sábado, 15 de novembro de 2008


Dietas Extremistas versus Metas Possíveis

Existe uma frase que ouvi de uma profissional da área de saúde que é a bem realista em se tratando da Obesidade:

“Dieta é contraproducente e leva a Obesidade”

É muito importante pensarmos nessa questão, pois compramos várias idéias, várias receitas e não paramos para avaliar que com tudo o que se fala do assunto, a obesidade continua crescendo.

Dietas... a todo momento surge uma nova, uma nova promessa, uma nova expectativa de que agora vai... Vai sim, novamente vamos nos enganar que desta vez vai dar certo, e vamos lá, deixar de comer isso, ou só comer aquilo e eu lhes pergunto:

Comer é para vida toda e você vai comer só isso ou fazer dieta o resto da vida ?

Nesse momento ao pararmos para pensar, veremos que isso não é possível, que queremos ter uma boa relação com a comida e, sobretudo com nós mesmas.

Temos que aprender a viver na sociedade, com as festas de família, com as festas de crianças, com a páscoa, natal, enfim, viver com a comida de forma tranqüila e não viver em função dela.

Ouço o tempo todo pessoas que dizem querem emagrecer, que fazem Reeducação Alimentar, quando na verdade fazem é privação de alimentos que são importantes para o bom funcionamento de nosso corpo e conseqüentemente para a saúde.

Será que não é momento de repensar nossos comportamentos? Nossos valores? Podemos encurtar esse processo doloroso que é o emagrecimento, ao nos permitirmos sermos orientados por profissionais qualificados, e tratar de forma conjunta os aspectos envolvidos nesse processo sofrido que é a perda de peso.
Não existe nenhuma fórmula mágica que vai tirar a gordura de nosso corpo, a não ser pela reeducação alimentar, reeducação afetiva e exercícios físicos.

Emagrecer de forma gradativa e saudável é a melhor idéia que se pode comprar.

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica

41 comentários:

Zizi disse...

Olá Dra Luciana!
Pode ter a certeza de que seu post falou bem comigo. É esse saber,o saber viver tranquilamente com a comida, o que verdadeiramente busco. A relação que tenho com o alimento, sem dúvida é doente. Comida é escape para fadiga, para estafa, para prazer, enfim,devo admitir, embora sem querer, que vivo também em função da comida. É como um vício. Precisa SER TRATADO.
Alguns passos estou dando, outros não os sei.
Comecei a RA e estou levando, com muito esforço, como posso.
Também estou fazendo atividade física(musculação).
Agora, fiquei intrigada com a questão da reeducação afetiva. Você poderia falar mais sobre esse assunto?
Agradeço.
Um grande abraço da Zizi

http://www.priemforma.com disse...

Lu que perfeito esse post, disse tudo!
As pessoas sempre acabam seduzidas pelo "emagreciemnto fácil e rápido, mas na realidade dietas restritivas, da sopa, do abacaxi do sei lá o que só fazem perder líquidos, muitas delas a base de frutas podem ainda aumentar a glicemia e armazenar mais gordura... aff todo mundo devia vir com um pouqinho de conheciemnto "cientifico' e estudar metabolismo,anatomia profundamente na escola pra aprender a não judiar tanto do metabolismo e do seu corpo.
As vezes vemos pessoas com 5-10 Kg a eliminar que recorrem a essas dietas e infelizmente acabam adquirindo mais KG a medida que passa o periodo de privação...

Bom restrição TÔ FORA!!!
Amei esse post!

Unknown disse...

Olha Lu, adorei este texto teu. É muito verdade que queremos resultados rápidos, e muitas vezes a um preço alto. Eu mesma já fiz cada uma, rs...

E a Reeducação tem que ser da vida, não apenas alimentar, para que fique como algo real, parte da vida da gente.

Mas que é difícil é, nossa...


Beijos querida.


FUIZ...

Kamila disse...

Penso que as pessoas perdem muito tempo, as vezes no processo inverso, engordendo mais, quando elas nao procuram a ajuda de um profissional, seja nutricionisca, psicologo ou afim.

Adorei o texto !!

Bom findi !!

¤ Little Twin Stαrs disse...

oi amiga,
adorei seu blog !
e infelizmente a vida das pessoas que sofrem com transtornos alimentares é assim :\
vivem em função da comida, se julgam infelizes por estarem "gordas" e botam a culpa na comida sempre. comigo por exemplo acontece isso e seu post foi como um tapa na minha cara (no bom sentido), para que eu podesse acordar. minha psiquiatra me receitou antidepressivos e estou tomando à 10 dias, ela me disse que fará efeito por volta dos 20 dias, mas acredito que até lá já vou conseguir me ajudar aos pouquinhos ...
vou adicionar seu blog aos blogs que acompanho okay ?
beijos ♥

disse...

Olá Luciana!
Obrigada pela visita, pelo elogio e pelo convite!
Já tinha visitado seu espaço outras vezes e adoro ele também!
Como vc mesma postou, precisamos de orientação de profissionais como vc para conquistarmos nossos objetivos.
Só para exclarecer, rs, eu estou utilizando shake essa semana pelo inchaço que senti, mas eu faço reeducação, sem privações, meu maior problema é final de semana.
Parabéns pelo seu espaço!
Ótimo domingo pra vc tb!
Beijos e mais uma vez obrigada!

Anônimo disse...

Olá Lu(intimidade)
andava meio sumida da blgsfera mas ja estou de volta, ai essa vida corrida!
Nossa esse texto é maravilhoso parabens. vc como sempre falando de coisas q tao importantes e de uma maneira tao simples.
Por essas e outras coisas q vc citou no texto q resolvi abolir a dieta da minha vida alem do mais pq eu nunca consegui seguir uma dieta por mas de 2 semanas.e o pior é engordar tudo de novo.Ja com a RA é so ter a consciencia p fazer uma boa selecao do q comemos.Nao é mesmo.
e nada restritivo de mais é bom. pq depois o estrago é pior. eu q o diga.Beijinhos bom domingo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Dietas de perder 5kg numa semana (por exemplo)nuncxa podem ser saudáveis. Como é que o corpo se vai adaptar em tão pouco tempo a uma realidade que não está ahbituado?

Danielle Balata disse...

Se não engordamos em 2 tempos, por que no primeiro minuto queremos emagrecer? O corpo não é assim um brinquedinho de corda não, ele precisa de adaptações e é um processo longo, mas que vai ser para o resto da vida.

Beijos

Anônimo disse...

Também penso assim. Emagrecendo de forma gradativa dá para aprender e manter uma alimentação equilibrada para sempre.

ideiasproprias.blogger.com.br

Fênix disse...

Com toda certeza! Boa semana.

Dani disse...

Oi Luciana,
Mais uma vez o post foi realmente excelente... E nos refletir sobre o que queremos para nossa vida... Emagrecer é fácil, só que o maior desafio é manter... E só a RS possibilita isso... Comer com inteligência é a solução para manter a linha, já que comer é pra sempre...
Beijosssssss

Quety disse...

querida, me informa seu e-mail para eu autorizar seu acesso ao meu blog que eu tive que bloquear!
meu e-mail é: queti_alvares@hotmail.com
beijos

Renata disse...

Luciana, estou fazendo a Reeducação alimentar, vc sabe pois acompanha meu blog. Um dia pensei, não posso me privar de tudo, sempre fui gordinha a vou ser para o resto da vida o jeito é aprender a comer, e agora estou aprendendo a ficar satisfeita com pouco e comendo de tudo.
Mas há restrições em minha alimentação, como açúcar, refrigerante, fast food, etc.
Muito bom seu texto pois já fiz loucuras e sei que muitas pessoas fazem para emagrecer, ainda mais que estamos no final do ano.
Bjim
T+

Flavinha disse...

oi lu! escutei uma frase em q me identifiquei bastante:Eu não fiz meta para engordar portanto não faço meta para emagrecer.Quero aprender a comer em qtdes certas é isso amei o texto bjos

SONHO: SER MAGRA!! disse...

ola luciana sera q pode em ajudar nossa estou muito aonciosa nao sei como controlar acho q vou pirar se puder me ajudar bjs e muitoooooo o brigada xau...

Anselmo disse...

Oi Luciana, este post está simplesmente fantástico. Nós fazemos tanta besteira e pensamos que é o melhor para nós, compramos tantas ideias erradas e tudo, na maior parte das vezes, porque reeducar é mais dificil, trabalhoso. Queremos coisas para ontem, não para amanhã. É por isso que agora nos encontramos nesta situação, a remediar o que podia ter sido evitado no passado com uma boa educação alimentar...
Beijos e óptima semana.
Anselmo

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Oi Lú, Bom dia!
Que seu dia seja ótimo cheio de amor e boas expectativas!
Seu texto está correto, a reeducação alimentar é o melhor caminho, temos que aprender a conviver sem privação dos alimentos que gostamos. Se comportar em festas. Amei!
Beijos, tenha um ótimo dia!

§ leilinha § disse...

. oi Lú, hoje finalmente atualizei meu blog: tem mensagem de DEUS lá, comentário ao chá vermelho (tenta experimentar) e fotinho do meu notebook novo, risos.

. continuo como louca tentando colocar o trabalho em dia, mas resolvi tirar uma horinha para visitar minha amigas da blogosfera, pô, eu preciso disso também, já faz parte da minha vida! não consigo mais viver sem isso aqui, risos.

. beijinhos mil.

. fique com DEUS.

. UM DIA DE CADA VEZ (o que vc fez neste dia para contribuir com sua RA e, portanto, com seu emagrecimento?)

resolução minha disse...

Olá Luciana! De facto revejo-me bastante neste seu post pois eu não gosto de dizer que estou de dieta, parece que só a palavra me dá vontade de desistir. O problema é que às vezes temos mais força de vontade do que outras. Como diz a Zizi, a comida, também para mim, é quando estou cansda, mas também quando estou triste, mas também quando estou feliz... efim, quem tem este problema, gosta de comer em qlq altura... é isto que precis de mudar: pôr a RA em 1º plano!

::Tetê:: disse...

Eu tive uma fase assim... nem gosto de lembrar! Dieta das frutas! Dieta da Carne! Dieta do Abacaxi! Dieta do carbohidrato! Até que fiz uma que tomava suco de limão em jejum e, no quinto dia, depois de tomar suco de 5 limões em jejum, fui parar no hospital! E nem preciso dizer que nenhuma delas funcionava, né? O negócio é comer de tudo, consciente e com equilíbrio! Essa semana, perdi o equilíbrio e me "estabaquei"! rs...rs...rs... Bjks e bom feriadão!

Taty disse...

Dra. Luciana! Tudo bem?
ADOREI o seu último post! É exatamente o modo como eu penso. Cansei de viver em privação. Fiz isso tanto tempo que só de pensar que tenho que fazer dieta fico muito angustiada e simplesmente não consigo mais. Vivi sempre de dieta e sempre precisando emagrecer. Por isso decidi fazer RA. Não é nada fácil! Os sentimentos me tornam incapaz de administrar a fome fisiológica da emocional. Sempre fui assim. Gostaria muito que as terapias fossem mais acessíveis e que tivesse a oportunidade de aprender a lidar com esses conflitos com um profissional. Tento, me esforço e espero que dessa vez consiga aprender a lidar com tudo isso.
bj e obrigada por seus posts e seu interesse por nossa luta.

Dani disse...

Oi Luciana!!!
Tudo bem comigo e com vc???
Lendo o seu post, acho que estou no caminho certo sim!!! Estou me transformando de uma forma correta, de acordo com o que achamos que deve ser um emagrecimento saudável: RA, exercício e amor próprio!!! Acho que é isso né?!
Agora que vi que você também é de Curitiba!!! Que legal! Tá sabendo da Maratona que acontecerá neste domingo (23/11) com largada no Centro Cívico?? Eu combinei com a Luciana - Blog "Passos Para Uma Vida Melhor" (de São José dos Pinhais) para caminhar os 5km no mesmo percurso, tem diversas modalidades neste dia... E você gostaria de participar??? Ou poderíamos marcar um dia, tentar reunir as meninas daqui para um bate papo né, talvez numa outra data!?
Acho que seria beeeem legal!!!!
Bom dia pra você, beijos!!!!

§ leilinha § disse...

. bom dia amiga querida, passando para agradecer a visitinha de ontem que ri quando vc contou que gostou muito de ganhar o note ao contrário do marido, já posso até imaginar o motivo, tisos mil.

. tb para dizer que tem nova mensagem do dia no meu blog (DEUS), além dos meus comentários sobre o emagrecimento, rs.

. compre a cápsula e depois me conte o que vc sentir.

. tb para desejar-lhe um excelente final de semana, cheio de alegrias.

. beijinhos mil.

. FIQUE COM DEUS.

. Leila Diniz.

disse...

Lu,

è por isso que eu faço a dieta do bom senso, soh como td mas pouco e ai não me privo de nada, nem da minahc ervejinha no finde!

bjs amore e bom final de semana!

LucíliaLins disse...

Olá minha querida amiga!!!
Olha,não tinha tempo,dia,hora,e minuto melhor para eu ter vindo aki no seu espaço,estava meio confusa com tudo isso(tpm),sei que já avancei demais,e que não quero retroceder,mas são tantas pressões,afazeres,e sei que a responsabilidade de me cuidar é minha,mas da forma correta,não quero ter pressa,me restringir muito,mas quando vejo,e na maioria do que tenho visto,eu estou me restringindo,as pessoas estão se restringindo quando a proposta da RA é bem diferente...quero me reencontrar,seguir as orientaçoes da nutricionista,que diz que preciso de 1600 cls,mas meu psicológico me diz que 1200 já são demais!Quero fazer o que é melhor p mim,porque não quero só emagrecer,quero manter!Me relacionar bem com a comida sempre!
Estou em um momento de reflexão e ajuste,emagrecer é muito importante,saber lidar com as emoções,a comida,e manter o peso,são mais ainda...espero contar com sua ajuda...mil bjus,obrigada pelo tema me ajudou muito...fika com Deus!

Luciana Cristine Ayres da Rocha disse...

obrigada pela visita e pelas dicas! nunca tinha pensado q RA poderia ser um processo ... e vc tem razao! e cada uma de nós reage diferente a este processo! o q pode dar certo pra vc, de repente pra mim, nao! qnto ao seu post, é verdade, nao podemos ficar em função da comida e tb nao podemos fazer dieta a vida inteira! precisamos aprender a comer!! beijinhos e bom final de semana!

Flavinha disse...

oi lú!! obrigada pelas dicas amiga sou preguiçosa para ir em consultas mas já começo nesta segunda com o ginecologista...e ano q vem começará minha perigrinação em muitas áreas da medicina rss bjinhos linda

Eddi disse...

Oi Luciana, cheguei ao seu blog através do blog da minha amiga Lu Ayres. Nossa, muita matéria interessante, o seu blog é de grande valia mesmo. Certamnte vou visitá-la mais vezes. Já estou como seguidora do seu blog. Qdo puder vá visitar o meu cantinho tb!! Bjoss

Fanta Diet disse...

Esse seu post foi 10! Valeu mesmo, vc é ótima sempre. Bjs diet!

Anônimo disse...

Passando p te deixar um beijinho com carinho.Bom domingo.

LucíliaLins disse...

Olá LU!!!
Eu te agradeço mais uma vez pela atençaõ e ajuda...vc é uma grande benção p nós!
MIl bjus,
Um Excelente domingo p vc e família!

Nyna disse...

Oi Lu,
Obrigado pela visita e pelo elogio pela matéria. Realmente a água faz maravilhas no nosso corpo. eu naõ era muito adepta de tomar água, mas desde que comecei a RA e parei para reparar nmo meu corpo, as mudanças nele, virei "fãnzona". e tudo é questão de hábito, hoje em dia, não consigo mais ficar sem meus dois litrinhos de água!
Adorei seu blog, estarei sempre aqui!!!
Beijinhos!!!

Fanta Diet disse...

Pois é...estava sumidinha, mas agora aparecerei mais vezes!
Pode deixar...
Aparece lá tb!
Bjks!

Anônimo disse...

é verdade.

mas é tão difícil lidar com o "tempo" que se leva para emagrecer de modo gradual...


porque é fácil pensar assim quando se é magra... mas suportar a demora do emagreciemnto sendo gorda é difícil demais!

mas não tem outro jeito né?

beijso

Rosangela Neri disse...

Adorei ler a postagem! Me fez refletir e me sentir menos culpada pelo almoço (galeteria) de ontem e do pedaço de bolo de cenoura hoje...rsrssssss
Boa semana pra vc lindinha...bjs

Jam disse...

e isso mesmo luciana. a unica e definitiva forma. bjos

Just Perfect disse...

Muito bom seu post.

Realmente a melhor maneira de emagrecer e não engordar mais é grdativmente.

Não é fácil...mas é possivel.

Bjosssss

Manu ♥ disse...

Olá, td certinho???
Nossa... gostaria muito de conhecer a sua cunhada!
Gostei do q vc escreveu... é difícil a tal da reeducação. Ja tentei algumas vezes (muitas) fazer acompanhamento com nutricionistas e afins, mas não deu certo.
Vc poderia me explicar o que seria 'reeducação afetiva'???

Beijos!

Manu ♥ disse...

Te mandei um email.
Vou acompanhar seu blog.

Bjos e boa semana!

Amanda Brasil disse...

Oi Lu. obrigada por sua visita! Serás sempre bem - vinda em meu blog. Gostei muito desse artigo, também creio que a reeducação alimentar anda da mãos dadas com a reeducação afetiva.A nescessário "dar nome aos bois". Decepção não é sinônimo de chocolate, e por aí vai...
Amei o seu cantinho!
Passarei sempre por aqui.
Vitória e paz para nós!
Beijos