me acompanham e auxiliam!

Beijinhos saborosos!

ge 40 graus disse...

OI Luciana, eu sempre olho seu blog mas não é sempre que estou com tempo para fazer comentários, se eu não colocar limite, perco horas visitando os blogs e escrevendo, é bom, né? Adoro tudo que voce escreve, com certeza está me ajudando muito, nesse Natal quero passar longe das jacas, quero 2009 de roupa nova, corpo show e cabeça aberta!!! Bjs, Ge.

Gilda disse...

Oi Lu?obrigado pela sua visita...amei seu blog e pode deixar que volto todosantodia,já tenho vc no meu orkut,outro dia vc me adicionou,mas eu ainda não tinha blog.
Vou te linkar ok...valeu pelas dicas de fim de ano,eu já estava decidida a não estrapolar nessas festas de fim de ano mesmo.

Beijokas!!!

LucíliaLins disse...

Olá querida amiga!!!
Vim desejar um excelente fim de semana,e agradecer por todas as reflexões que nos ajuda a realizar através de tudo o que tens postado no seu espaço,sinto-me mais feliz e motivada,esse ano principalmente no fim será melhor com toda a juda que já recebi por aki!!!
mil bjus,
Fika com Deus

Emagrecendo com saúde. disse...

É amiga temos que ser forte nas festas para não por tudo a perder.Amei seu blog....bjos!!!!

Emagrecendo com saúde. disse...

Eu tenho uma loja de tecidos, e é gostoso mesmo ir lah...bjos!!!

K. Willemann disse...

Oi... muito obrigada pela visita no meu blog, vou linkar o seu e vir aqui sempre.

Eu pretendo ir para Ubatuba nesse final de ano. Sou de SC, mas não vou ter como ir pra lá.

Mas largar certas comidas no Natal é muito difícil, hehehe. Pelo menos no dia de Natal. rs... Mas com certeza isso seria o certo. E quanto a resgatar o verdadeiro sentido da data, não tenho nem o que dizer, pq virou uma data comercial, muita gente sem se liga o que a data significa de verdade. Triste.

Beijinhos

Anônimo disse...

Para mim não faz diferença. Detesto essas festas e não tenho nenhuma crença.
Sempre tive beeem mais problema de comer muito quando estou sozinha. Em reuniões nunca exagerava para não ser chamada de gorda!!!!!

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br