sexta-feira, 17 de abril de 2009

Colegas sabotam sua dieta?

.


Essa é uma situação muito frequente quando se trata de mudanças...

Para nós um ensaio desgastante : Começo a RA ou não começo, e vamos lá, com um esforço sobre humano decidimos que agora vai, e nos preparamos para nossa rotina do dia, com frutas, barrinhas, iogurtes e vamos trabalhar....

O que não esperávamos nesse processo todo é alguns colegas dispostos a sabotar esse seu processo tão cuidadosamente articulado.

Somos recebidos com carinho, muitos dando a maior força, até que no terceiro dia de sua RA, chegam com um delicioso bolo de chocolate e você que está tão determinado, acaba resistindo bravamente.

No quarto dia, outro colega, chega com uma caixa de bombons e diz para você: Ah! Só hoje,não pode ser tão rígido assim, e você, que já está cansado de comer tão certinho, acaba por comer um bombom.

Algum problema? Não, claro que não!

O problema começa a partir do momento que todos os dias,acaba caindo na tentação de comer um pouquinho do que na verdade irá te impedir de perder peso.

Temos dois pontos para analizar aqui:

Um, que regimes rígidos não dão certo, pois a probabilidade de cair e fracassar é muito alta;

Segundo, temos um momento certo para enfrentar esse processo, quando nos sentimos realmente seguras e preparadas para enfrentar essas situações que estarão permeando nossas vidas o tempo todo.

Temos que estar preparadas emocionalmente para seguir em frente, desenvolvendo estratégias eficientes para lidar com os imprevistos, pois teremos sempre convites para festas infantis, páscoa, natal, ano novo, casamentos, e assim, muitos outros convites que estarão recheados de comidas apetitosas e interessantes.

Como você tem lidado com essas situações ou pessoas?

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Curitiba - PR

30 comentários:

Paula disse...

é so o povo ver que vc ta ficando fininha e que ta cuidadndo de se alimentar direitinho, que vem com essa...no meu caso, trabalho com estetica, elas disputam perda de peso, e nao perdem a oportunidade de te chamar de gorda...aí vem com essas?"vai la, come la"!!!"fulana comprou bolo de chocolate!
no meu caso, foi a paciente dona da cnatina que trouxe, nada menos que????????LASAGNA!!!!!!!!!
é foguete viu?!?!?!?!

bjao

CAROL disse...

NOSSA, COMO ISSO ACONTECE! É DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!

MAS JÁ NÃO LIGO MAIS, COM O PASSAR DO TEMPOD ESENCANEI DESSE POVO.....NÃO SÓ MÁQUINA DE TESTE PRA FICARS ENDO TESTADA POR FULANINHOS QUE SÓ QUEREM ME VER GORDA NÉ????

Fênix disse...

Bom dia querida! Isso acontece direto, né?! Nunca fui tão convidada para eventos e festas infantis como agora. kkkkkkk
Mas, tenho que ser firme e pensar como magro.
Diversão em primeiro lugar.
Beijos e bom final de semana.

Juh disse...

Isso é verdade, mas acho que o controle deve partir de nós, devemos saber knd e knt devemos comer o que comer e o que é proibido, por mt que o outro fique chateado so temos que dizer que é por causa da nossa saude e a pessoa não insiste!!!mas também temos que saber resistir À tentação não é? porque o pecado mora mm ao nosso lado e só caimos nele se nós mesmo quisermos!!!

beijinhos

Juh

Hanna disse...

os colegas de trabalho até que são fáceis... é só chegar lá com um copo de água conversar bastante e tudo que te oferecerem vc diz que já comeu e que está muito gostoso.

Meu problema é em casa... Pais ficam me empurrando comida e ainda me dizem que eu estou gorda!

Beijinhos!

Ellie disse...

Oi amiga, concordo com vc....o negocio e agir no primeiro impulso e dizer:obrigada ,mas nao.bjus

Ellie disse...

Oi amiga, concordo com vc....o negocio e agir no primeiro impulso e dizer:obrigada ,mas nao.bjus

EMAGRECER É MARA disse...

eu particulamente ja cai muito nessa tentação come só hoje não faz mal .
amiga o segredo de não cai nessa tentação é dizer que não quer pq acabou de comer e ja esta satisfeita ,entao eles param de te oferecer

Paulinho disse...

Olá

já presenciei vários casos parecidos, aonde eu fazia estágio, tinha uma moça que fazia RA seguido por uma nutriconista, ela sempre seguia bem, até que um dia começou a aparecer uma mulher lá vendendo bombons de chocolate, é claro que ela de inicio não comprava, mas os outros colegas de trabalho comprava, até mais de 1, conclusão, ela n resistiu e entrou na festa do chocolate junto com todos, hj não sei mais se ela continua com a RA, mas que ela sofria de uma forma indireta, sofria e mto

até mais beijão

Anônimo disse...

eu fico em casa a maior parte do tempo, mas mesmo aqui tem alguns sabotadores...

meu filho ganhou muito chocolate, mesmo todos sabendo que ele não come (rsss).

mas enfim, estamos no mundo, não tem jeito!

beijos

.:. Pati .:. disse...

Oii Lu!!
Puxa, isso é difícil hein! Isso realmente existe... no meu caso não faço dieta, tento me alimentar saudavelmente como um hábito para a vida... e como vc falou, se não abrirmos exceções, tb nao tem como nos tornarmos um ET e nao fazer nada q os outros fazem ou recusar sempre todos os convites. O cuidado é para a exceção não virar regra né..
Aki no meu trab começou uma mulher q vive de lanches... sonhos recheados, bombons, chocolates, e por aí vai. No inicio ficava me sentindo mal de recusar qdo ela falava q tinha trazido algo pra mim, e depois acabava ficando braba pq tinha planejado comer uma fruta, tomar um iogurte e acabava num "sonho" frito e cheio de açúcar. Até q um belo dia resolvi falar para ela q ela não precisava trazer nada para mim, e se mesmo assim ela comprava algo, eu passei a agradecer e a não comer! hehe até q ela percebeu que isso não é comigo não... qdo nos reunimos no setor para fazer no racha um lanche diferente, procuro sempre sugerir q seja algo assado, e depois controlo a quantidade e procuro fazer o máximo pela alimentação do restante do dia ser mais leve...

Tânia disse...

Olá Luciana!! Comigo, a sobatadora sou mesmo eu.. Infelizmente essa é a realidade :(

***

Lugreen disse...

Olá Luciana!

Olha não é fácil não!
Vivemos numa cultura que tudo acaba ou começa em volta da comida, mudar o foco e dizer não, sem ser desagradável, é uma tarefa ardua...
Eu tenho aprendido que se eu me respeitar e dizer não,muito obrigada,agora eu não quero, ou muito obrigada, vou comer depois, fica tudo bem!
Outra estratégia é:não contar que estou de dieta,RA e não ficar falando disso...tbém tem dado resultado.

Bem,desejo um FDS e feriado magrovilhoso para nós e repleto de lighstitudes!

bjks e shalom

Tânia disse...

Olá Luciana ;) Obrigadão pela ajuda mas infelizmente sou de Portugal :( Ando num psicologo mas a sua especialidade não é distubios alimentares.. De qualquer forma, achas que tb devia de estar num nutricionista?

***

Anônimo disse...

É não é fácil!!
Tentações existem em todos os lugares..Basta estar de dieta que as delícias aparecem...
Meu maior problema, sempre foi na minha casa..Todos são magros, daí já podem imaginar...Nunca terá uma refeição separada para mim, apenas a minha determinação em saber controlar a boca.

Bom fim de semana...Super beijo...

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Betânia, eu sou amiga da -Bett malvada- e gostaria de tê-la em
minha lista de seguidores.O intuíto deste blog como é o seu tb, é o de ter o maior
número de pessoas que fizeram ou desejam fazer a gastroplastia aqui no Distrito Federal .
Com isso o seu blog será colocado no site " amigagastroplastizadas"
que é um projeto, no qual o DR. Lucas aceitou participar nos entregando material
de pesquisa e sendo um dos apoiadores do SITE. Se vc não é gastroplastizada e nem deseja fazer, junte-se
anós. Obrigada.

O site ainda está em desenvolvimeto, mas poderá ser visto no endereço:

http://betaniaarte.site90.com/gastroplastia/index.html

O blog ( amigas gastroplastizadas) é pessoal, mas o site será para todas as
pessoas terem informações e entrevista com o Dr. Lucas.

Endreço do Blog:
http://amigasgastroplastizadas.blogspot.com/

Equipe do Site:

*Dr. Lucas seixas
*Bett mavalda
*Betânia


Dia 28/04 estaremos na reunião que será:

A Equipe multidiciplinar do Dr. Lucas Seixas Docas Júnior oferece uma reunião toda PRIMEIRA segunda-feira do mês, com médicos cirurgiões, psicólogos e nutricionistas,com a equipe multidisciplinar: Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia (aula sobre mastigação); educação física;

E toda ÚLTIMA terça do mês o próprio Dr. Lucas explicando tudo relacionado a cirurgia bariátrica e sobreo "Tratamento Cirúrgico da Obesidade Severa".


Endereço: SGAS - Av L2 Sul - Quadra 613/614 - Lote 95 - Sala 208.
Horário: sempre às 20:00 horas.

Abraços
Contamos com vc.

Anônimo disse...

oi passei pra dizer que seu blog é maravilhoso e que merece o selinho ou seja um mimo, que ganhei passa lá no meu blog para pegar! beijos

Dani disse...

oi Luciana, em primeiro lugar quero agradecer as palavras tão carinhosas e animadoras. Realmente vc conseguiu me fazer refletir e de fato ver que engordar acontece... mesmo quando lutamos para emagrecer... Já estpo melhor... e mais animada.
Sobre o post... nossa, como eh difícil, né? E como no trabalho as pessoas remam contra nosso processo. Mas depende de nós mesmos.Se estamos preparados para encarar a mudança interior, tudo é muito mais fácil...
Beijos e ótimo fim de semana!

Luka ;) disse...

Isso é verdade.. concordo plenamente.. entao experimente resisiti e dizer naoooooo!!!

Unknown disse...

Uma grande verdade,eu por mim vejo,Luciana passa no meu mundo tenho lá um selinho para ti,bom fim de semana,beijocas doces.

Marcia disse...

Oi Luciana, tudo bem?
De fato seu texto traz á tona uma grande verdade.
Tem sempre alguém nos oferecendo um docinho, um chocolate, querendo sabotar nossa dieta.
O importante é termos força de vontade para resistir.
Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
Que DEUS lhe abençoe.

Ellie disse...

Gostei de sua materia...taebo e tipo uma luta.bjus

Tati disse...

Realmente isso é o pior de tudo. Já não basta a tua vontade de comer ainda vem aquelas pessoas com o papo "só agora vai.. Depois tu controla". Isso tira qualquer um da RA...

Flavinha disse...

situação dificil,costumo não divulgar q estou d dieta não gosto d falar para ninguem senão fica uma cobrança grande em cima.Falo não simplesmente ou a de sempre "obrigada acabei de comer...rss" bjos

Andreza disse...

Amei seu blog!!Eu fiz o meu ontem a noite,estou ajeitando ele aos poucos,assim que puder faça-me uma visita www.balancamagica.blogspot.com,bjos,Andreza

Anônimo disse...

Nossa, adorei o que vc escreveu. Sempre que eu puder, estarei acompanhando seu blog.
As palavras são impregnadas de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma
oportunidade de manifestar bons sentimentose tb de deixar as pessoas informadas.
Parabéns pelo seu trabalho.

Será um prazer receber sua ajuda. Estou aberta a sugestões.
Abraços
Betânia

Dali disse...

Menina, isso é tão verdade!

No fim, todos os dias tem algo de interessante para nos levar para longe da dieta... a segurança de querer emagrecer é essencial realmente, mas como consegui-la?

ah, adoro seus artigos viu?

e estava brincando quando falei que vc iria me analisar e que não seria boa idéia, pois vai que vc achasse que seria o caso de um quarto acolchoado?? rsrs

beijos,

Silvinha disse...

Oi Luciana. Sempre passo por aqui pra me manter informada... Seu blog traz muitos tópicos interessantes sobre alimentação e emagrecimento... Amo!!!

Quanto aos amigo sabotadores... É como você disso, dietas restritivas é um pulo para cometer abusos depois. Quem consegue viver de restrições a vida toda????? Ninguém!!!! Eu não faço esse tipo de coisa, já me conscientizei há algum tempo (com ajuda é claro) que a disciplina e bom senso com a alimentação é essencial para o emagrecimento. Podemos comer de tudo, essa é a verdade... Só não podemos comer tudo e a toda hora... Tá certo que não cheguei ao meu peso ideal, tô quase lá, mas já sei me relacionar melhor com os alimentos sem deixar que eles dominem minha vida. Daí é super fácil resistir aos convites gastronômicos dos colegas ou das datas festivas que vai ter em todos os anos...

Quem precisa mudar somos nós e não nossos amigos... Ficar culpando os amigos por engordar não tá com nada...

Beijokas

Anselmo disse...

Oi Luciana, é tudo verdade, há colegas que são uma autêntica desgraça! Todos os dias a perguntar se não quero isto ou aquilo…às vezes fica difícil resistir, mas na maior parte das vezes consegue-se muito bravamente. O pior é quando cedemos várias vezes, aí começa a desgraça…
Beijos

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br