segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Publicitário emagrece 35 kg após falência, divórcio e furto de carro



Wallace Pires se tornou triatleta e até ganhou provas em sua categoria.

Vendedor e publicitário superou depressão que o fez chegar a 115 kg.


Wallace emagreceu 35 kg após superar depressão, em Santos (Foto: Arquivo pessoal)Wallace emagreceu 35 kg após superar depressão em Santos (Foto: Wallace Pires/Arquivo Pessoal)
Um vendedor e publicitário de Santos, no litoral de São Paulo, emagreceu 35 kg após superar uma depressão por ter seu carro furtado e seu negócio ir à falência. Wallace Pires conta que chegou a pesar 115 kg. Com a ausência de um automóvel para iniciar no novo emprego em São Caetano do Sul, no ABC paulista, ele se sentiu motivado a procurar uma academia e a caminhar todos os dias para ir ao trabalho.

Pires lembra que, antes de abrir sua própria empresa, tinha um emprego estável em uma multinacional até o ano de 2010 e jamais imaginava que uma nova empreitada mudaria sua vida de forma negativa. “Eu tinha uma situação financeira ótima. Senti bastante quando minha firma faliu. Pior foi ver amigos se afastando de mim e a minha esposa pedir o divórcio. Entrei em depressão, ganhei peso. Ensaiei até mesmo morar na rua de tão devastado que fiquei”, conta.

Wallace, de Santos, superou obesidade e passou a competir no Ironman (Foto: Arquivo pessoal)
Wallace, de Santos, superou obesidade e passou a
competir no Ironman (Foto: Arquivo pessoal)
Depois de alguns meses, Pires conseguiu um emprego em São Caetano do Sul, após uma indicação de seu padrinho de casamento. Um dia antes de começar a trabalhar em uma nova cidade, Wallace decidiu ir à missa para rezar e agradecer a oportunidade conquistada. Após sair da igreja, se deparou com uma surpresa nada agradável: seu carro não estava mais estacionado próximo ao local. “Foi um desespero. Achei que nada mais ia dar certo. Hoje, eu gostaria de encontrar o ladrão do meu carro e agradecê-lo. Se não fosse pelo furto, não teria melhorado meu físico e minha qualidade de vida”, diz.

O trajeto de ida e volta ao trabalho era de exatos 8 km de caminhada. O publicitário lembrou que tinha uma bicicleta em casa e, assim, passou a utilizá-la para cumprir o percurso. Quando conseguiu conciliar o emprego com a academia, decidiu realizar um sonho de infância: participar de uma prova de triatlo. Sua estreia em uma competição na modalidade foi no Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, com o percurso de 750 m de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida. Por conseguir completar a prova , a motivação de Wallace cresceu ainda mais.

Medalhas conquistadas por Wallace por participações no triatlo, em Santos (Foto: Arquivo pessoal)
Medalhas conquistadas por Wallace por participar
no triatlo, em Santos (Foto: Arquivo pessoal)
Desde então, sua rotina incluía natação às 7h. Após às 8h, se locomovia para trabalhar e, depois, intensificava seus treinos em aulas de spinning (bicicleta) e corrida na esteira da academia onde se matriculou. Nos fins de semana, aproveitava para fazer treinos de longa duração. Começou a pedalar 100 km aos sábados e corria, em média, 15 km aos domingos. “Treinar não era mais um problema, passou a ser prazeroso. Emagrecer foi consequência”, explica o vendedor que, em oito meses, emagreceu 18 kg.

Em 2012, fez sua primeira preparação para uma prova do Ironman, uma das mais importantes competições da modalidade e, em 2013, participou da competição pela primeira vez. Chegou a vencer provas de triatlo. Hoje com 80 kg, Wallace dá uma dica para quem deseja ficar mais determinado a emagrecer. "O esporte é a válvula de escape para uma pessoa e faz você socializar melhor. E quando passamos a praticar alguma modalidade, fica mais fácil também para controlar a alimentação. Tudo flui naturalmente", completa.

Nenhum comentário: