terça-feira, 17 de setembro de 2013

Obesidade Infantil

Fatores de risco para a obesidade podem variar para meninos e meninas
Alguns comportamentos aumentam o risco de obesidade para ambos os sexos, isso todos sabemos, mas uma nova pesquisa mostra que pode haver diferenças de gênero.

Em meninos, o fato de estar em uma equipe esportiva reduziu o risco de obesidade em idade escolar média, o mesmo não foi verificado em meninas, segundo os pesquisadores da Michigan School of Medicine. Outro dado apresentado foi que meninas que consumiram leite pareciam ter mais proteção. 

Há comportamentos que aumentam o risco de obesidade para meninos e meninas, às vezes, com pequenas diferenças estatísticas, como comer merenda escolar regularmente. Nesse caso, o risco de obesidade ficou em 29% para os rapazes e 27% para as garotas. Assistir duas ou mais horas de televisão por dia aumentou as chances de obesidade em 19% para ambos os sexos.
O estudo, que encontrou ligações, mas não causa e efeito, foi publicado na versão online da revista Pediatrics.

Foram analisados dados obtidos a partir de mais de 1.700 estudantes da 6ª série de 20 escolas em Michigan, entre 2004 e 2011. Os pesquisadores tiveram informações sobre o índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, colesterol, açúcar no sangue e outras medidas de saúde, juntamente com hábitos, como assistir TV, prática de atividade física, hábitos alimentares...

Mais de 37% dosrapazes e cerca de 31% das meninas estavam com sobrepeso ou obesos.

Os meninos e meninas obesas apresentaram menor HDL ("bom" colesterol), aumento dapressão arterial e outros indicadores de risco de doença cardíaca em comparação com alunos com peso normal ou abaixo do peso.

A descoberta pode direcionar estratégias para reduzir o risco de obesidade conforme idade e sexo, como reduzir a ingestão de bebidas açucaradas, estabelecer limites de tempo para televisão e outras mídias , limitar sobremesas, ou seja, para estabelecer desde cedo padrões para uma alimentação saudável e uma vida ativa.

Saiba mais: http://pediatrics.aappublications.org/

Nenhum comentário: