Muito se tem questionado a respeito da possível indicação dos medicamentos antidepressivos sertralina e fluoxetina para combater a obesidade e nos processos de emagrecimento.
Muitas pessoas relatam o emagrecimento associado ao uso dessas substâncias, o que leva, erroneamente, muitas outros a buscarem estes medicamentos como auxiliares no tratamento da redução do peso.
Respondendo a questão proposta, a sertralina não emagrece. O cloridrato de sertralina, ou sertralina como é popularmente conhecido é um antidepressivo, e a sua indicação como remédio para emagrecer não conta com nenhuma base científica, sendo o seu uso indicado no tratamento de pacientes com depressão severa, transtorno do stress pós-traumático, transtorno associado a TPM, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social, distimia (depressão moderada e crônica), transtorno do pânico, entre outras patologias desta ordem.
A sertralina é comercializada no Brasil com o nome de Zoloft, Assert, Sercerin, Novativ, Tolrest, Serenata, Sertralin e Dieloft tpm, e em todas essas formas, não há nenhuma indicação dos fabricantes quanto ao seu uso para o emagrecimento, e a droga possui contraindicações como náuseas, falhas na ejaculação, diarreia, boca seca, sonolência, vertigens, tremores, diminuição da libido e em alguns casos pode haver a ocorrência de tentativa de suicídio associada ao uso da sertralina.
Como se percebe, sendo um anti depressivo a sertralina atua diretamente no cérebro humano, e seu uso não está associado ao emagrecimento. A única hipótese plausível para justificar a associação da sertralina ao emagrecimento dos pacientes, é que ele inibe os transtornos compulsivos e diminui a ansiedade. Esses dois fatores podem levar o paciente a se alimentar de forma mais comedida, mais tranquila, resultando no seu emagrecimento, que no caso é apenas uma possibilidade, e nunca um objetivo do medicamento.
Para quem está querendo um medicamento para auxiliar no processo de emagrecimento e diminuir a ansiedade, existem atualmente no mercado uma grande numero de produtos, submetidos a estudos científicos e com eficácia comprovada, que podem auxiliar a obter esses efeitos.São produtos fitoterápicos, que podem, sob orientação médica, serem manipulados em farmácias naturais, associando duas ou mais substancias, que vão auxiliar a diminuir a ansiedade, inibir o apetite, reduzir a absorção de calorias e também transformar as calorias, ou seja, as gordurinhas indesejadas em energia. Através da manipulação de substancias fitoterápicas é possível associar todos esses fatores em capsulas, que não vão lhe trazer efeitos colaterais da magnitude dos remédios antidepressivos, que além de não serem indicados para o emagrecimento, também podem causar dependência.
Beleza e saúde não podem ser desassociadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário