Ter que optar entre um prato saudável ou carregado de calorias em um restaurante é uma verdadeira batalha entre força de vontade e tentação. Pesquisadores Universidade de Bourgogne, no entanto, descobriram uma forma para fugir da gordura e excesso de calorias: sentir o cheiro de frutas antes de comer. A exposição a odores frutados antes de escolher os alimentos da refeição torna o cérebro mais propenso a preferir a opção saudável, especialmente quando se trata de sobremesa. As informações são do Daily Mail.
Os estudiosos disseram que a descoberta destaca o grau em que os aromas influenciam as escolhas alimentares, pois os voluntários para a pesquisa não sabiam que estavam expostos a odores de frutas. Apesar de campanhas, até mesmo feitas pelos chefs, para incentivar a alimentação saudável, o estudo mostrou que as escolhas estão mais relacionadas aos cheiros sentidos antes de comer.
Os pesquisadores recrutaram 115 homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos e dividiram os voluntários em dois grupos. Uma parte ficou em uma sala de espera pulverizada com aroma de peras frescas e a outra em um ambiente sem odor de frutas. Após 15 minutos, todos foram levados a escolher entrada, prato principal e sobremesa. Embora as duas primeiras escolhas não tenham sido influenciadas, foi possível perceber diferença na hora da sobremesa.
Três em cada quatro participantes que não cheiraram fruto de antemão o aroma de peras optaram pelo brownie de chocolate, em comparação com menos da metade do grupo submetido ao aroma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário