domingo, 11 de janeiro de 2009




Manias excessivas podem revelar TOC

Divulgação


Todas as pessoas têm alguma mania. Seja lavar as mãos, limpar os ambientes, verificar as janelas antes de sair de casa, organizar o guarda-roupa por cores ou os armários da cozinha por tamanho dos potes. Quem nunca se pegou fazendo isso?



Porém, a psicóloga Luciana Kotaka alerta que quando esses comportamentos se tornam excessivos, interferem na vida da pessoa e causam sensação de aflição, se estabelece um quadro de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). “O TOC é uma doença onde o indivíduo apresenta obsessões e compulsões, ou seja, sofre de idéias e comportamentos que podem parecer absurdas e ridículas para a própria pessoa e para os outros, mas mesmo assim são incontroláveis, repetitivas e persistentes”, explicou.


Luciana comentou que existem vários estudos sobre a origem do TOC e ainda não se sabe ao certo quais as causas desse problema. Algumas pesquisas indicam fatores biológicos, como traumas, infecções cerebrais, lesões e disfunções no funcionamento do cérebro. Além disso, acredita-se na influência de fatores emocionais e educativos, principalmente entre famílias com um nível de exigência muito elevada e acentuada.


“São vários os problemas que o TOC desencadeia, pois a obsessão em seguir os rituais acaba limitando seu tempo. A pessoa fica horas fazendo a mesma coisa, o que interfere na qualidade do trabalho desenvolvido e nas relações familiares”, apontou.


Quanto ao tratamento da doença, Luciana explicou que, em grande parte dos pacientes, é possível eliminar totalmente os sintomas, mas, em alguns, o resultado é limitado. “O trabalho deve ser em equipe, com a utilização de medicamentos, associada a um processo de psicoterapia, para que o paciente possa resgatar o controle sobre seus pensamentos e ações, retornar ao trabalho e restabelecer vínculos familiares”, concluiu.



Matéria - Notícias do Paraná 16/12/2008
Luciana Kotaka - Psicóloga Clínica - CRP - 08/06502-1

Complementando.....
Em função de uma pergunta de nossa amiga blogueira a Sofia, resolvi complemetar o texto que coloquei no blog, fazendo a relação do TOC com a alimentação, só a nível de informação mesmo.
Alguns autores têm, sabiamente, proposto a inclusão da Compulsão Alimentar Periódica dentro do espectro obcessivo compulsivo.
Aqui o sintoma chave seria a preocupação persistente sobre o peso, o desejo de comer em excesso ocorreria de maneira incontrolável e egodistônica, causando absoluta desaprovação e angústia no paciente, tal como acontece Transtorno Obcessivo Compulsivo .
Com esse raciocínio, o episódio de compulsão alimentar corresponderia ao ato compulsivo do TOC.
Espero que esteja claro a relação dos transtornos alimentares e o TOC.
Luciana Kotaka
Curitiba - PR

56 comentários:

Sofia Rezende disse...

O TOC também pode envolver hábitos alimentares? Por exemplo, sempre comer algo quando estiver vendo TV?

Cilene Mansini disse...

Olá!!
Sim, estou aqui de novo.
Ainda não estou 100%, mas estou buscando ânimo pra voltar com tudo ;)
Gostaria que você respondesse a enquete no meu blog pra eu mudar a carinha dele e quem sabe voltar com força total.
Beijos

Cilene Mansini disse...

Oi
Muito obrigada pela resposta e pelo carinho :)
E eu vou pensar bem nesse meu retorno pq espero que seja o último rs
Bjs

Quel =^^= disse...

Gostei da materia! gostei do blog... parabens! beijo Quel =^^=
http://aprendendoemagrecer.zip.net/

Gilda disse...

Lu,eu tenho Toc?deixa eu explicar tenho uma mania incontrolável que é arrancar etiquetas dos produtos,aqueles de supermercado que vem o preço,entendeu?
Meu marido fica tirando sarro porque é uma demora para guardá-las quando fazemos a compra do mês.rsrsr
Mas não consigo ver aquelas etiqueitnhas e isto é até na casa de outras pessoas quando vou pegar algo e tem o preço.
Quer ver sofrimento é o pacote de bombril e fraldas descartáveis,grudam o preço e acabo sempre rasgando.rsrs

Beijokas e ótima semana!!!

Zizi disse...

Olá querida!
Te desejo um 2009 cheio de realizações e bênçãos!
Eu de cá, na minha leiguice,penso que viver pensando no momento da refeição não é uma coisa normal.Não se satisfazer com a alimentação muito menos. Não sei se há enquadramento desses comportamentos com TOC, mas penso que é um tipo de obcessão.
Infelizmente meu cotidiano é esse. Mas a cura está paulatinamente acontecendo,com a mercê de Deus.
Um bjão Luciana.

Ana in UK disse...

Olá!!

Obrigada pela visita, adorei os seus posts.

Bom ano novo!

jinhux

Sandra disse...

Olá!
obrigada pela visita em meu blog! te acompanharei com certeza!

bjo

Paula disse...

oi lu,
adoro seus posts e obrigada pelos comentarios...aprendo muito com seu blog, e o mais importante, me faz pensar sobre o assunto...
tenho uma mania que uma amiga quem me chamou atenção nos tempos da republica na facul, mania de banho....limpeza das maos, corpo e cabelo, é uma coisa engraçada essa...que ja levei para o divã....rssss
acho que to com mania de comer na frente da tv...rsss....
mas o fato é, quando detectamos essas manias e elas tendem a nos fazer mal, temos de lutar para que nao façamos delas repetições...principalmente pq elas tomam tempo, nao agregam em nada e será que pode nos prejudicar em alguma coisa?aos poucos fui tirando manias que me acompanhavam desde peq, repetições da minha mae, sem o minimo nexo, sem saber pq...eu e meu marido as vezes falamos sobre isso, ele quem me atenta para essas coisas.
bjao
fica em paz
boa semana

Gi Marry Tentando Emagrecer disse...

sera que eu tenho toc?
tenho a mania de fechar tudo p/ sair e tenho que voltar p/ verificar se esta tudo fechado mesmo é horrivel, e mania de ficar contando as coisas as janelas da sala fico contando quantos vidros existem o mesmo faço com o banheiro e as vezes derrepente eu me desligo eu paro e todos ficam me chamando ai meu Deus sera que sou descontrolada.

Danielle Balata disse...

Já tive pessoas perto de mim que desenvolveram essa doença.. e eu sei o quanto isso abala o psicologico, não só da pessoa em si, mas das pessoas que as rodeiam.

Beijos e saudades!

Cris disse...

Oi, Luciana! Eu lavo muito as mãos, principalmete quando está calor, me dá uma agonia a mão suja...no meu trabalho todo mundo ficava rindo...
Bjs!

Kamila disse...

Amigaaaaa!

Que show wssa materia ! As vezes a gente brinca, achando que qualquer mania e TOC, mas as pessoas com esse transtorno devem sofrer muito !!


Obrigada pelas dicas!

Beijos

Silvinha disse...

Oi Luciana, adorei sua visitinha no meu blog.
Amei esse seu post e me identifiquei bastante... Não sei se é TOC, mas tenho uma mania obsessiva por organização, minha casa é extremamente organizada, meu armário na escola é alvo de comentários (dizem que querem ser igual a mim quando crescer rsss). Quero sempre fazer tudo certinho, estou me policiando, mas não é fácil se livrar de uma mania. Até na alimentação, se dou uma mancada durante o dia, o resto do dia é de excessos. Que coisa louca, né?
Um beijão

@line disse...

A mãe de uma amiga tem TOC e o caso dela é seríssimo!
Obrigada pela informação amore, vou até mandar o texto pra minha amiga!!
Bjokas e boa semana!!

cintia disse...

Oi Luciana,
Adorei conhecer teu blog, tem textos muito interessantes. Sou nova neste mundo virtual, estou aqui buscando um auxílio para a minha eliminação de peso (preciso eliminar 22 Kg no mínimo)já tentei inúmeras vezes, mas espero que agora seja definitivo. Fiz um bloguinho:http://emagreserfeliz.blogspot.com espero fazer novas amigas por aqui e conseguir realizar meu sonho (mais este, pelo menos) Um grande abraço e obrigada!!

Dani disse...

Oi Lu!
Pois é, que pena que nosso encontro não deu certo! Mas acredito que seja pelo horário e local, ficou muito contra mão para mim e para a Lu Ayres!!!
Mas nem por isso não deixamos de nos encontrar, fomos caminhar juntas no sábado de manhã no Jd Botânico, foi bem legal!!! Você atende todos os sábados de manhã? Poderíamos marcar no próximo sábado novamente, você poderia ir? Sei que sábado de tarde a Lu não pode! Veja o que acha... uma caminhada seria uma boa tbem! ;)
Beijos, ótima semana!!!

Cris disse...

Oi, Luciana! Quando está calor, minhas mãos ficam muito suadas, por isso eu vou lavando. Se eu andar de ônibus ou metrô, então..."cadê meu sabonete?", rsrssss...mas nos outros dias é normal. Obrigada! Bjs!

Renata Alzuguir disse...

AMIGA ADOREI O POST!!!!
TENHO ALGUMAS MANIAS...MAIS ACHO QUE NÃO CHEGA A SER TÃO COMPULSIVO ASSIM...

BEIJÃO

LucíliaLins disse...

Olá querida!!!!
Obrigada mais uma vez pelas informações tão valiosas.Antes eu tinha muitas manias quando era mais jovem,mas depois que fui me encontrando mais comigo mesma,percebi que foram indo embora,e adquiri mais calma e tolerância tmbm.Por hora,minha única mania,é a balança...rssss,mas acho que é normal,nada descontrolado!!!
mil bjinhos

Renata disse...

Òtimo post, ja tive um pouco de neuras, principalmente com limpeza, mas vi que não ia para lugar algum, porem se entro na cozinha lavo a mão cada vez que pego em algo, mas não é compulsão.
Ótima semana.
BJIM
T+

Anônimo disse...

Olá,
então eu se calhar sofro disso, ou não, acho que é mesmo stress, falta de vontade e preguiça lol... mas eu dou a volta a isso! :/

bjs

Marcos disse...

cara, eu sempre achei que tinha TOC,
meus colegas sempre falavam isso,
mas é puro perfeccionismo mesmo (creio eu).

post muito bom viu.

Bjo

Kat disse...

Muito legal a matéria! Toda vez que visito seu cantinho aprendo uma coisa nova.
beijos

Rosangela Neri disse...

Já desconfiava... adorei a postagem, ficou ótima!!!

Estou voltando da viagem de férias e
Resolvi dar uma passadinha nos meus blogs
Preferidos... o seu é um deles.
Deixo pra ti um grande beijo de boa noite!

Aline Satiko disse...

Sempre aprendendo, já vi pessoas com várias compulsões e agora compreendo um pouco melhor!
gde beijo e seu blog é 10!

disse...

Sei lá se tenho TOC, mas lavo minhas mãos sem parar, mas acredito q seje por higiêne mesmo...sem contar q odeio dormir com a mão sem estar cheirosinha...
Mas isso é normal eu acho...rs
Miga seus posts sempre úteis.
Um gde beijo

Kate Zinha disse...

Luciana, esta coisa de calcular o peso ideal não deve estar bem. Entoa eu devia pesar 54 kg? Com 1,61? Mas eu k 54 kg fico horrivel de gorda! Nem seker me sinto bem com esse peso!

Anônimo disse...

Muito interessante!

acho que é exatamente essa a relação (digo por experiência própria).

qdo tomei fluoxetina tive episódios de TOC.

agora, nem preciso comentar...

a tendência a repetição...

Beijos e até mais

Zilda... disse...

Oi, obrigada pela visita!!! Adorei teu blog e vou acompanhá-lo sempre pra aprender mais como funciona a obesidade. Bjus e boa semana!!1

Gilda disse...

Lu,obrigado pelas dicas.
Mas aqui na minha cidade todos os supermercados ainda usam etiquetas de preço nos produtos,entende minha aflição?rsrs

Beijokas!!!

§ leilinha § disse...

. oi Lú, que saudade, faz tempo que não passo por aqui, risos.
. eu tenho mania de contar, conto de tudo, até o que vc nem imagina, conto ladrilho, batente de porta e por ai vai... risos mil... se é toc não sei, mas que não me larga desde criança isso é verdade.
. dê notícias assim que puder, conte as novidades e as providências tomadas para reiniciar o processo de eliminação de peso.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.

Aline disse...

Oi, colega...rs... obrigada pela visita...
Beijos..

Unknown disse...

Não sabia que existia co-relação ente TOC e Transtorno Alimentar...Muito bacana essa matéria!!!

Super beijo!

E no meu blog, eu faço uma referência sobre o comentário que vc deixou pra mim...hahahaha

Ferrrrrrrrrrrr

Aline disse...

Oii Luciana...sempre passarei por aqui, pode deixar... beijos...

***Nara*** disse...

Como sempre mto interessante, adoro aqui.Beijos

LucíliaLins disse...

Olá querida!!!
Eu é que tenho mesmo sempre que agradecer por tudo o que vc faz por nós!
muitos beijos,com muitos votos de felicidade,bençãos,e muito sucesso em todas as áreas da sua vida!

A. Valentinna disse...

oi Lu gostei bastante do artigo e claro que eu tenho TOC, tenho o hábito de todos os dias arrumar meus livros, colocar em ordem, mesmo já arrumado eu rearrumo... agora entendi um pouco sobre o assunto e vou buscar tratamento sim... ah tbm estou fazendo acompanhamento psicologico, comecei esta semana bjs

Anônimo disse...

Olá Lu querida tudo bem?To vindo de pulo so mesmo p deixar um beijo e dizer q ja estou de volta depois de um mes longe rsrs. Beijinhos querida e agora masi q nunca virei aqui pq agora tenho um motivo enorme p me cuidar mais q nunca rsr. quando puder va la no meu blog dar uma espiada rsrs. bjs feliz dia

§ leilinha § disse...

. oi Lú, obrigada pela visitinha, realmente eu cresci e deveria ter absorvido a idéia de comer somente alimentos saudáveis, mas infelizmente não é assim, o paladar infantil permanece grudado em mim até hoje.
. beijinhos mil.
. fique com Deus.

vani disse...

Luciana fantástico o texto, é um assunto bem interessante e confuso as vezes é dificil identificar o que TOC e o que é mania obrigado pelo texto
beijos

Anônimo disse...

Tenho uma amiga com esse transtorno, é muito difícil pra ela, te mania de limpeza, faz tratamento, mas ainda não obteve resultados. Tenho certeza que ficará curada em breve, ela chora muito e reconhece a doença.

beijinhos

Lau. disse...

Oi lu! será que tenho toc? eu quando estou sozinha fico quase todo o instante virando a cabeça para esquerda achando que alguem está me olhando, sabe aquela sensação?eu até tento me controlar mas não dá, as vezes quando vou virar eu paro, mas é dificil e eu quando estou com medo de algo começo a beliscar as pessoas, será que isso é toc? bem adorei a materia!vim aqui conferir o site claro, mas tambem apresentar meu novo blog: http://brechodalau.blogspot.com/
dá uma passada

Paulinha disse...

Oi,
passando para retribuir sua visitinha e conhecer seu cantinho!!
Vou te add pois assim a gente vai se conhecendo mais!!

Bjs

Unknown disse...

Olá!ADOREIIII seu blog...posso linkar?

Sobre o comentário no blog, te digo que fiquei muito surpresa também quando vi que tinha eliminado bastante kilos, mas desencanei porque acho que estou fazendo tudo certinho, tem dias que eu como pouco,pq nao estou com fome...mass na maioria dos dias me alimento super bem, igual ao cardapio de 1200kcal q a nutri passou!

Beijosss

Kamila - www.desistirnempensar.blogger.com.br

Cecília Parente disse...

Bela explicação.
Escrevo sobre dieta e alimentação saudável e gostaria de pedir que se possível desse uma passadinha no meu blog e deixasse sua opinião sincera.
Obrigada.
http://www.saudavelebela.blogspot.com

Silvinha disse...

Como você sugeriu, li suas postagens de outubro. Me esclareceram alguns pontos.
Obrigada

Cecília Parente disse...

Claro que pode colocar meu blog na sua seção de dicas.
Obrigado por ter add meu blog para acompanhá-lo.

disse...

AMOR...

NÃO CONHEÇO NINGUÉMQ UE TEM TOC, PELO MENOS NÃO QUE EU SAIBA, MAS EM TODO CASO.. ACHOQ UE DEVO TER MANIAS MUITAS.

BJ
TAVA SUMIDINAHA QUI, AMS VOLTEI. BJS

Gilda disse...

Lu,estou usando um tranquilizante natural chamado ritmoneuran,foi indicado pelo meu médico,acha que é possível ele causar dependência?tenho tanto medo dessas coisas,que mesmo tendo problemas de ansiedade e compulsão eu evitava,mas ontem o bicho pegou,daí acabei ligando pra ele e pedindo um help,o que vc acha?

Beijos,desculpa a amolação.rsrs

Anônimo disse...

Acho que primeiro a pessoa precisa aceitar que está doente, para aceitar o tratamento.

Uma pergunta, quando tudo ocorre bem, remédios e terapia quanto tempo dura o tratamento?

Realmente tem cura? Ou a pessoa tem que ficar tomando remédios para o resto da vida?

Obrigada muito lega o post de hoje.


Bjocas
Daiene

Anônimo disse...

Obrigada por responder a minha pergunta!

Bjocas
Daiene

Anônimo disse...

Mais uma dúvida:

Eu sempre olho duas vezes o código de barras antes de passar e depois de ter passado eu confiro se (quando é em quantidade)são iguais mesmo, até onde isso pode ser considerado TOC ou insegurança?

Acredito que ter certeza como eu sempre quero ter das coisas indicasse mais eu ser insegura do que um TOC. Isso atrapalha meu desempenho profissional.

Outra coisa que ultimamente está me atrapalhando é que quero muito passear com meu marido e minha filha, e quando saio quero logo voltar para casa, o medo de assalto, de que vão roubar minha casa não deixa que eu aproveite o passeio. Acabo me tornando a chata, que está descontente com tudo!

O que seria isso?

Obrigada mais uma vez!
Bjocas
Daiene

Karina disse...

oi!
vim retribuir a visitinha...
nossa adorei seu blog muito legal msm..cheio de informação ...tmb vou te acompanhar..bjks

Gilda disse...

Lu,obrigado pelos esclarecimentos e as dicas,vou ver se a acunputura é acessível $$.rsrs

Beijos!!!

Crista disse...

Adorei este post Luciana, fiquei bem elucidada ... e preocupada (risos)

Beijocas