sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jovens se alimentam mal, se exercitam pouco e assistem TV em excesso

jovens-se-alimentam-mal-se-exercitam-pouco-e-assistem-tv-em-excesso
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgada nesta quarta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os adolescentes brasileiros se alimentam mal, assistem TV demais e se exercitam pouco.

Doces, balas e chocolates estão em terceiro lugar no consumo dos estudantes, atrás apenas do feijão e do leite e à frente de frutas e hortaliças. Quatro em cada dez adolescentes comem guloseimas cinco dias ou mais por semana, e apenas três em cada dez comem frutas com a mesma frequência. O resultado fica mais surpreendente com a informação de que apenas 22,8% dos alunos das escolas públicas comem os alimentos oferecidos nas escolas, apesar de 98% terem acesso a refeições oferecidas pela rede de ensino.

Em relação aos exercícios físicos, apenas três em cada dez adolescentes são considerados ativos (uma hora de atividade física em cinco dias por semana). Quase oito (78%) em cada dez adolescentes assistem televisão durante pelo menos duas horas por dia, tempo considerado excessivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o hábito um indicador de sedentarismo. A OMS alerta que o tempo em frente à TV está associado ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, e ao baixo consumo de frutas e vegetais, além de pouco gasto de energia. O indicado para a saúde desses jovens são 300 minutos ou mais de exercício físico por semana, além de apenas uma ou duas horas em frente à TV.

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/25766-jovens-se-alimentam-mal-se-exercitam-pouco-e-assistem-tv-em-excesso

Nenhum comentário: