sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Quase 1 em cada 4 mulheres estão obesas ao engravidar

O estudo levou em conta registros de 36 estados dos Estados Unidos e de Washington D.C

Em média, 23,4% das mães estudadas estavam obesas ao engravidarem Foto: Getty Images
Em média, 23,4% das mães estudadas estavam obesas ao engravidarem
Foto: Getty Images

Um novo estudo traz um alerta para as mulheres que pretendem engravidar com saúde e sem perder o foco na balança. Pesquisadores descobriram que aproximadamente uma em cada quatro mulheres americanas estão obesas ao engravidar. Com informações do site do jornal Huffington Post.
O estudo, do Centers for Disease Control and Preventinon, levou em conta registros de 36 estados dos Estados Unidos e de Washington D.C, do ano de 2011, que listava quanto as mães pesavam antes de engravidar.
Em média, 23,4% das mães nestes estados estavam obesas. Isto significa que elas apresentavam um índice de massa corporal igual ou superior a 30 ao ficarem grávidas.  
Utah teve o menor índice de obesidade antes da gravidez, com apenas 18%, enquanto que na Carolina do Sul o índice foi o maior, com 28,6%. A maior concentração de mães obesas esteve entre mulheres com mais de 20 anos, negras e hispânicas.
Dado o alto índice de obesidade nos Estados Unidos (aproximadamente 36% dos adultos norte-americanos são obesos), não é uma surpresa o fato de quase 25% das mães se enquadrarem nesta condição.
Apesar de o estudo não incluir informações de todos os Estados Unidos, o que significa que não representa a população como um todo, os dados valem como alerta. “É importante que as mulheres normalizem o seu peso corporal antes de engravidar, para reduzir os riscos a elas mesmas e aos bebês”, pontuou Jill Rabin, que é obstetra e ginecologista.
O excesso de peso durante a gravidez está relacionado ao aumento de diabetes gestacional, cesariana e pré-eclâmpsia (alta pressão sanguínea) para as mães; bem como a prematuridade, morte fetal e excesso de peso ao feto, de acordo com o American Congresso f Obstetricians and Gynecologists.
Rabin ressalta que as mulheres que já estão obesas ao engravidar devem conversar com o seu médico para garantir um padrão de normalidade no ganho de peso durante a gestação.
O Institute of Medicine recomenda que as mulheres com peso normal – com IMC entre 18,5 e 24,9 – ganhem de 11 a 15 kg durante a gravidez. As que estão abaixo do peso – com IMC menor que 18,5 – devem ganhar de 12 a 18 kg.
Já para as que estão acima do peso – com IMC entre 25 e 29,9 – a recomendação é que fiquem entre os 7 e 12 kg; enquanto que as obesas – com IMC igual a 30 ou mais – devem tentar ficar entre 5 a 9 kg.
Vale lembrar também que as mulheres que estiverem obesas durante a gravidez devem contar com aconselhamento nutricional, além de seguir, mediante acompanhamento, um programa de atividade física. 

Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Oi Luciana, para engravidar da Sofia eu fiz uma dieta antes e entrei no peso por saber o risco que é engravidar acima do peso. A época que eu fui mais controlada foi durante a gravidez. Muito legal o seu post. É importante ressaltar essa questão.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe