sexta-feira, 7 de março de 2014

Campanhas de Saúde reduzem taxas de obesidade entre crianças



Em King County, Washington, campanhas de saúde pública têm reduzido significativamente a obesidade, especialmente entre as crianças desfavorecidas. É o que anunciam as autoridades.

E os número são animadores. Em distritos escolares alvo da iniciativa, a prevalência de obesidade entre crianças (do oitavo, décimo e décimo segundo ano, combinadas) caiu de 10,6% em 2010 para 8,8% em 2012, uma variação estatisticamente significativa, conforme anunciaram em artigo publicado na edição de 21 de fevereiro da Morb Mortal Weekly Report. As taxas de obesidade se mantiveram estáveis entre 2004-2012 nesses distritos, tanto no estado quanto município como um todo.

A queda na prevalência de obesidade nos distritos escolares alvo contrasta com as taxas de outros distritos escolares de King County, onde a taxa passou de 6,3% em 2010 para 6,8%, em 2012, na mesma faixa escolar. Uma mudança não estatisticamente significativa.
Considerando o estado como um todo, a taxa nessa faixa de idade caiu de 11,5% para 10,9% durante o mesmo período, mas a mudança não foi estatisticamente significativa.

O que temos a aprender com King County? Que o investimento em campanhas de saúde pode trazer retorno, e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ao diminuir a prevalência de obesidade, o município espera reduzir taxas de diabetes e outras doenças, o que traz economia nos gastos na área da saúde.

Um comentário:

Vivi disse...

Muito boa essa reportagem!! Se nós adultos sabemos como é difícil conviver com o excesso de peso, é nosso dever contribuir para uma alimentação saudavel para as crianças. Bjo