terça-feira, 24 de março de 2009

Café da Manhã : A refeição mais importante do dia







A alimentação matutina é muito importante para abastecer o organismo para o dia que se segue.


Durante a noite, o corpo continua trabalhando e somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Para se ter uma idéia, o corpo consome cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono. Neste período, os níveis de energia têm uma redução significativa e a primeira refeição do dia irá reabastecer tanto o corpo quanto o cérebro com os nutrientes necessários após uma noite de repouso.


No caso do esportista, além da refeição estimular o metabolismo, essa necessidade é ainda maior, pois trata-se do fornecimento dos nutrientes necessários para a recuperação muscular pós-treino ou para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.


O café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários, equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, o bom café da manhã ajuda na manutenção do peso ideal, pois permite uma dieta balanceada.


É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã. é a refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que o nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.


Dados norte-americanos mostram que crianças e adultos que tomam café da manhã habitualmente, comparados com aqueles que não têm essa prática, têm peso corporal mais saudável.


Estudos comprovam que as pessoas que tomam café da manhã consomem menos gorduras em geral e têm menos probabilidade de "beliscar" durante o dia. Por fim, os hábitos alimentares dos adultos que conseguem manter o peso saudável, incluem tomar café da manhã diariamente.


Além de tudo, há um acúmulo de estatísticas demonstrando que quem toma café da manhã tem melhor desempenho em testes de memória e na resolução de problemas, e que as crianças que fazem o desjejum têm melhor rendimento escolar e menor probabilidade de se atrasar ou faltar à aula. Ao que tudo indica, as funções da memória estão relacionados à concentração de glicose no sangue, afetando-as positivamente.


O critério de escolha para os alimentos no café da manhã é baseado na função que desempenha cada nutriente:


Os cereais, pães e biscoitos são boas fontes de carboidrato e por isso, fornecem energia.


O leite, queijo e derivados são fontes de proteínas, que regulam a formação de hormônios, anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular.


As fibras das frutas e cereais integrais favorecem a motilidade intestinal, evitando a constipação intestinal ou prisão de ventre e controlando a absorção de nutrientes.


Os cereais integrais, por serem íntegros e manterem os nutrientes dos grãos, assumem grande importância no café da manhã, estando associados a uma vasta gama de benefícios para a saúde, como o auxílio no bom funcionamento intestinal, na manutenção do peso corporal e na redução de problemas cardiovasculares.


Dessa maneira, um bom café da manhã deve ser composto por:
Frutas ou Suco de Fruta;


Leite ou Iogurte, preferencialmente desnatados;


Cereais, Pães ou Biscoitos, preferencialmente integrais.


Os esportistas que têm o hábito de treinar pela manhã, logo após acordar, nunca devem o fazer em jejum. A melhor opção é um lanchinho leve antes do treino (ex.: 2 torradas e 1 copo de suco), deixando para tomar o café da manhã após o treino.


VALORIZE MAIS ESSA REFEIÇÃO E GARANTA BEM-ESTAR E MUITO PIQUE. SEU CORPO VAI AGRADECER!!!
.
.
Nutricionista Cassiana C. Domingues
Curitiba -PR

35 comentários:

Renata disse...

Ola, Luciana
Nossa serei a primeira a comentar.
Nunca abro mão do meu café da manhã, e sempre que alguem vem dormir aqui em casa faço maior pressão para comer, acho que é a principal refeição do dia, ainda mais para mim que vou à academia na parte da manhã.
BJS
T+

§ leilinha § disse...

. obrigada amiga pela dica no comentário, realmente pode ser que meu peso esteja no limite, estou feliz, mas fica aquela coisinha martelando na cabeça pôxa "que custa me agradar com o sonho de 54kg?" neura né, risos mil.
. obrigada por tudo.
. fique com DEUS.

Gabi Gadelha disse...

Oi Lu!
eu sempre gostei de tomar café da manha, mas ultimamente essa refeição tava meio defasada na minha alimentação diária. Eu estava comendo apenas uma fatia de pão integral com proteína e um pouquinho de café preto. Fiz isso para cortar calorias, mas como o meu corte não fez efeito na balança decidi retomar o habitual: uma fruta, duas fatias de pao integral, uma xic. de leite desnatado e 30 gr. de ricota.
A matéria está ótima!
Um beijao!

Gezinha® disse...

Ótima matéria...
Eu não abro mão do desjejum, como ODEIO café, geralmente tomo um chá, ou então um suco de caixa ( raramente), como pão integral, com requeijão light, peito de peru ou mortadela, e as 10 como uma fruta, acho que assim meu dia começa bem.
Mesmo pq ñ consigo comer mais que isso...
Beijos
Gezinha
http://ideiasdicas.blogspot.com/

Paula disse...

oi lu
faz tempo que nao apareço...rsss
menina, agora que comecei a dar mais valor ao cafe da manha, sentamos a mesa (antes comia em pé na pia!), tomo suco, como fruta...graças a deus podemos ter essas regalias...
tenho comido uma fatia de pao antes da academia...
ja tentei a dieta ds proteinas e confesso que o esquema americano de ovos mexidos na manha me enojaram....hahaha
mas concordo com vc, se começamos o dia bem nutridos tendemos a nao meter o pe na jaca no decorrer dele...rsss
bjos

Paula disse...

oi lu
faz tempo que nao apareço...rsss
menina, agora que comecei a dar mais valor ao cafe da manha, sentamos a mesa (antes comia em pé na pia!), tomo suco, como fruta...graças a deus podemos ter essas regalias...
tenho comido uma fatia de pao antes da academia...
ja tentei a dieta ds proteinas e confesso que o esquema americano de ovos mexidos na manha me enojaram....hahaha
mas concordo com vc, se começamos o dia bem nutridos tendemos a nao meter o pe na jaca no decorrer dele...rsss
bjos

Mirelle disse...

Dra sei da importância do Café da manhã e por isso tenho me dedicado para adquirir este habito. Bjs

Unknown disse...

Oi visito sempre seu blog, mas hoje decidi deixar comentario...sabes acho que nos ensinas muito, aprendemos a nos comportar à mesa...
Tenho amigas fãs deste teu blog, por meu intermédio, e ainda hoje falámos nele e em voçê. Em relação ao pequeno almoço, desde que engravidei à cinco anos atrás, deixei de prescindir dessa refeição...era algo que por vezes me passava ao lado, mas agora, já não sou capaz. jinhosssssssssssssss

Ale disse...

é sempre bom vir aqui e ler seus posts.... não sabia das calorias enquanto dormimos...
bjs

Dani disse...

Luciana, só depois que passei a tomar direito o café da manhã que deixei de ter uma fome de leão a noite... Ou seja... como não comia direito quando acordava, na hora de dormir meu corpo ainda precisava de mais comida... Hoje não abro mão do café por nada!
Ótimo texto! Como sempre!!!
Beijosssssssssss

Gilda disse...

Pois é Lu,ontem mesmo postei sobre o meu café da manhã.rsrsr
Esse período do dia é o que menos sinto fome,com isto confesso que até umas semanas atrás não tinha o hábito de tomar o café da manhã.
Como estou tentando mudar,tenho insistido muito,ando tomando uma vitamina reforçada e essa semana acrescentei linhaça,tem dias que nem isto quero,mas mesmo assim me forço a tomar.
Tudo por uma vida saudável né?rsrsr


Beijos!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olaaaa Lu.passando p deixar um beijinho e tambem me desculpar pela minha ausencia por aqui.Mas confesso q ando numa correria danada. rsrs.
Quanto ao post eu sinceramente nao sei viver sem meu cafe da manha alias o meu corpo ja ta tao habituado as 5 refeióes diarias q quando pulo uma ele reclama.Meu cafe costumo comer 2 fatias de pao integral com cream cheese e uma fatia de peito de peru ou presunto, leite com cafe descafeinado, uma fruta ou cereal integral com leite e uma fruta ou suco.e com isso ja estou bem p passar a manha ate a hora do lanche pq almoço tarde rsrs.Amiga se eu disser q enjoei tudo q foi doce,até coca cola q era minha debilidade menos mal.acho q nunca tive comendo tao bem como agora rsrs.Mas enfim...quanto a gravidez estamos bem graças a Deus. beijos grnade p vc e obrigada pelo carinh de sempre. Bjs.

Juh disse...

oi querida!!!
Eu tento sempre fazer uma boa refeição ao pequeno almoço porque é a refeição mais importante do dia!!!

adoro os seus conselhos!!!

beijinhos

Juh

Unknown disse...

Excelente pesquisa a sua,muitas pessoas não sabem como comer de maneira saudavel,já agora comer depois da 6horas da tarde é suicidio para quem quer perder peso,beijocas doces Alexis.

Kiki disse...

antes eu nunca comia nada pois nao tinha fome de manha, mas aos poucos comecei com uma fruta, depois um paozinho, para acostumar o organismo. Hoje meu cafe da manha é saudavel e vejo a importancia dele no meu dia.
bjs, Cris

Nova mulher. disse...

lu? eu tbm acho mto importante o café da manhã e vejo mtas diferenças qndo consumo o desjejum...porém qnd fui na nutri eu expliquei a ela ki tinha necessidade maior de comer a noite...dai ela teve ki faze ro ekilibrio durante o dia inteiro : vc acha pobre de nutrientes meu café? toda manhã como 1 fatia de pão integral 9 grãos + 1 colher de polneguinho light líquido ou o keijo processado + 1 xícara de café com 2 colheres de leite desn. e pra frutas como pela manhã no lanche 1 fruta .... o que achas? pq já no café ela liberou um sanduiche c/ 2 fatias de pão integral, porém no momento to alternando com shake... beijossss

Juuu disse...

Hum nem fala...nunca como direito de manha...eh sempre um cafe com leite...pq eu acordo as 9 e poucaaa e almoco as 11 e pouca e paaa...

faco o que Lu???
bju

Kat disse...

oi querida! Eu sempre preciso comer algo de manhã para não ficar com pressão baixa. Mas meu café tá longe de ser perfeito,por uma questão de tempo e organização... o que faço é tentar reforçar meu lanche da manhã.

beijocas

Unknown disse...

Eu amooooooooooo café da manhã. É a refeição que eu mais gosto do dia. Gosto de comer frutas, cereais, um quijinho branco, geléia enfim é bom demais. Nao abro mão mesmoooo!!! Bjo

cindy lolipop disse...

café da manhã se bobear eu como 2 vezes rsrsrs
amiga deixei uma brincadeira pra vc no blog bjs

-Helô Helê- disse...

Eu tenho me policiado bastante com relação a isso! Mas é tão difícil! As vezes empurro algo goela abaixo mas não vai.. .demoro umas 2 ou 3 horas depois de acordar pra sentir fome de verdade... =c(

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Oi flor...tb senti sua falta...a vida tá corrida e tem horas q eu me perco...desculpe a ausência...tem vezesq eu só venho aqui ler um pouco e n posto...mas estou sempre te acompanhando nossa conselheira linda!!!!Mil beijocas!!

Nova mulher. disse...

é verdade lu... bobagem minha!!! kkkkkkkk mais é isso perseverar!! bjo bjo

Cris disse...

Não consigo ficar sem café da manhã, mas também não consigo consumir coisas frias, como sucos e frutas. Gosto de café com leite, de pão, bolacha. Suco nem pensar, fico estranha, com azia, parece que não tomei café. Quanto aos integrais, preciso incluir mesmo. Estou tentando adotar a fruta como lanche entre o café e o almoço, mas até acostumar...
Bjs e bom final de semana.

Unknown disse...

Olá!
Pois é verdade, aprendi tb a valorizar essa refeição!

Meu intestino tem agradecido...rs

Beijão e obrigada por sua atenção ante o momento meio chato que eu tava passando!!!

Obrigada!

Fer

Unknown disse...

Olá!
Pois é verdade, aprendi tb a valorizar essa refeição!

Meu intestino tem agradecido...rs

Beijão e obrigada por sua atenção ante o momento meio chato que eu tava passando!!!

Obrigada!

Fer

::Tetê:: disse...

Olá! Pensa que eu não tenho vindo aqui? Enganou-se! Tenho vindo, passo os olhos nas matérias - sempre muito boas, não tem como perder! Mas sempre na correria e não gosto de deixar comentários do tipo "oi, adorei!" só para constar. Então entro e saio à francesa! rs...rs...rs... Queria ter o hábito de um café da manhã nos moldes corretos... É a refeição mais apressada que eu faço! Às vezes até em pé na pia da cozinha! Quando viajo, nos hoteis, é a refeição que eu mais curto! Beijos e obrigada por se lembrar de me visitar!

Anônimo disse...

Oi Lú!!! Dei uma sumidinha básica por problemas de trabalho e mãezinha idosa não muito bem!
Meu café da manhã não é grande, porque se eu comer tudo que seria saudável , meu estômago não fica legal (tenho gastrite). Então, tomo um copo de leite de cabra light com toddy,como um pedaço de mamão cortadinho e uma fatia de pão integral com cream cheese light. Como malho de manhã, como uma barrinha de cereal antes da academia. Agora, quando viajo, amo de paixão tomar café da manhã de hotel...hehehe... aí não tem jeito! Acho o café da manhã a refeição mais saborosa...pena que muita coisa não me pertence mais...hehe
Beijokas!!!

Anônimo disse...

Preciso cuidar melhor do café da manhã! Acho que as vezes comemos menos de manhã na esperança de comer menos o dia todo (rss) mas vou superar esse medo!

Beijos

Flavinha disse...

desde pequena tomo meu café da manhã de tão habituada q estou acordo com fome rss bjos

CARINE disse...

amiga qual a data do seu niver?

Unknown disse...

Oi Luciana...
muito boas as dicas....minha mae acompanha seu blog direto e reto....

bjos

desconhecida disse...

oie
ando tomando o cafe da amnha todos os dias,n fazia isso a tempos
bjus

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br