segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Adolescentes obesos que perdem peso podem desenvolver transtornos alimentares

Segundo pesquisa norte-americana, situação é ainda pior porque entusiasmo de amigos, familiares e até de médicos com a diminuição dos quilos extras encoberta real situação

Obesidade. Pesquisa pode ajudar, futuramente, no controle do peso e na qualidade de vida
Transtornos alimentares podem causar efeitos colaterais diversos até complicações ainda mais sérias e fatais 
Quando os adolescentes obesos resolvem perder peso, familiares e amigos costumam avaliar o ato de forma positiva, não apenas por questões estéticas, mas para uma melhor da saúde. No entanto, pesquisa publicada na revista “Pediatrics” sugere que jovens com sobrepeso que perdem quilos têm risco de desenvolverem anorexia ou bulimia nervosa. Para completar o cenário, as reações positivas ao redor, incluindo de profissionais da área médica, podem contribuir para que esses transtornos não sejam detectados rapidamente.



Dois casos foram apresentados no estudo. O de um garoto de 14 anos, que perdeu quase 40 quilos em dois anos, e de uma jovem de 18 anos, que perdeu quase 38 quilos em três anos. No primeiro, as tentativas do rapaz de fazer exercícios e comer saudavelmente logo se transformaram em restrições severas. Apesar de ele ter perdido mais de metade do seu peso, os autores do estudo dizem que seus médicos não se mostraram preocupados com um possível transtorno alimentar, até que sua mãe pediu uma avaliação.

No segundo caso, a mãe da garota mostrou-se preocupada com os novos hábitos alimentares radicais da filha, mas os médicos negligenciaram suas preocupações, relatando que sintomas como falta de menstruação e tonturas poderiam ser causadas por desidratação ou síndrome dos ovários policísticos.

De acordo com o médico Leslie Sim, especialista em distúrbios de alimentação da Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares que conduziu o estudo, descobrir os transtornos precocemente é fundamental para maior chance de recuperação. Ainda segundo ele, ao menos 6% dos adolescentes possuem algum transtorno alimentar, e mais de 55 % das meninas do ensino médio e 30 % dos meninos da pesquisa relataram hábitos alimentares desordenados na tentativa de perder quilinhos, como jejum, vômitos, ou compulsão alimentar.

Quando não diagnosticado, os transtornos alimentares podem causar efeitos colaterais diversos até  complicações ainda mais sérias e fatais, explicou Sim. Por fim, os autores reforçam, na pesquisa, que médicos devem ficar alertas para qualquer perda de peso em crianças e adolescentes.

 http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/adolescentes-obesos-que-perdem-peso-podem-desenvolver-transtornos-alimentares-1.712412

Nenhum comentário: