quarta-feira, 11 de março de 2009

Pensando e se comportanto de forma gorda

.
Quando lemos o título acima logo ficamos em alerta e vamos correndo tentar identificar o que nos faz ser assim – pensar e se comportar gordo – Seriam as emoções?

A cada dia é mais claro a relaçõe entre a comida e o afeto, pois ficamos condicionados e/ou dependentes da comida para nos sentirmos aliviados, ou melhor tranqüilos.

Esse é um aspecto importante a ser pensado, pois deixamos de comer com a função de nos nutrirmos. Usarmos a comida como fonte de prazer imediata e aí começa um ciclo vicioso, onde todas as outras fontes de prazer são deixadas de lado e a comida acaba se tornando o eixo central da vida de uma pessoa.

Vale ressaltar que a obesidade é multifatorial, porém é certo que o nosso estado emocional influencia de forma significativa nesse processo de aumento de peso, principalmente quando existe um fator depressivo envolvido.

Existem vários gatilhos que podem estar compondo esse quadro quando citamos o lado emocional: separação, mudança de cidade (país), solidão, ausência de família, vida profissional insatisfatória e assim poderia citar uma lista interminável de questões que me trazem e que podem estar determinando o aumento de peso.

Cada indivíduo é único, e vivenciará as situações de suas vidas da forma mais adequada dentro de suas possibilidades.

Abaixo tem uma lista de situações que podem levar você a comer em função de suas emoções:

- Sente um prazer imenso quando come, e perde totalmente o interesse por outras atividades;

- Come desenfreadamente, sem se preocupar com a qualidade da alimentação;

- Não come nos horários adequados e muitas vezes o faz escondido de outras pessoas;

- A baixa auto estima e a falta de cuidados com o corpo e a saúde, faz com que a situação vá se agravando;

- Tem a ilusão de que estar magra acabaria com seus problemas e que poderia ser feliz;

- Procura uma forma mágica de perda de peso, colocando fora, no outro a responsabilidade por emagrecer.

Identificando essas questões em seu processo de sobrepeso e obesidade, é importante procurar ajuda de profissionais habilitados para ajudá-lo a perder peso, alcançar um estado de saúde e equilíbrio, como a nutricionista, educador físico e um psicólogo.

A obesidade é uma doença e temos que tratá-la com responsabilidade e seriedade, só assim poderemos emagrecer com assertividade.

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica
Curitiba-PR

27 comentários:

@line disse...

Lu, adorei o post!
Realmente leio muito nos blogs as pessoas comentando que descontam muita coisa na comida!
Meu caso é meio inverso, pois eu fico nervosa e deprimida e perco a fome kkkkkkkkk, meu problema mesmo era comer de forma errada, falta de vergonha na cara sabe?! rs
Obrigada pela preocupação conosco, sempre!!
Bjokas

Nova mulher. disse...

INTERESSANTE LU QUE DEPOIS DESSA R.A QUE TO FAZENDO ANDO INSATISFEITA COM MEU TRAMPO, MAIS TENHO A CONSCIENCIA QUE SE EU VOLTAR A COMER O QUE COMIA ANTES VOU ARRUMAR MAIS UM PROBLEMA... AGORA TO COM O MECANISMO REVERSO A FALTA DE FOME... ESTRANHO NEH? ...BJOS

Fênix disse...

Como sempre esclarecedor!
Eu agora tenho observado mais, e tenho conseguido mudar algumas atitudes.
Comida agora é pra nutrir, quanto as outras coisas, vamos atrás e bater de frente, né?!
Pra me auxiliar nesse processo tenho minha terapeuta, ela me abre muito os olhos.
Beijocas querida.

Dani disse...

Oi Lu!
Você é a minha anjinha psicóloga mesmo! rs. É como se fosse o capetinha (gula) de um lado e a anjinha (Lu psicóloga) de outro! Seus posts são realmente esclarecedores e nos ajudam muito a entender a doença obesidade e todas as suas causas e consequências!!!
Lendo este post percebi que troquei o prazer de comer muito pelo prazer de correr!!! Ainda não tinha feito esta co-relação que faz muito sentido! Agora me cuido melhor, cuido do meu corpo com carinho, procuro uma alimentação balanceada não só para mim mas para minha família inteira, me sinto bem fisica e psicologicamente... acho que estou encontrando o caminho para a realização!!!
Não estou deixando nem a TPM me abalar, veja só, tem aguma coisa acontecendo mesmo!!!! rsrsrs
Obrigada pelo apoio de sempre minha amiga e um dia ainda vamos nos conhecer pessoalmente!!! ;)
Essa aventura com a sua família deve ter sido maravilhosa hein, seus filhos devem ter amado!
Beijosss

giovanna disse...

Luciana ,quanto mais conhecemos nosso "inimigo" mais temos vantagem em relação a ele , facilitando nossa luta para vence-lo .Obrigada.
Beijos!!

Sofia Ramos! disse...

Com certeza a obesidade é uma epidemia mundial.

Gilda disse...

Eu sempre soube que minha relação com a comida,é pra suprir alguma coisa e lendo seu post,pude analisar o quanto a ausência da minha família,me incomoda neste sentido e com os problemas que eles passam isto dobra,é engraçado nos analisarmos né,dá até impressão que tudo fica mais fácil,será?rsrs

Beijos!!!

Barbara Lucas disse...

to aprendendo a ter prazer com outros sabores...
hoje comi araçá, e tava tão gostoso...
foi melhor do que comer chocolate, pq fazia muito tempo que não comia, porque comi do pé, e porque lembrou a infância.

Eddi disse...

Olá flor! Seguinte, estou passando só para avisar que estou de volta...dps de mais de um mês sem postar nada né!!!
Bom, estou deixando um recadinho padrão para todas as minhas parceiras e dps volto para ler as post, ok?! Me visita qdo puder!!! Bjokassss

Anselmo disse...

Oi Luciana, neste post revi-me em quase todos os aspectos, não actualmente, mas sim antes de começar a RA. Muita vez sentia-me sozinho sem ninguém, comia às escondidas, desleixava-me por completo e simplesmente tinha desistido de mim (o médico falou-me em depressão!). Não sei como, mas ganhei coragem e enfrentei a situação de frente, fiz vários exames que me ajudassem a perceber o porquê do meu peso e nada, nunca obti uma resposta concreta, pois podia derivar de muita coisa...
Enfim, um óptimo post que me fez rever...
Beijos

Su disse...

Olá Amiga!

Estive sem escrever no blog por uns tempos, mas mesmo durante esse tempo estive sempre por aqui a ler a tua evolução.

Agora estou de volta! Dá uma passadinha lá no blog: http://disciplinando-me.blogspot.com

Beijão,
Su

Sibele disse...

Oi,Lu!Td bem? pois é, antes de ler o livro Pense Magro e decidir que eu não queria ser mais gorda, percebi que eu comia sentimentos, comia raiva, ansiedade, frutrações, hoje esses sentimentos ainda surgem na minha cabeça, mas não como mais por isso. Já estou mais controlada, muito mai controlada aliás.Claro que uma ve ou outra ainda caio em tentação, mas nada que se compare a minha vida antes da RA.
Muito bom o texto, realmente sem ajuda profissional nada é possível, eu tenho uma médica me orientando nessa mudança.
Beijos

Kamila disse...

Ai amiga, fiquei meio tristinha. Me identifiquei com varios motivos pelos quais posso nao estar emagrecendo. Pois tenho certeza que por foi por eles que engordei !

Ai ai , emagrecimento tinha que ser menos complexo ne ??!!!

Beijos e adorei o texto!

Unknown disse...

Querida , não tem jeito! O corpo está intrinsecamente ligado ao emocional. Quem não controla um, se perde no outro.

Amei o post!


Bjooo


FUIZ...

Juh disse...

Ola querida!!!

Tds as suas matérias são fantásticas!!!:D
Desculpa não vir cá mais vezes mas só não o faço mais vezes porque fica dificil!!!
mas sp que posso dou uma espreitadela!!!!

beijinho

Juh

Anônimo disse...

Querida Luciana, tudo bem?
Amei o seu artigo, concordo plenamente com suas palavras.
Um grande abraço e ótimo fim de semana.

Unknown disse...

Oi! Sou amigo de Marilise e gostei muito de seu artigo!

Posso colocar em meu blog?
Um abração!
Sucesso para vc!

Aninha disse...

oi,linda te selinho pra vc lá no blog
beijocas

Mari disse...

Olá, Este post estava a falar sobre mim!!! Eu estive em depressão uns anos mas agravou-se há 1 ano e meio o que me fez engordar 15 Kg num ano. Agora que já não tomo anti-depressivos e sinto-me mais fortalecida vou lutar para eliminar os kilos em excesso.
Gostava de ter uma ajuda de suplementos para me motivar a não desistir, não quero prejudicar a minha saúde! Li sobre os suplementos Phosphacore e trimgel+trimcaps, você sabe alguma coisa destes produtos milagrosos? Funcionam mesmo e são seguros para a saúde? Obrigada.
Beijos e bom fim de semana.

Krissy disse...

Muito boa materia adooorei... creio que tanto o emagrecimento quanto engordar execessivamente esta ligado ao emocional direta ou indiretamente,grande parte de nossos problemas começam de dentro pra fora, primeiro se alojam em nossos pensamentos e depois tomam conta do fisico...
bjos te mais

Dani disse...

Luciana, minha querida, parece que lendo seu post revi minha vida antes da RA. Comia por todas as razões que vc enumerou... Como me senti feliz por ter me libertado!!!!Por sentir que hj estou no caminho...Beijos!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Muito bom mesmo.....

Flavinha disse...

oi lú!! acredito q meu "unico" pecado a mesa são os doces em excesso. E muitas vezes bate aquela vontade d subir nas paredes de comer uma barra inteira d uma só vez (q é exagero!!).

então paro para pensar o q me esta levando a isso poi muitas vezes comi emoçoes e te digo não é legal.

Ah! aqui no seu bloguinho não tem moderador com letrinhas não viu hehehe bjão

Geek Syndrome disse...

Olá! Muito obrigada por sua visita em meu blog. Gosto bastante das suas postagens aqui! Eu diria que eu tenho bastante problemas com alimentação, pois não gosto nada de comer e encaro como um castigo as minhas refeições. Mas acho interessantes as suas dicas! Um abraço.

Anônimo disse...

corbin bleu gay read with pleasure Thanks to author a blog for the information provided. Your site in the opera is not the adjustment is shown, and everything is fine! спасибки you for your clever ideas! All zdryam! Today marked the second anniversary maintaining your blog. Congratulations on not imposing ourselves, we would like to know the author and perhaps a comment: and what time you run your resource? Frankly, had difficult moments, when visited by the thought to throw this case. First, because of the departure of the index of PS Yandex, later - due to lack of time. But after a while you begin to understand that it is sometimes useful to lay out on the list (in this case on the web page your thoughts, share something interesting with our readers. The author of this resource would like to wish the inspiration for the new positions will never leave! Good luck ... Do you RSS in a curve encoding! You read this and think .... A salary of between 5% per day Exl how old dupe! On your blog, familiar in the ICQ link tossed. It turned out that nothing I liked. Tepr always read will

Anônimo disse...

virginie gervais sex tape Blog just super, I will recommend to friends! Smoothly write, young man, and I still can not go, sloppy somehow beyond the text from the pen I think this is correct with time. Just do not believe I can not understand what was happening, but my current 2 images loaded. (((A vasche liked! I do not know about you, but I like it! There is. Thank you great! Really? amazing. I thank you - for the warm welcome)

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br