domingo, 15 de março de 2009

A gente consome ou é consumido ?






Interesante pensarmos nessa questão, pois nos passa batido a questão do consumismo nesse aspecto.


Estamos acostumados a pensar somente em uma direção, no quanto acabamos consumindo demais, principalmente no que diz relação a comida.


Existe uma indústria de marketing atrás de todo esse processo que tem a função de passar aos clientes que estes precisam experimentar, comprar, provar determinados alimentos e não os culpo por isso, esse é o trabalho deles.


Mas me pergunto o que nos leva leva a entrar nesse gigante mundo consumidor, e o aspecto que acredito ser sério, é que se não participarmos desse processo nos sentimos menos, excluídos, como ETS em uma sociedade onde o o natural é comprar, é o ter.


Tem uma empresa de sanduíches em minha cidade ao qual fiz a opção de não conhecer, e quando faço esse comentário as pessoas dizem: Nossa, mas porque? E eu respondo: Não preciso comer esse sanduiche para me sentir bem.


Em um primeiro momento parece radical , porém essa é uma opção pessoal de cuidar de mim, de escolher comer um alimento mais saudável, ou mais nutritivo, mas claro, isso não quer dizer que nunca como algum outro sanduíche, mas que eu escolho o que quero, que tenho opções, e que para ser parte de uma sociedade, não preciso participar de todos processos apresentados, de comprar todas as novidades para me sentir "por dentro", sentir-me feliz.


Experimento coisas diferentes, também consumo, porém de uma forma mais regrada, dentro do que acredito ser ideal para mim.


Essa introdução que fiz falando desse mercado do consumo, tem o objetivo de mostrar que na verdade não somos meros consumidores e sim que somos consumidos por todo uma estratégia comercial ,por uma idéia e somos levados a acreditar que temos que comprar, experimentar, e somos sim consumidos ...


A gente consome porque queremos ou queremos porque somos levados a consumir?


Fica uma reflexão para pensarmos...


Luciana Kotaka
Curitiba-PR

48 comentários:

Tatiana disse...

Nossa, Luciana! Nunca havia pensado dessa maneira, mas realmente, muitas vezes consumimos por pura pressao da sociedade sem nos questionarmos quanto as nossas reais necessidades. Otimo texto!

Ester disse...

Aii Amiga,

super interessante essa reflexão, justamente por não pensarmos muito nisso,

estou as voltas entre descubrir o que é puramente desejo e o que é necessário,

alimentamos a compulsão do consumismo por satisfazer todos os apelos dos desejos, se vivéssemos para suprir apenas as necessidades, seríamos muito mais felizes,

por essas e por outras que larguei a TV na minha infância, bons tempos aqueles, não se falava em consumismo, era uma propaganda aqui outra acolá, enfim...


muito bom abrir esse debate!

Mya Schroeder disse...

"A gente consome porque queremos ou queremos porque somos levados a consumir?"

...Pensei...pensei...pensei...e pensei mais um pouquinho...(saiu até fumacinha..hehehe) E acho q ainda tenho mto o q pensar...
Porque somos simplesmente 'hipnotizados' mediante um comercial de algum produto...e qdo esse produto é comestível...
hum...é quase impossível resisitir!

Não é à toa q a mídia investe tanto dinheiro...FUNCIONA!!!

É por isso q o seu post foi tão apropriado...a questão agora é devemos (pelo menos EU!)pensar em CONSUMIR PQ QUEREMOS, OU MELHOR, PQ PRECISAMOS, e tentar NUNCA, ser levado a QUERER, APENAS pelo CONSUMISMO.

Mais um ponto a ser trabalhado na minha personalidade.

Valeu Lu!

PS.: E o nosso encontro? Vai rolar?

Bjos

Mya

Dani disse...

Acho que hoje seomo sim levados a consumir... infelizmente... Por isso, no que diz respeito a RA, a dieta, a reeducação começa sim no supermercado... até escrevi um post sobre isso...
Mas Luciana, vem cá... fiquei curiosa, sabia? O que eu te falei que te fiz pensar? Aceito o convite sim! kkkkkkk Olha que vou ficar convencida! Imagine só,uma fã fazer terapia no ídolo! Precisamos nos encontrar de novo no msn... aí vc me explica isso!
Beijossssssss

Fênix disse...

Oi Lu! Eu faço terapia em bioenergética, e agora faço formação para bioenergética também, gostei tanto que fui aprender. rsrsrsrs
Fora que entrei nesse ano para Psicologia... é amiga, muitas mudanças boas acontecendo.
Brigadú por estar sempre presente.
Bjks e boa semana.

Danielle Balata disse...

Dra, isso é muito relativo mesmo.. a industria consumista ataca de todos os jeitos para te levar a conhecer o produto dela, e não falo somente do ramo alimenticio não.. As pessoas são levadas pelas embalagens bonitas e que na maioria das vezes não é nada daquilo que vemos expostos.. As pessoas tem que ter consciencia sim.. que nem tudo que é bonito por aparencia vai fazer bem para a sua vida.

Beijos

Sibele disse...

Olá Luciana!Td bem?Pois é consumir é algo que se tornou banalizado na nossa sociedade de hoje que é totalmente voltada pro consumo, somos influenciados a todo momento por dezenas, as vezes centenas de anúncios publicitários, que nos dizem Tenha o carro X para ser mais feliz. Use a maquiagem Y e o creme Z e vocÊ será a mulher mais linda do mundo. Mas isso é pura propaganda enganosa e se não estivermos atento se não questionarmos acabamos comprando e nos viciando nesse consumo desenfreado.
Ótimo texto!
Uma linda semana!
Beijosss

Lou disse...

Eu sou comsumida... Está certo que tento ser uma comsumidora consciente, mas ainda tenho muito que melhorear.
Beijo!

Kelly Bertaco - Eu consegui vc tb pode! disse...

Oi Lú td bem? Muito interessante seu post adorei.
Tenha umaótima semana...beijos!!!

http://kbertaco.zip.net

Anônimo disse...

Nunca parei prá pensar nisso seriamente, mas acho até que não me deixo ser tão consumida não...será??? rs
Bem, por exemplo, nunca experimentei Nutella, pois todo mundo diz que é maravilhoso, e como sou viciada em doces, tenho medo disso me causar compulsão,mas também nem sinto falta. Acho que é uma questão de bom senso, né?
Mas de certa forma, devo ser influenciada sim...vou começar a prestar mais atenção nisso.

Beijos e tenha uma excelente semana!

Kamila disse...

Com certeza somos consumidos por tanta informacao e alienacao !!

No mundo de hoje e quase impossivel resistir as propagandas do que nos dizem que precisamos. Demora pra gente se dar conta que come demais, compra demais e na maioria das vezes nao precisamos. Agora a salvacao e parar , pensar e tentar reverter o processo. Vida saudavel nao precisava tanto estar na moda se as pessoas nao a tivessem procado por vida rapida !

Beijoss

Anônimo disse...

Oi Lú! Conforme o "lançamento" prefiro até nem experimentar...vai que gosto...hehehe
Melhor prevenir que remediar né?
Bjks!!!

Anônimo disse...

Sabe tenho o problema de consumir por impulso, o que estou conseguindo controlar é o impulso por aquela placas "oferta", analiso bem agora para saber se é oferta mesmo.

As vezes acho que sou consumida, outas que sou consumista! Não sei, acho que querem que a gente fique na dúvida e na dúvida acabamos consumindo! (risos)

Lembro dos tempos de escola que minhas coleguinhas tinham uma caneta, todas iguais, e minha história não é tão diferente assim, meus pais não podiam gastar dinheiro numa caneta, mas me sentia uma ET por não ter essa caneta, em muitas situações até excluida por causa disso. Nossa, que esse mundo faz com a gente!

Que confusão eu estou, acho que preciso refletir mais.

O melhor é que adorei o seu post de hoje!
Simplesmente o máximo!

Bjocas
Daiene

Gilda disse...

Ai amiga,pergunta que exige muita reflexão.rsrs
Confesso que ás vezes consumo porque sou pressionada a experimentar.rsrs
Sou assim,se uma pessoa experimenta e fala que é gostoso eu acabo indo lá verificar,até mesmo com produto de limpeza.rsrs
Pelo visto eu deixo-me ser consumida né?rsrs


Beijos e uma ótima semana!!!

Anônimo disse...

Olá Luciana, é mesmo uma boa reflexão que temos a fazer. Depois de ler seu post me dei conta de que não existe marketing em cima de frutas, verduras e legumes... Do tipo: experimente esses brócolis e coisa e tal... E talvez seja justamente por isso que muitas pessoas (me incluo no comentário não vêem essa alimentação como uma melhor forma de viver... e sim procuram por comidas rápidas, sanduíches e outros... em fim... eu particularmente sou sim uma dessas consumidoras loucas... principalmente por comida... mas diante desse seu post me deparei com minha irresponsabilidade comigo mesma, com minha saúde...
Muito boa matéria... Parabéns...
Um abraço...

Carolissima disse...

Mto boa essa reflexão!! Precisamos consumir, precisamos ser, precisamos não ser... Somos consumidos mesmo, no final das contas!
Beijinhos

Clara disse...

eu sou uma consumida tentando ser consumidora hahah

Krissy disse...

oie lu..
brigadu pela visitinha, sobre a postagem, ja tinha pensado nisso sobre todo o marketing que a industria alimenticia e tambem de outros produtos em geral faz para seus produtos serem consumidos, que nossas escolhas sao por muuuuuitas vzs influenciadas por comerciais e frases feitas com mensagens subliminares....ja viu que na maioria das vzs que estamos no mercado ou numa loja sempre tem uma musica tocando....em um minicurso que fiz ja a algum tempo um dos palestrantes disse que dependendo do tipo de consumidor/ produtos etc eles estudam um tipo de musica que faça o individuo consumir mais nao lembro muito bem mais era + ou - isso...mas como disse temos que fazer nossas escolhas ...
bjos te mais

Tamara Planeta Emagrecimento. disse...

Usando artifícios externos, quando o grande tesouro é a sua essência...
Esse seu blog é maravilhoso!!
Grande beijo e ótima semana!!
Tamara - PLANETA EMAGRECIMENTO.

Juh disse...

a publicidade não ajuda nada e nos cada vez nos consideramos consumistas.

Por isso somos consumistas porque mts factos nos levm a ser!!!

voce é linda Lu!!!

beijinho

Juh

K. Willemann disse...

É uma boa pergunta.
Hj dá a sensação que o marketing das empreas funcionam para gerar uma necessidade nova na gente e não satisfazer as nossas necessidades. Esse tema foi mto debatido nas aulas de mkt que tinha no meu curso de jornalismo.

A mídia auxilia mto nisso também, ela meio que dita as regras da nossa sociedade e o que precisamos.

Uma boa pergunta, mas bastante complexa pra ser respondida ao pé da letra! hehehe!

Se cuida!
Beijinhos

Nana disse...

Essa reflexão é ótima! moro na zona rural, onde não existem lanchonetes famosas e tal, mas quando morava em Porto Alegre, parecia que eu era obrigada a consumir determinadas marcas. meu filho com 2 anos de idade, quando queria batata frita, mencinava o nome de uma rede de lanchonetes... infelizmente convivemos com uma enchurrada de propagandas, e desde pequenos somos levados a pensar que isto é o certo. Acredito, que apesar de termos a opção de escolha, somo conduzidos ao consumismo.

Eddi disse...

Oi florzinha! É mesmo incrível como somos influenciados pela sociedade né. Temos que experimentar tudo que é novo. Como consequência disso nos endividamos, engordamos e outros "amos" da vida. Vamos mesmo refletir a respeito!!!
Bjokasss

Sibele disse...

Passando pra te dar um oi.Depois de estudar Mkt percebi o consumismo de uma forma bem mais crítica e vi o quanto somos tentados a consumir.
Uma ótima semana!
Bjosss

Isa disse...

Olá, muito interessante!
Estamos na era do consumo desenfreado!
Temos um carro bom, queremos comprar um melhor!
temos muitos sapatos mas sempre queremos um novo, bolsas, brincos, roupas, lençóis, toalhas, enfeites e lógico!!! comida!!!vamos comprar!!!
Eu não tenho esta vontade de experimentar tudo que eu vejo pela frente não, graças à Deus este mercado não me fisgou. Alimentos industrializados estão ficando fora do meu cardápio, exceto os yogurtes, queijos, pães e bolachas.
Tudo é uma questão de hábito!!
beijos e boa semana!!!

Clara disse...

ehhh
eu estava pensando em botar como meta 2Kg por mes
oq vc acha?

Nova mulher. disse...

LULU VC TINHA RAZÃO A TEMPESTADE SEMPRE PASSA... E AGORA FICA A BONANÇA É NECESSÁRIO PASSAR PELAS DIFICULDADES PARA O FORTALEICMENTO DA ALMA... AS VEZES É PRECISO SÓ ÁS VEZES HAHAHAAH ...MAIS MULHER NADA MELHOR QUE EU PRA FALAR DISSO SOU FORMADA EM MARKETING E A GENTE DESENVOLVE ESSE PODER DE PERSUASÃO DE UMA MANEIRA NOSSA... A REALIDADE É QUE O SER HUMANO TEM UM SNETIMENTO TERRÍVEL CHAMADO INVEJA OLHANDO PELA LADO NEGATIVO MUITOS SE APROVEITAM DISSO ...DE KERER O KI O OUTRO TEM PENSE? E PELO LADO POSITIVO ESSA INTERAÇÃO E UNIÃO CHAMO ATÉ DE COMUNHÃO DE ESTARMOS IGUAIS NO KESITO PATAMAR DE CLASSES ...NOSSA MARKETING É UM SUCESSO SE USADO COM CUIDADO E PRA CRESCIMENTO DAS INTER- RELAÇÕES ... É GLOBALIZAÇÃO ...AGORA TEM UMA COISITA QNTO MAIS TECNOLOGIA , MAIS DESTRUIÇÃO AMBIENTAL...FICA UMA PERGUNTA PRA TI: VC PREFERI "PROGRESSÃO COM DESTRUIÇÃO" OU REGRESSÃO COM CONSTRUÇÃO? ME RESPONDA

Juuu disse...

Oi Luuuuuuuuuuuuu

to de voltaaa
Po pior que somomos consumidos, não eh só em relacao a comida né?

eh so pensar em liquidacao...caracaaaaaaaa
fico enloquecida
uhahuahauhaua

beijao

Dani disse...

Oi minha amiga, mais uma vez concordo em gênero, número e grau nesta reflexão sobre a apelação consumista que nos consome!!! rs
Aos poucos estou aprendendo a resistir à estas tentações que nos são impostas pela mídia, ponto para a Reeducação Alimentar!!!! rs
Quanto aos meus sisos, vou fazer uma panorâmica sexta-feira, vamos ver no que dá!!! ;)
Obrigada pelo carinho e preocupação comigo sempre!!! Já te falei que você é a minha anjinha virtual né!? rsrs
Beijos.... ótima semana pra vc!!!

.:. Pati .:. disse...

Uma ótima questão a pensar...
bjao Lu!!

CARINE disse...

amiga tem um selinho prá você no meu blog passe lá. beijos amiga abençoada.

Anselmo disse...

Oi Luciana, o marketing existente a volta dos produtos e muito grande e leva com que nos façamos o que "eles" querem, compremos. Uma vez na escola dei materia sobre marketing e o que esta associado a ele. Infelizmente, para vender nao se olha a meios e quem acaba por sair prejudicado e o consumidor...
O ter porque os outros tem, acho que actualmente ja nao e bem assim, mas ainda se ve quem o faça.
Desculpe estar a escrever sem acentos, mas o pc nao coloca onde quero...
Beijos

Samarone Barcellos disse...

Lu, somos fruto de um capitalismo sem igual. Tenho teses furadas sobre isso e penso quê, quanto maior a cidade mais gananciosos ficamos. Por isso eu acho que a resposta da sua pergunta é que somos consumidos. Tanto é que, a maioria das pessoas seguem tendências sem se preocupar com a felicidade em si. O que é uma pena, pois tudo passa tão depressa.

Gostei do seu tema de hoje.

Boa quarta-feira e beijo.

Nova mulher. disse...

é verdade lu... a sociedade perdeu um pouco de sua exclusividade em decisões... por isso mais pessoas indecisas, com depres... pq não há prioridade nas escolhas ...a facilidade com muitas opções nos tornou confusos concorda? ...realmente a simplicidade admite valores mais profundos e sólidos... é complicado ...hj kem viveria sem net? ein
? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ai aiiiiii valeu pela atenção bjs kerida

**Má** disse...

Olá Lu... Andei sumida mas to voltando... Espero que essa loja que vc falou não seja o Giraffas... eles tem umas saladas beeeem gostasas!!! eh eh eh... Um grande beijo, to passando pra avisar a galera que aos poucos estou retomando o blog... Bjim

Candy disse...

Oi Lu,

Adorei seus comentários lá no blog. Essa questão do consumismo é muito séria. Minha filha de 3 anos assite TV e fica repetindo "Eu quero isso mamãe" a cada comercial que passa. Parece uma gravação.
Muito bom o seu post.

Nina disse...

GENIAL. PARABÉNS. BJS

Anônimo disse...

Querida Luciana,tudo bem?
O seu texto reflete a mais pura realidade.
É incrível como nos deixamos manipular pela mídia e nem sequer nos damos conta do fato.
È o ter substituindo o ser.
Onde essa sociedade vai parar?
Um grande abraço.

Dani disse...

Querida, passei para deixar um super beijo!

Lia disse...

Hj q tive um tempinho de dar uma olhada melhor no seu blog!
ja tinha vista a alguns meses atras, mas tinha perdido o link!
otimas informacoes!!
eu tenho 2 blogs, o meu pessoal www.dietashangrila.blogspot.com e do desafio eu duvido www.desafioeuduvido.blogspot.com.
vamos manter contato
bjos!

Sibele disse...

Olá Lu!Passando pra te dar um mega beijo e uma linda quinta-feira!
Beijosss

nounouse disse...

Oi amiga!!! Obg pelo coment, fiquei mto feliz mesmo :D Vou te acompanhar sim, e adorei seu post, uma otima reflexão! beijos!!!

Rui Ventura disse...

Olá:
Em principio não concordo com isto:..."em uma sociedade onde o natural é comprar, é o ter." Há técnicas mil para que se experimentem produtos novos, isto não vai me fazer consumir nem ter para mostrar seja o que for ou provar nada para senhor ninguém, pois na verdade a maioria das pessoas que vêm com o tradicional. "Há! eu acho..." eu já sei que elas não levam sorte para achar e têm é inveja do sucesso alheio, e como o fracasso nunca anda sozinho vivem angariando vítimas para acompanhá-las. As empresas estão no seu papel, novos lançamentos há, houve se sempre Haverá, e muitas vezes é conveniente fazermos substituições, só não devemos sair agregando e muito menos substituindo porque alguém quer. Ou seja, não aconselho ninguém a deixar o controle da própria vida. Então usemos o que nos faz bem, e não o que sr. ninguém ache ou deixe de achar, e não eu não estou nem aí para o que acham. Mas isso são opções, façam as Suas. Ou levem a vida tentando.
SUCESSO
Bj

Unknown disse...

Ola Lu...eu credito ser os dois...pq no mesmo tempo q consumimos;...somos consumidos pelas forças....

a vida ne...

bjos

Nina disse...

LUCIANA, TENHO 1 PRESENTINHO PRA TI NO MEU BLOG. BUSCA LÁ. OBRIGADA PELA VISITA E O AOPOI. BJS

Cris disse...

Pensei sobre isso. Acho que somos levados a consumir. Quanta coisa compramos e não vamos usar? Jogo muita coisa no lixo, principalmente comida. Compro várias coisas para "experimentar" e como somos só eu e meu esposo, fica lá e acabo jogando fora. Vou me policiar mais.
Bjs!

Dani disse...

Obrigada por tanto carinho!Beijossssss e ótimo fim de semana!

Sibele disse...

Oi,Querida!Saudades dos seus textos, to louca pra ver esse cantinho tão especial atualizado, mas sei que a sua vida deve ser super corrida.
Um lindo fim de semana!
Beijão