domingo, 28 de setembro de 2008





REFLEXÃO SOBRE A OBESIDADE

Diante das atribulações que passamos em nosso dia a dia, vem aumentando a frequência de pacientes que trazem relatos , de que utilizam a comida como forma de compensar o cansaço, ou as situações de estress que passou durante o seu dia.

A obesidade vem denunciar e concretizar a dor que o sujeito está exposto.As frustrações ficam impressas na gordura, que vem de alguma forma com a finalidade de bloquear a dor,tentando esconder do mundo aquilo que o aflinge,que o coloca vulnerável ,sejam para as pessoas que a rodeiam ou como forma de se esconder de si mesma.

Cerca de 90% dos pacientes que chegam ao consultório buscando a perda de peso , deixa aparecer um pedido de socorro para suas questões emocionais, vê seu discurso sucumbir tornando secundário a perda de peso, para tratar das situações de sua vida.
A obesidade está sendo considerada hoje como uma epidemia,sendo necessário e urgente uma mudança na postura dos tratamentos, levando em consideração esses fatores que vem sendo fortes disparadores para o consumo de comidas.

Com isso não estou desconsiderando os múltiplos fatores que contribuem para a obesidade, mas propondo uma reflexão que gere mudanças no enfoque do tratamento da obesidade, para que profissionais e pacientes, possam obter resultados mais concretos e eficientes, nessa luta tão difícil e sofrida que é a perda de peso.

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nossa Postura








Vamos nos propor a uma reflexão a respeito de como encaramos nossas vidas!

Vale a pena assistir:


sábado, 20 de setembro de 2008


... SENTIMENTO VERSUS COMIDA ...

(É só clicar na matéria)





ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!



UM ABRAÇO

LUCIANA KOTAKA

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Beleza da Pele





A pele é a nossa camada superficial e sua beleza é o reflexo de como cuidamos da parte interna da nossa máquina – o corpo, através da alimentação.

A ingesta de alimentos coloridos ricos em vitaminas, sais minerais e flavonóides é que resulta em uma verdadeira pele de pêssego, associada ao consumo adequado de gorduras de boa qualidade, carboidratos fontes de energia preferencialmente integrais e proteínas - lembrando em especial das vindas do fundo do mar (atum, arenque, sardinha e salmão).
Vitaminas como A, C e E estão bastante relacionadas ao seu poder antioxidante, portanto são importantes para o consumo.

● Fontes de vitamina A - fígado, óleo de fígado de bacalhau, ovos, leite e seus derivados, frutas amarelas, vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros.

● Fontes de vitamina C - acerola, suco de laranja, goiaba, salsinha,pimenta vermelha e verde, suco de grapefruit, melão, papaia, morango, kiwi, couve de bruxela.

● Fontes de vitamina E: óleos (soja e girassol), nozes, vegetais de folhas verdes e cereais integrais.

Mas nenhum alimento é super herói, o importante é analisar cada individuo de maneira única, para através de uma conversa sobre sua alimentação um nutricionista qualificado oriente no caminho das metas de saúde da pele e de todo o corpo, pois o que vale é o conjunto total da obra.

A natureza é tão sábia, que precisamos ter o nosso consumo alimentar mais próximos dela, além de coloridos e nutritivos as frutas e verduras tem vida, diferentes dos produtos industrializados cheios de corantes, conservantes, estabilizantes e gorduras saturadas. Quando lemos alguns rótulos mais parecem medicamentos do que comida.

Morangos, mamão e abacate podem estar no nosso café da manhã ou em nosso momento de beleza. Os alimentos aplicados diretamente sobre a pele também são indicados: a mistura de morango com sal grosso e azeite de oliva é um ótimo esfoliante, máscaras hidratantes podem ser feitas com mamão amassado amaciam a pele, o abacate é ótimo para peles secas, bem como muitas receitas da época das nossas avós.

Viva se alimentando bem e nutrindo a vida de bons sentimentos, assim com mais saúde e prazer!

Um abraço,
Marilize
http://www.saudeeprazer.com.br/
consultório 3243-3021

sábado, 13 de setembro de 2008


Quando a ansiedade atrapalha

Umas das queixas mais freqüentes em relação ao programa de reeducação alimentar é a ansiedade. Segundo critérios da Associação Americana de Psiquiatria, a ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações do dia-a-dia, ocorrendo por um período de pelo menos seis meses, causando muitos transtornos. E quem não sofre de ansiedade?


Se você sente que tem dificuldade em controlar a preocupação, mas é difícil evitar que as preocupações interfiram na atenção no que precisa ser realizado e tem dificuldade em parar de se preocupar, é bem provável que esteja ansioso. Por exemplo, você quer emagrecer, mas fica tão preocupado com o resultado, que não consegue manter o programa e nem emagrecer. Com isso, se culpa e desiste, por isso dizem que a ansiedade atrapalha, na verdade, o que compromete o resultado é estar no futuro e não no presente.

A ansiedade ainda é acompanhada de muitos sintomas: cansaço fácil, suor excessivo, inquietação, dificuldade de concentração, sensação de estar "ligado" ou "no limite", irritabilidade, tensão, perturbação do sono, além de tremores, dores musculares (devido à tensão excessiva), boca seca, aperto na garganta. Quer mais? Pressão no peito, respiração ofegante, como se faltasse o ar. Certamente há muita ansiedade à nossa volta e, principalmente em nosso íntimo.

A ansiedade está relacionada com o daqui a pouco, pode ser com algo daqui a 5 minutos, como daqui a seis meses, sempre preocupado com o vir a ser e não com o agora. É antecipar o futuro, estar ansioso para que algo aconteça sem saber se vai acontecer, sempre esperando. É o desejo do resultado imediato ou, ao menos, a sensação de controle sob esse resultado, mas não sabe se vai conseguir. Não há segurança, não há controle. É uma espera constante, não se sabe até quando. A ansiedade nos coloca em estado de tensão intensa e, muitas vezes, em estresse. É uma prisão; quer agir, quer a ação, mas se sente preso, pois não há como agir. É uma verdadeira loucura! Uma briga interna, criando um nó, um bolo no estômago.

O ansioso na verdade sente muito medo e fica imaginando como tudo poderá acontecer. Apesar do medo ser uma resposta universal e normal ao perigo físico, sendo útil para concentrar a mente e nos preparar para lutar ou fugir, ou quando o fim de um prazo se aproxima, ou ainda, quando é algo que queremos muito, surge a ansiedade e pode se tornar um problema quando persiste.

Às vezes há uma causa concreta e facilmente identificada, mas em outras ocasiões, sequer sabemos o motivo de não pararmos de nos preocupar, pois a ansiedade nem sempre é causada por uma ameaça externa, podendo ser desencadeada pelo próprio medo. A maioria das pessoas sequer sabe o motivo de sua ansiedade, podendo ser identificada com o diálogo interno, ou seja, conversando muito consigo mesma e fazendo uma análise do que a preocupa.

Por exemplo, você quer eliminar alguns quilinhos e fica pensando quando conseguirá, ou ainda, duvida que irá conseguir. Procura antecipar o resultado, desejando que ele aconteça imediatamente, porque no fundo, sente medo de não conseguir o resultado que deseja. Apega-se apenas ao negativo, bloqueando sua capacidade de agir. Assim, sua atenção é desviada para o futuro e deixa de fazer o que é preciso fazer no presente.


Conclusão: não consegue emagrecer, sente-se frustrada, insegura, com a auto-estima baixa, porque se sente incapaz. É uma verdadeira bola de neve. Mas com certeza você tem condições de enfrentar o que sente e agir de forma a conseguir o que quer.

Dicas para enfrentar a ansiedade:

Se estiver sentindo alguma emoção, como ansiedade, preocupação, tensão, não negue, nem faça que não está sentindo nada. O mais indicado é aceitar o que está sentindo, assim ficará mais fácil identificar e controlar suas emoções.


Se quiser, escreva sobre o que estiver sentindo. Descreva suas sensações com detalhes sem fugir ou negar.
Depois de identificar o que está sentindo, procure a origem. Quando começou? O que provocou? O que você está sentindo é proporcional ao fato ou não?


Perceba se sua ansiedade está sendo pela sua preocupação por algo que se sente incapaz de conseguir.
Identifique se depende apenas de você modificar a situação, se depende de outra pessoa, ou se realmente não há como mudar algo no momento. Isso é importante para que você não desperdice sua energia, nem seu tempo.


Procure ocupar-se e manter seus pensamentos no momento presente, não se "pré-ocupando" com o que poderá ou não acontecer. Isso é gasto de energia desnecessária. Você só irá emagrecer se mudar hábitos e não se "pré-ocupando" com os resultados.


Pare com a necessidade de querer ter controle sobre tudo, você pode não ter controle sob o amanhã, mas você poderá ter controle sob seus comportamentos hoje.


Lembre-se sempre da sábia Oração da Serenidade adotada pelos Alcoólicos Anônimos no mundo inteiro:
"Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras"


Permaneça no presente, permitindo-se sentir cada momento como se fosse único.
Cuide da sua auto-estima, acreditando que é capaz de conseguir. Eu acredito que você seja.

E você, acredita?...
Créditos - Cyberdiet

quarta-feira, 10 de setembro de 2008







Obesidade: causas Gorduras .




A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.


Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.


Muitas vezes a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguirem certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge.


Mais uma vez vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.


Atenção: quanto mais você “engolir” e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.


Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá de compreender que toda expectativa gera frustração.


Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja.


Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder.


Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos.


Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos.(...) com ele (o subconsciente) nós devemos agir despreocupadamente e mandar mensagens positivas e constantes.(...)


Chega de arrumar pretextos pois isto só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo.(...) quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito.


Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são.


*do livro "A LINGUAGEM DO CORPO" de CRISTINA CAIRO

domingo, 7 de setembro de 2008

Sentimento x Comida com Luciana Kotaka




Confira a matéria na revista Dieta Já (Editora Escala - Edição nº 163/2008 - página 70 à 72) -

"Sentimento versus Comida".


Com a participação da psicóloga Luciana Kotaka.





Confira dicas, entenda o método RAFCAL de emagrecimento e Comporte-se Magro!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008


Entrem no site: www.radiobandab.com.br



Programa Tarde Total - Mariana Fala Sério



Clique em Radioteca e ouça essa matéria!




MULHERES EQUILIBRISTAS



Espero que apreciem!


Um abraço




quarta-feira, 3 de setembro de 2008









Luciana Kotaka na mídia:



Entrevista sobre Psicologia e Bem Estar, abordando os temas
emagrecimento e os vários papéis que a mulher
desempenha no mundo atual.



Net - canal 5 e TVA canal 72 - Domingo ás 15:30

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Reflexão


Hoje eu estava folheando uma revista enquanto estava cortando meu cabelo, e entre tantas coisas belas e interessantes, me deparei com uma propaganda de sapatos e outra de roupas, e as modelos – PASMEM – magérrimas!

Apesar de trabalhar com transtornos alimentares e estar acostumada a atender esses casos, fiquei ali perplexa pensando: o que faz alguém gostar ou admirar uma imagem seca, sem vida, como aquela da foto a qual estava olhando? Está se vendendo uma imagem distorcida da beleza, um corpo sem formas, um olhar sem brilho, a roupa cai pelo corpo sem graça, sem curvas.

Como disse Paulo Coelho em um texto que postei anteriormente, está ocorrendo um aniquilamento do feminino, destruindo o que a mulher tem de mais belo.

Continuei folheando a revista, mas precisei voltar a olhar aquelas imagens, vi a fragilidade daquela menina. Menina esta em busca de um sonho irreal de beleza, de reconhecimento, que paga com seu corpo, seu bem mais precioso, o preço desse “sucesso”.

Infelizmente estamos vivendo a era da vulnerabilidade, onde somos levados a comprar uma imagem de corpo construída, com o objetivo egoísta de levar milhares de mulheres a consumirem cada vez mais num mercado crescente pela busca por um corpo e medidas irreais.

Estamos vulneráveis sim, pois as propagandas invadem nossas casas cada vez que ligamos a televisão, olhamos uma revista, ou até mesmo na boneca que compramos para nossas filhas.

E eu pergunto: Até quando vamos nos submeter a isso?

Luciana Kotaka