terça-feira, 30 de abril de 2013

Coaching pode ajudar na busca do peso saudável

Investir no seu processo pessoal é um caminho na luta contra a obesidade


Muito tem se falado a respeito da obesidade, e no alarmante crescimento da mesma. Em contrapartida, a oferta de alimentos calóricos é grande, e não faltam propagandas sedutoras que nos levam a comer em excesso.

O esperado quando estamos envolvidos em um novo relacionamento, trabalho, ou mesmo um novo método de emagrecimento, é termos expectativas quanto ao desenrolar da situação em questão.

Porém observamos uma tendência de potencialização dessas expectativas a ponto de causar a nós mesmos uma grande decepção. Idealizamos, sonhamos e perdemos a noção do que é real e possível em nosso novo empreendimento, e acabamos sofrendo, pois a realidade nos causa uma grande desilusão. 
A reeducação emocional e alimentar é o caminho do sucesso para qualquer processo de perda de peso, pois o objetivo é aprender a comer de forma adequada
Um dos caminhos mais seguros para que isso não ocorra, é fazer uma breve avaliação das possibilidades de sair vencedor. Sair de cena e ficar nos bastidores, observando os prós e contras de determinada situação dar certo ou o pior, ir para o ralo abaixo. Porém o coaching pode ser uma solução para quem passa por isso.

Quando nos afastamos de uma situação e fazemos uma pré-avaliação do andamento e percurso a se percorrer para o alcance de um objetivo, podemos ter a noção de uma realidade mais fidedigna, não nos frustrando tanto quando não alcançamos o resultado almejado. Portanto o ideal é traçar metas realistas, para que a frustração não seja obstáculo frente a sua determinação de vencer. 

Reeducação emocional

Emagrecer aos poucos é a melhor forma de manter o peso magro, lembrando que dietas ou regimes restritivos levam a compulsão, atrasando seu objetivo inicial que é a perda de peso.

A reeducação emocional e alimentar é o caminho do sucesso para qualquer processo de perda de peso, pois o objetivo é aprender a comer de forma adequada, somente por fome, e sentir-se leve e tranquilo com as escolhas alimentares.

Ferramentas como o coaching podem servir como um auxílio importante nesse processo, utilizando técnicas que levam ao estabelecimento de metas, acelerando o alcance de resultados. Normalmente quando queremos realizar algum projeto pessoal, colocar em prática ideias, ou mesmo alcançar o peso almejado, temos dificuldades na parte de execução. O que fazer, como fazer, o que preciso para alcançar meu objetivo? 
Muitos de nós temos essas dúvidas, e acabamos abortando o projeto almejado, sem ao menos tentar algum recurso auxiliar. Coaching é um processo que visa instrumentalizar o sujeito em busca de seu melhor. Um conjunto de técnicas, conhecimentos e conhecimentos que levam a alcançar o seu melhor, realizando metas, alcançando resultados.

Cada um alcança seu melhor, podendo desenvolver seu potencial interno, gerando resultados efetivos. Nesse processo, podemos trabalhar a perda de peso, estabelecendo metas reais, com prazos definidos pelo próprio cliente.

O processo de autoconhecimento é fundamental para lidarmos de forma mais adequada em relação as nossas compulsões. Com o aumento da autoestima, e o reconhecimento de suas potencialidades, fica possível o alcance das metas pretendidas, nos possibilitando um melhor relacionamento com nosso corpo , e com certeza, com a comida. 

 http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/materias/13646-coaching-pode-ajudar-na-busca-do-peso-saudavel

Um comentário:

Suzana disse...

Lu,

E como começar com essa ferramenta ?? Gostaria de entender melhor.

Bjs

Suzana